Resolução de tela com imagens passando, nas duas interfaces (Shell, gráfica)

1. Resolução de tela com imagens passando, nas duas interfaces (Shell, gráfica)

ERISTÓTELES SILVA SANTOS
Djeristmm

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/07/2020 - 09:36h

Olá linuxeiros!
Tentarei ser o mais breve possível.
Utilizo uma TV CCE 24" como monitor (entrada VGA, a HDMI está com defeito), desde 2012. Já utilizei o Ubuntu 16.04 por 3 anos, forçando a resolução 1920x1080 pelo xrandr (comandos salvos no .profile). Ano passado atualizei para o Ubuntu 18.04, ainda utilizando o .profile.

Detalhe, até então o monitor era dados como desconhecido.

Devido alguns problemas com ferramentas que utilizo, acabei retornando o Ubuntu para a versão 16.04. Porém, para minha surpresa, no final de semana passado (não lembro se confirmei alguma atualização, às vezes vai no automático kkkkk) a TV/monitor foi identificada pelo fabricante, entretanto as polegadas não correspondem, já que mostra como se fosse 21" e não 24".

Agora o problema.

Desde que foi identificado o monitor apareceram várias outras resoluções (antes só tinham 3, contando com a que forcei), incluindo uma de 1920x1080, desconsiderando a que forcei no arquivo .profile. Mas a resolução criada pelo sistema faz com que as imagens ultrapassem o limite esquerdo da tela, e o que é pior, não acontece só no ambiente gráfico, no shell da incialização também está assim, impossibilitando a leitura caso haja algum problema nos procedimentos de boot.

E aí, alguém com alguma dica?

P.S. no ambiente gráfico até consigo forçar a resolução que criei, mas imagino que se tiver uma solução para o shell também resolverá no gráfico.
Agradeço antecipadamente.


  


2. Re: Resolução de tela com imagens passando, nas duas interfaces (Shell, gráfica)

ERISTÓTELES SILVA SANTOS
Djeristmm

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/07/2020 - 09:28h

Ontem encontrei uma alternativa, que foi alterar o arquivo que está em /etc/default/grub. Após fazer os ajustes e reiniciar as telas voltaram ao normal, inclusive voltando a utilizar as configurações do arquivo .profile.
Daí percebi que o monitor tinha voltado a ficar unknown. Para minha frustração, após desligar o PC e ligar novamente, lá estavam as telas extrapolando o limite esquerdo e superior do monitor, e este sendo novamente reconhecido como CCE 21".

Alguém tem alguma ideia de como posso forçar para que o monitor na seja reconhecido?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts