Distro para utilização a longo prazo

1. Distro para utilização a longo prazo

Giovani
hotties

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/10/2016 - 21:06h

Oi amiguinhos.

Sou novo no forum, imagino que esse tipo de pergunta seja comum e chata de ser respondida várias vezes, mas gostaria da opinião da comunidade que ao meu ver seja a maior no Brasil no assunto.

Sou usuário intermediário de computadores, trabalhei com Windows por 10 anos, 5 anos com seus servidores, inclusive tenho a versão original do sistema, também ja utilizei o Mac OS por 3 anos, ambos os sistemas considero bons, pela compatibilidade e suporte disponibilizado. Nunca tive problemas de bugs que impediram minha utilização em nenhum dos sistemas, Windows apesar da fama que tem de "viveiro" de softwares maliciosos, sempre procurei utiliza-lo de forma sensata e atento a possíveis "golpes virtuais", nunca tive problemas com virus. Quanto ao OSx, acho que foi o sistema mais bem construído (termos de usabilidade) que vi até hoje, é possível fazer tudo nele, da edição de textos, passando por edição de musicas, até jogos de maneira bem segura.

A grande questão que fez distanciar das mesmas e partir para soluções GNU/Linux Free, foram as políticas de privacidade utilizadas pelas empresas citadas anteriormente, simplesmente não tenho garantia alguma do que eles fazem com as informações que obtém de minha maquina, como eles possuem esse acesso e o pior, fazem muitas vezes sem minha permissão. Aliado a isso, os objetivo e valores das organizações que não se pareiam aos valores pessoais que carrego. Equipamentos com valores exorbitantes baseados em uma cultura de capitalismo que eles apoiam, alienando boa parte de todos seus usuários e retenção de conhecimento que deveria ser de igual acesso a todos no mundo, não quero entrar no mérito de que eles devem fornecer tudo gratuitamente ou não, mas sim de que se o mundo deve ser um lugar com menos desigualdade e valores mais nobres, certamente não vai passar pelas mãos de projetos que buscam rentabilidade financeira antes de tudo (com respeito aos assalariados das organizações).

Minha primeira experiência com Linux foi a 8 anos atrás, trabalhava com ambientes Kurumim, inclusive fazendo manutenção de servidores em uma escola, com scripts para bloqueio de sites na rede (proxy básico), backup de arquivos e monitoramento de banda. Na época cheguei a trabalhar em um projeto de upgrade para sair do Kurumim e ir para o OpenSuse, infelizmente na época sair deste trabalho e nunca mais trabalhei com linux até 3 meses atrás em que comecei novamente estudar e testar as distros atuais. Testei, OpenSuse, Mageia, Ubuntu (ambiente Gnome, KDE, Mate) , Fedora, Arch Linux, Manjaro (fui obrigado a usar linha de comando, o ambiente grafico de instalação bugadissimo), Slackware, Debian, Mint. Gostei bastante de todas, não vou mentir, abstrair de conhecimento o fato de que podemos personalizar bastante as distros e deixar nossa cara, que a escolha final é bem pessoal.

Mas indo direto ao ponto, o que procuro é sair do mundo Windows e Mac (no máximo usar em uma maquina virtual) e torna Linux minha plataforma principal, mas para isso preciso de uma distribuição que tenha um projeto de longo prazo, uma comunidade viva, com valores morais fortes, liberdade de conhecimento e que tenha minha privacidade preservada. Gostei do Mageia, os termos dos projetos baseados no antigo Mandriva sempre curti muito, mas a comunidade parece meio morta e simplesmente não posso ter uma distro morta daqui um ano por exemplo, o projeto Arch Linux é FO**!! mas o fato de ser uma distro com atualizações constantes, me deixa receoso de destruir com meus conteúdos e trabalhos pessoais (o que não ocorreu durante 13 dias de teste). O Ubuntu, acho que mudou os termos de privacidade, penso que segurança não seja mais um forte do OS e nesse sentido Opensuse e Fedora por terem empresas por trás acho que estão no mesmo caminho, sendo que no caso particular do Fedora, ja vi comentários preconceituosos e de extremo mal gosto na comunidade deles vindo de moderadores, fiquei enojado e meio pé atras com a distribuição.

Meu uso vai ser escritório, criação de muitos documentos, se possível usar onedrive já que tenho 1 tera disponível e compartilho o pacote com alguns familiares, edição e criação de conteúdo musical e que eu possa exporta para Mac já que em festas as casas disponibilizam para DJ, Macbook na maioria das vezes, então compatibilidade de software é algo vital. Como disse quero um sistema que tenha um suporte longo e por ter conhecimento intermediário acho que não tem importância ser uma distro pouco conhecida. Tenho alguns investimentos em moedas eletrônicas, que acompanho em tempo real na maioria das vezes pelo navegador, tive problemas com o Opera no Arch e Manjaro, e o Opera é ideal pra isso porque é rápido. Meu Hardware é relativamente novo e potente, possuo 2 discos ssd, watercooler, CPU AMD, placa de video nvidia da nova geração, 8GB de memória, nenhuma das distros testadas tive problema de compatibilidade então acho que não vai ser um problema. Testei cada um por pouco tempo, tenho medo de fazer uma análise precipitada, porque 3 semanas não são 1 ano, testei todas elas fisicamente, não usei ambiente virtual pois queria ver a compatibilidade na prática.

O que me dizem? Alguma opinião? Alguém possui experiências de longo prazo com essas distros ou possui outra indicação? Faz tarefas como as minhas e pode orientar para algum caminho? Agradeço desde de já o espaço e me perdoem pelo tamanho do texto.

Abraços e paz a todos.


  


2. Re: Distro para utilização a longo prazo

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/10/2016 - 21:10h

Eu usaria um linux-lts como ubuntu-lts ou debian-estavel


***********************************************
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


3. Re: Distro para utilização a longo prazo

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2016 - 21:23h

Debian - Esse é garantido, jamais tive problemas com Debian. (só os que eu causei, claro!).
Ubuntu LTS
Mageia não acredito que morra tão cedo, é o pessoal da própria Mandriva que mantém o projeto. Tenho instalada em um dos meus PCs e ela é bem legal. Mas não sei o tempo de atualização.
openSUSE Tumbleweed também é uma boa.

Não fuja das grandes (verdadeiras) e não terá decepções.


4. Re: Distro para utilização a longo prazo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/10/2016 - 21:23h

Para quem veio do Kurumin, Debian parece ser o caminho natural.
Seria interessante manter uma distro DEB com uma RPM para fins de estudo para LPIC.
Seu hardware pode ir com qualquer distro.

Procure se inteirar da polêmica sobre systemd. Para decidir o que fazer no futuro.

Só não vá usar Kali. :-)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



5. Re: Distro para utilização a longo prazo

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2016 - 22:58h

O que vc quis significar com "a longo prazo"?
Quer uma distro previsível?
Se sim, use Debian, Centos, Mint, opensuse-leap,ou até mesmo buntus-LTS.
Arch e fedora são realmente voláteis. Requer um perfil diferente de usuário das citadas acima. Na verdade acho que são distros focadas nos developers, as mudanças são apenas feitas, users que se danem, rsrsrs. Mas é tudo uma questão de ponto de vista.
Tem ainda as hardcore, também ótimas, Slackware e Gentoo/Funtoo.
A distro perfeita não existe. Avalie por custo/benefício e logo vc chega a uma conclusão.



----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.



6. Re: Distro para utilização a longo prazo

machadofguilherme
ohomemborracha

(usa Void Linux)

Enviado em 19/10/2016 - 23:27h

Fedora, CentOS, Debian, Ubuntu, Slackware e openSUSE.
Te indico qualquer uma destas. ;)





=================|
Usuário Fedora 25
KDE Plasma 5.8.1
Linux 4.8.1-1.fc25
=================|


7. Re: Distro para utilização a longo prazo

Kowalski
kowalskii

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/10/2016 - 09:21h

Debian parece o mais indicado, por questões de estabilidade a longo prazo.
Se quer algo extremamente fácil, eu indicaria o Mint, por mais que seja filho do ubuntu tenho utilizado ele para testes e tem se comportado muito bem.
Se tens tempo e disposição, e quer muita estabilidade, Slackware, ou seu irmão facilitado Salix.
Abraço


8. Re: Distro para utilização a longo prazo

Neto Sucupira
netr0n

(usa KUbuntu)

Enviado em 20/10/2016 - 15:45h

Debian tem suporte a longo prazo, muita estabilidade e uma comunidade grande, participativa e amigável. Slackware também é uma boa se você tem disposição para aprender.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts