servidor linux

1. servidor linux

RAIMUNDO NONATO DE LIMA
raynet

(usa Debian)

Enviado em 05/02/2008 - 11:28h

Caros tenho 01 servidor proxy com 400 clientes conectados. Se eu fizer em vez de um e ter 03 servidores proxy(squid) para dividir estes clientes entre eles o desempenho da rede vai melhorar. Já que ao inves de ter 400 clientes fazendo solicitações em um servidor irá ter em média 150 clientes em cada servidor.


  


2. Re: servidor linux

Thiago Fernandes de Melo
m4tri_x

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/02/2008 - 13:07h

isso eh uma pergunta?

caso seja, teoricamente sim...
;D


3. Re: servidor linux

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/02/2008 - 13:52h

Como o grande Matrix falou....teoricamente sim. ;]
Praticamente também...
Dividir a carga do servidor sempre melhora sua performance...mas tudo deve ser pensado...
É como perguntar o que é melhor: "Uma bazuca ou um rifle automático?" Depende...se seu objetivo é matar um passáro, nenhuma das duas opções é a melhor aplicável, concorda? Seria um desperdício...

Bom...antes de usar três servidores para a mesma função, veja o quanto apenas um estava sendo consumido..Ele está segurando bem? O fluxo tá legal? Ele não roda muitos serviços?? Caso seja apenas um serviço, ou poucos, ele pode sim ter muitos clientes nele que não apresentará problemas, caso o mesmo possua um hardware adequado... Não vejo porque comprar outros servidores, porém caso já seja uma realidade a presença dos demais servidores...poderiam ser usados para por exemplo dividir os serviços, e não a quantidade de clientes...por exemplo fazendo um ser o firewall, outro o servidor de domínios...ou de arquivos...sei lá..depende de sua realidade e objetivos para com a rede.. ;]

boa sorte


4. Re: servidor linux

julio henrique maschio
jmhenrique

(usa Debian)

Enviado em 05/02/2008 - 14:25h

defina "desempenho da rede".

sua rede interna, ou a velocidade de transmissão de dados da internet para eles?

Se você fez esta pergunta, quer dizer que algo não está bom no seu cenário de resultados esperados.

Se por acaso o seu link para 400 clientes for de 2mb, logicamente que haverá para cada um, simultaneamente, 5Kb/s p/ cada.

Se for um link de 8mb, seriam 20Kb/s p/ cada.

Se a sua placa de saida para a rede interna for 10/100, e assumindo que não existam muitos cascateamentos de switches/hubs, cada cliente conseguiria se conectar no máximo de 25Kb/s no proxy. Se a placa de rede for giga, e estiver ligada a um switch com uma porta giga, o máximo atingido por cada cliente, teoricamente, seria de 250Kb/s.

Desconte ainda por ai, as requisições de dns. São pequenas, mas devem ter prioridade na sua configuração, para que um download, por ex, não sature o seu link, e cause um atraso no dns da rede toda.

Você ainda tem, dependendo do seu link, limitações impostas pela tecnologia adotada.
Por ex, adsl no brasil acaba tendo um limitante de máquinas conectadas, por causa do numero de conexões de saída ser menor que o numero de conexões de entrada. Para grandes downloads, isto eh imperceptível, mas para uma navegação comum, com vários pequenos objetos sendo transferidos, e por muitas máquinas, ou por ex, usando uma rede P2P, faz muita diferença sim.

Agora, se o seu caso for a carga no servidor de proxy, reveja suas regras, especialmente as que utilizam regex, em acls do tipo url_regex e urlpath_regex, elas podem consumir bastante processamento. Faça um estudo na sua rede, coloque as regras que casam mais no topo da sua lista de acls, e as que casam menos mais no final.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts