Instalação Deepin 15.8 e guia pós-instalação

1. Instalação Deepin 15.8 e guia pós-instalação

Gustavo Zerbetto Sbrissa
gustavozsbrissa

(usa Deepin)

Enviado em 01/01/2019 - 20:30h

A migração MS Windows para GNU/Linux Deepin pode ser facilitada. Consegui achar um setup que se aproxima muito do Win10 e que serve totalmente para usuários padrão, ou seja, acessar e-mails, facebook, whats, telegran, stremio, netflix, office, aplicações e utilização para trabalhos e serviços gerais para universitários (eu mesmo sou um).


Após baixar a imagem .iso do sistema https://drive.google.com/drive/folders/1bt5CQNuQxSQ6K0Ryo-YFgYnlRzTqeOSp ou via UFPR https://www.deepin.org/en/mirrors/releases/ extraí a imagem e dentro da pasta tem o Deepin Boot Maker onde montei a imagem de instalação em um pendrive. Você também pode utilizar o Lili Linux, Linux Live Usb Creator - https://www.linuxliveusb.com/en/download.
É necessário que previamente você tenha particionado o HD pelo Gerenciador de Disco do Windows. https://www.youtube.com/watch?v=1TiueuUlq0w , https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-files/particionar-o-hd-com-windows-10-i... . Você pode formatá-la diretamente em ext4 se ele permitir ou não formatar, deixar apenas como espaço livre, pois na instalação o próprio Deepin vai formatar.

Na instalação, para DUAL BOOT com o Win10, após ter particionado o disco ainda no Windows, fiz instalação avançada com as seguintes especificações :
SWAP: /swaap, 4096GB, primária;
BOOT: ext2, /boot, 1024Gb, primária;
RAÍZ/ROOT: “/”, ext4, 170GB (mas isso é bem pessoal e pode por quanto o “windows” permitir).
*OBS: você pode deixar a partição ROOT para o sistema e alocar uma quantidade de espaço desejada para a /home, a partição em que você acessa seus arquivos, enquanto que a ROOT em "/" seria a partição do sistema Deepin (semelhante a System32 do Windows).

Pós instalação, fiz um mix de vários sites que li sobre uma “pós instalação”. Aqui vai ela:
1) No guia de instalação, ele solicita escolher as opções e coloquei de cara: modo eficiente, sem efeitos de janela. Mas depois mudei tudo, e da pra mudar quando quiser.
2) Mudei o mirror para UFPR (da pra testar a velocidade e escolher o mais rápido, mas para o Brasil eu sempre li que a UFPR possui os servidores mais estáveis e de fato são). Reiniciei o sistema.
3) Executei: sudo apt update. Pós finalizado, reiniciei o sistema.
4) Fui em “Atualizações", deixei ele baixar todas e instalar todas. Apareceu uma janela do GRUB, coloquei “manter a versão instalada”. MAS, em outra máquina também coloquei “atualizar a versão”. Diferença é a versão do GRUB, mas não modifica o boot (pelo menos em 5 instalações não apareceu isso). Após finalizado, reiniciei o sistema.
5) Troquei a região da app Store de “China” para Internacional. Isso muda as aplicações, e eu preferi os apps da Internacional, mas isso da pra mudar toda hora. Reiniciei o pc.


Configurações - aquelas mais chamativas. O restante é bem pessoal.
App padrão: chrome, musica VLC, vídeo VLC, visualizador Visualizador de Imagens GPic.
Teclado: idioma do sistema e do teclado: Português (Brasil).
Configuração de atualização: Detecção da fonte “ON”, Limpar automaticamente o cache “ON”, Notificação de atualização “ON”, Baixar automaticamente “ON”, Interruptor Inteligente “OFF”, Mirror “UFPR”.
Menu de Boot: tudo ligado.

Instalando vários aplicativos para meu uso diário pessoal e de estudante universitário. Mas esse "padrão" é bem aplicável para o usuário do dia-a-dia para baixar e assistir filmes, séries, netflix, facebook, gmail, e-mails.
1) WPS Office, as traduções WPS pt-br e corretor do O Sistemático (link no final), executei “sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer” para as fontes MS Office, pois padrões ABNT usam Arial.
2) Foxit e Master PDF Editor
3) Deepin Graphics
4) VLC (assistir filmes)
5) Stremio ( https://www.stremio.com/br/downloads - 4.4 Ubuntu/Debian)
6) Brasero (gravar cds)
7) Gufw (firewall)
8) Skype
9) Deluge (cliente torrent - nunca havia usado e gostei muito).
10) Deepin Boot Maker
11) GPicView (achei o mais simples e melhor que o Deepin View, mas o Gwenview é muito bom).
12) GIMP
13) Kolour Paint
14) Warsaw - Entrar na conta do Banco do Brasil https://seg.bb.com.br/duvidas.html?erro=W01 ou em outros bancos https://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw. Instalar e reiniciar o pc.


Links usados para montagem desse tutorial/compilação de informações:
http://www.cleuber.com.br/index.php/2017/09/04/o-que-fazer-depois-de-instalar-o-linux-deepin-15-4-1
https://xn--deepinenespaol-1nb.org/pt/comunidad/aplicaciones-y-mas/deepin-os-guia-pos-instalacion/
https://www.youtube.com/watch?v=wux37hm0eTE ou "Deepin 15.5 - Instalação Avançada do canal TI Bahia"
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fontes-da-Microsoft-Instalacao-no-Ubuntu-e-Fedora
http://www.osistematico.com.br/2018/09/novo-wps-office-linux-traducao-pt-br.html
https://www.diolinux.com.br/2018/10/wps-office-no-linux-com-traducao.htm


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts