Configuração de BIOS para utilizar Linux e Windows [Mobo ROG Crosshair Formula IV]

1. Configuração de BIOS para utilizar Linux e Windows [Mobo ROG Crosshair Formula IV]

Anderson
Drumering

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/01/2020 - 11:31h

Olá,

Para contextualizar, possuo 2 SSDs de 240GB.

No SSD 1 utilizo Windows 10 e no SSD 2 Linux, Kubuntu.

Venho enfrentando um problema que, depois de instalado o Linux, ajusto o meu ambiente e trabalho um pouco nele, quando volto para o Windows, ele está com o horário desconfigurado. É um problema pequeno, mas que acredito ter algo relacionado com o verdadeiro problema.

Depois de sair do windows e voltar para o Linux, o Linux está corrompido, sendo necessária nova formatação do SO.

O método que estou utilizando para revesar entre os dois SOs é a seleção manual de boot ao iniciar o PC.

O problema se agravou, pois atualmente nem mesmo o Windows 10 está sendo carregado, travando na metade da tela inicial de carregamento.

A pouco tempo estava utilizando o Windows 10 normalmente, mas a partir dessa última tentativa de formação do SSD 2 para Linux, aconteceu a falha de carregamento do Windows.

Acreditando ser um possível corrompimento dos SDDs, encontrei um outro computador para formatá-los, e agora vem a surpresa, os SOs estão intactos, consegui formatar o Linux e o Windows não está corrompido.

Depois de muita pesquisa, encontrei algo relacionado ao Secure Boot = OFF, mas na BIOS da minha placa mãe, descrita no título, não existe a opção de secure boot.

Também encontrei assuntos relacionados com o UEFI, porém, está placa não possui UEFI também.

Conversei com um amigo, e ele me comentou que existe uma certa configuração para que seja possível mostrar a opção de secure boot, e ainda, para que seja possível trabalhar com Linux e Windows na mesma máquina.

Gostaria de sugestões e dicas de como posso proceder em relação a isso, as pesquisas relacionadas a esse MOBO são bem problemáticas.


  


2. Re: Configuração de BIOS para utilizar Linux e Windows [Mobo ROG Crosshair Formula IV]

guga lara
marimbondo2

(usa Outra)

Enviado em 14/01/2020 - 12:26h

Qual é a sua dúvida? Você deve ler o manual da sua placa-mãe, é muito específico.. Sorry.

Mas, pelo que vc falou, a sua placa não tem UEFI e nem 'secure boot', então tenha mais confiança em ti.. De qq forma, não se atenha a expressão 'secure boot' somente, pq cada vendedor utiliza expressões diferentes.

Com relação ao horário, esse problema ocorre pq o Windows usa o horário do seu hardware (da BIOS), e o horário do seu hardware está como horário local. O Linux pode usar tanto o horário local do hardware, como o Windows, ou modificar o horário do sistema operacional para tentar ajustar o fuso-horário, e ele acaba reajustando o hora do hardware em seguida, também. O que está ocorrendo é um super-ajuste do horário do hardware pelo Windows e depois pelo Linux.

Na verdade, o horário do hardware deveria ser sempre em UTC (GMT), padrão.

Então basta você configurar o Linux para usar o horário local do hardware, com '# timedatectl set-local-rtc 1' ..

PS: Estou dando uma olhada neste manual:
https://www.asus.com/us/Motherboards/CROSSHAIR_IV_FORMULA/helpdesk_manual/
Como eu disse, você deve ler o manual, afinal são 172 páginas com muitas opções e isso requer bastante tempo de leitura..

Como o manual é de 2010.. Eu imagino que você não deva ter feito updates no firmware da BIOS e nem no do seu processador. Usando o Windows, pq é mais fácil e os softwares com GUI dos vendedores são para Windows principalmente, eu diria para você fazer isso:

1. certifique-se de que seu processador está com o firmware atualizado (houve a descobertas de muitos bugs recentemente que afetam todos os processadores, inclusive algum mais antigo) e se não estiver, atualize-o;

2. certifique-se que o firmware da sua BIOS está atualizado, e se não, atualize-a (veja o tópico 3.1.1 do Manual).

Como essas operações podem inutilizar o seu computador e não sei se tem o conhecimento para fazer isso, sugiro que você leve a um técnico para fazer as atualizações com segurança... Se bem que, eu acho que é difpicil achar um técnico que saiba fazer atualizações desse nível com segurança e conhecimento, então... Se tiver coragem, estude e tente fazer isso você mesmo.

Eu tive uns problemas ano retrasado com os HDs e sistemas operacionais, e estava perdido no que fazer. O firmware do processador estava atualizado, mas o da BIOS não. Depois de atualizá-lo, o computador voltou a funcionar normalmente..

PSS: Ah sim, muito importante: o mínimo que você deve fazer, é restaurar as configurações originais de fábrica (reset) na plca mãe e depois mudar o que você precisa, aos poucos.. Se vc for fazer o update d o firmware BIOS, não se esqueça de restaurar o padrão de fábrica para zerar as configurações que você fez. Talvez tenha feito algumas configs ruins e tal, e depois de um update, melhor começar com uma configuração de fábrica mesmo...


3. Re: Configuração de BIOS para utilizar Linux e Windows [Mobo ROG Crosshair Formula IV]

Anderson
Drumering

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/01/2020 - 13:45h

Obrigado pela dica.

A dúvida em si é, existe alguma configuração genérica que eu possa fazer para poder utilizar o Linux?

A princípio li o manual e também dei uma boa investigada em opções relacionadas no menu de boot.

A princípio estou com o firmware da BIOS atualizado. Estou utilizando um processador FX 8350, somente sendo possível seu uso com a atualização do BIOS.

Estranho é que não fiz nenhuma modificação nas opções do BIOS, no caso que venha a ocasionar o problema, pois as últimas modificações foram faz um bom tempo.

Baixei alguns ROMs para atualizar o BIOS para as versões beta disponíveis no site do fabricante, no caso sendo da própria placa.

Vou analisar com um pouco mais de calma hoje à noite, e posto alguns resultados.

Já resetei as opções para default, e também sem sucesso.

Se mais alguém tiver outras dicas, pode mandar.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts