Quais os melhores softwares de modelagem do Linux? [RESOLVIDO]

1. Quais os melhores softwares de modelagem do Linux? [RESOLVIDO]

Vsociety
vsociety1

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 06/12/2018 - 00:05h

Hey amigos!, gostaria de saber quais os melhores programas de modelagem do Linux, gostaria de receber indicações.


  


2. Re: Quais os melhores softwares de modelagem do Linux? [RESOLVIDO]

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/12/2018 - 00:10h

Eu aconselho usar o Blender.
É um software gratuito e de código aberto que foi inclusive utilizado para grandes produções cinematográficas.

Aqui um exemplo de um curto vídeo feito pelo Blender:



3. Re: Quais os melhores softwares de modelagem do Linux? [RESOLVIDO]

Paulo Bonfanti
pbonfanti

(usa Debian)

Enviado em 06/12/2018 - 09:21h

vsociety1 escreveu:

Hey amigos!, gostaria de saber quais os melhores programas de modelagem do Linux, gostaria de receber indicações.


A recomendação universal é o blender, ele é um software com muitos recursos. Ele faz modelagem, renderização, animação, as ferramentas de modelagem dele são mais voltadas para a animação. Ele não é prático para modelagem do tipo CAD por exemplo, ele é mais baseado em conceitos de subdivision surfaces e modelagem poligonal (mesh), do que parametrização.

Sobre o mundo CAD ainda não tive conhecimento de uma CAd opensource bom para produção em linux, tive aula do Varicad, que é um CAD mecânico , comercial para linux, ele me pareceu relativamente intuitivo e fácil de utilizar.
Existia uma versão do Software Maya3D para linux, que é bastante usado no mercado de animação, mas imagino que tenha sido descontinuado no linux.
Eu gostaria de mencionar o Wings3d modeler que é o modelador 3d de interface mais "User Friendly" na minha opinião, interface simples , na minha forma de ver, a maioria dos modelos simples (props) são muito mais fáceis de modelar no wings3d que no blender ou em um software comercial.

Existem outros softwares de modelagem para linux, mas não nenhum que eu julgue interessente o suficiente para se dedicar.
Agora ao calcanhar de aquiles.
O blender não foi criado como um software comercial, para vender, mas como software in-house, para atender as necessidades de uma empresa, com gente que já sabia o que estava fazendo, então sua interface não é exatamente amigável, e a curva de aprendizado é bastante difícil , mas podem ser obtidos resultados de muita qualidade. Você pode criar uma animação do zero dentro do blender.

Já o wings3d é uma ferramenta muito pequena, apenas para modelagem, pelo paradigma de subdivision surfaces, ela só faz isso e faz bem feito, uma boa aplicação é criar modelos nela e renderizar/animar os modelos em outra ferramenta como o blender.

Existem videos muito bons sobre modelagem no wings3d no youtube, e do blender também, a curva de aprendizado do wings é bem mais suave, mas ele não faz render.
Assumindo que você se arrisque com o blender, eu faria algumas recomendações:
-Entre em comunidades de modelagem 3d , do blender e de outros softwares também, conceitos de iluminação, renderização, modelagem , etc são universais, e há sempre algo a aprender com quem é profissional, se você entende o idioma ingles, o www.cgtalk.com é um lugar que deveria ser visitado.
-Decida o seu foco, modelagem de produto , animação, simulação, porque dependendo do que você quer fazer existem métodos melhores, por exemplo nurbs, subdivision e poligonal para produtos, subdision e sculpting para modelar personagens para animação, e para simulação provavelmente você vai acabar programando em python, maquete eletrônica envolve mais modelagem poligonal e foco em iluminação, e renderização.
- Se você pretende animar personagem eu considero que você devia pesquisar sobre os principios de animação clássica 2D(inclusive os da Disney), e sua modelagem deve seguir uma estrutura adequada a animação que você vai fazer, para modelagem orgânica, domine edge loops, se você começa o modelo da forma errada pode ter que começar tudo do zero na hora de animar.
- Na www.khanacademy.org existem aulas gratuitas da pixar "Pixar in a Box" que ensinam principios técnicas básicas usadas nos movies e podem ser aplicados a praticamente qualquer software, e entretanto fazem toda a diferença.

Agora, isto é apenas opinião, que seria interessante conhecer o site do Allan Brito que consegue usar o blender pra modelagem arquitetônica, o que acho por si só um feito gigantesco, já que o blender não foi desenvolvido pra facilitar isso. (E não, eu não estou ganhando comissão, apenas admiro e trabalho dele).

Sobre recursos, o blender é muito leve, e bastante estável no linux, a programação em python permite fazer algumas coisas extras nele, pelo que entendi, eu não sou artista mas tive aulas de CG no passado distante e se torna óbvio que dominar a ferramenta é importante, mas ela não faz mágica, as técnicas que você domina e a sua criatividade que vão fazer a diferença.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts