Clonezilla - HD de origem maior que o de destino [RESOLVIDO]

1. Clonezilla - HD de origem maior que o de destino [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 08/04/2020 - 04:01h

Tendo a maior parte do HD de origem em espaço não alocado, sendo que o espaço alocado "cabe" no HD de destino (um SSD), posso usar o Clonezilla para copiar um para o outro?
Um outro detalhe é que o espaço não alocado está "dentro" da partição estendida (4a. partição), que tem o tamanho de todo o resto do HD.
Nunca clonei um HD -- prefiro reinstalar tudo --, mas desta vez preciso fazer isso por dois motivos: preservar o Windows (não é pirata mas não sei de admite reinstalação) e a conta do Dropbox.


  


2. Re: Clonezilla - HD de origem maior que o de destino [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 08/04/2020 - 08:24h

Não me recordo de já ter usado o Clonezilla alguma vez, mas já usei muito Norton Ghost e Macrium Reflect que fazem esse tipo de trabalho. Neles é possível clonar somente a partição (ou partições no seu caso) e não necessariamente o disco inteiro. O que recordo do Clonezilla é que ele não fazia esse trabalho de disco maior para disco menor, mas não sei o quanto ele já evoluiu pois como afimei se usei ele foi muito no passado.Como você tem um Windows original eu usaria o Macrium Reflect que é gratuito e você pode criar um disco de boot através do programa. Eu considero ele muito mais amigável e intuitivo para esse tarefa. A versão Home Use é mais que suficiente.

https://www.macrium.com/reflectfree


3. Re: Clonezilla - HD de origem maior que o de destino

João Cláudio de Alcântara
aguamole

(usa Lubuntu)

Enviado em 08/04/2020 - 08:27h

O clonezilla não aceita "HD de origem maior que o de destino".
Ele clona partição se a partição clonada é menor que a partição de destino ele clona.

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.


4. Re: Clonezilla - HD de origem maior que o de destino [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 09/04/2020 - 19:07h

Bom, meu Windows estava com setores ruins na partição e o Clonezilla não funcionou. Então acabei clonando todas as minhas partições com o DD mesmo.

O SSD já funciona com o Linux (estou postando dele agora) mas tive que recuperar o Grub antes. Com o Windows dá erro no boot, mas estou baixando uma ISO do meu Windows (1909) neste momento para ver se dá para recuperar.

Bom, alguns vão dizer aqui que era mais fácil reinstalar tudo no SSD, e é verdade. Mas o meu problema é o Dropbox e sua ridícula limitação ao número de máquinas conectadas. Tenho e necessito de quatro máquinas (duas neste HD clonado, uma no escritório e uma no celular) e se eu desconectar uma delas não posso mais conectá-la. Sem falar que o preço do Dropbox é um absurdo para quem, como eu, fica feliz com os três GB que tem.

Não preciso mesmo de terabytes no Dropbox e venho pensando em migrar para o Mega, que já instalei numa máquina Linux. Pena que não dá para fazer isso numa das outras máquinas na quarentena.

Enfim, tópico finalizado. Agradeço a quem respondeu.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts