criando um cd

1. criando um cd

Leandro
leowalker

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2008 - 10:24h

Caros tenho na minha maquina o debian etch 4.0 instalado e funcionando redondamente, só que perdi o cd de instalação, poderia facilmente instala-lo a partir da web mas como gosto de dificultar para aprender, gostaria de saber como eu faço para gravar uma ISO a partir da minha maquina.

Obrigado.
Att; Léo Walker.


  


2. Re: criando um cd

Anderson de Sousa Pereira
Pianista

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2008 - 10:44h

você quer gravar um disco bootavel, com tudo que está na sua maquina, para acessar em outros locais ou você quer gravar um novo cd a partir de uma iso que você tem no seu computador?? eu não entendi direito a pergunta

Abraços!


3. Re: criando um cd

Anderson de Sousa Pereira
Pianista

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2008 - 11:03h

talvez seja isto que você procura


http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4667


4. Re: criando um cd

Leandro
leowalker

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2008 - 14:58h

Pianista obrigado por responder,

Então a ideia é eu criar um cd de instalação do Debian a partir da minha maquina, para que eu possa instalar na maquina do meu primo, quero montar o bootavel e instalação dos programas não e não fazer uma cópia da minha maquina, porque para cópia do hd eu conheço o comandos if/dev/hd* of/dev/hd*.

Valew amigo,

Att, Léo Walker


5. humm

fox
foxl

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2008 - 16:52h

primeiro faz uma iso do teu hd
e depois grava no cd.


6. só tem um problema

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/04/2008 - 17:15h

se você fizer a imagem do hd usando o sistema as vezes alguns arquivos ficam "zuados" pois estão em constante alteração no uso, para ser mais seguro, shut down bonitinho na maquina, boot com algum live cd, monta a partição em algum local e depois cria o ISO. Até ai tudo bem, você pode fazer o mesmo procedimento para extrair o iso a partir de algum live-cd (apesar que não sei se tem problema qdo o cd ta em uso, eu qdo fazia isso usava um disco de boot mesmo só pra bootar um linux basicão, usava os boots de instalação do slack).
Agora o problema de você extrair em outra máquina é que o sistema vai tar todo configurado pro seu hardware e mtas vezes precisará de diversas mudanças em outro hardware a não ser que seja exatamente igual o hardware. Seria como se desligasse o seu hd e ligasse ele em outra maquina. Agora para criar uma instalação mesmo ai é mais complicado, seria quase que criar uma distro. A imagem acredito que resolva. To pensando em fazer isso com meu sistema tbem, apesar que mtas vezes é desnecessário visto que o linux raramente da problema a ponto de precisar formatar o sistema, é quase impossivel pegar um virus nele nos dias de hoje e muitas vezes dar uma limpeza geral e ir pra uma distribuição mais nova vale a pena. Além de que não serve como backup pois o processo todo é lento oque torna inviavel ser feito diariamente.


7. Re: criando um cd

Leandro
leowalker

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2008 - 09:46h

Stremer, é isso ai, estas infos são bastentes importantes e vale relembrar "Atenção nas especificações do hardware para quem quiser brincar de copiar HD."rsrsrsrs, é feras, eu estava pensando em tipo gravar um cd de instalação à partir da minha instalação, mas ja corri atras de muitas infos e ja diagnostiquei, não é possivel até onde muitos conhecem rsrsrsrs, estava até pensando em ligar para um grande amigo chamado Linus Turvald ele conhece um pouquinho de linux e acho que poderia dar uma clareada rsrsrsrs, mas me disseram que ele esta de ferias, achei melhor não incomodar rsrsrsrs, "quem me dera!!!" Bom pessoal valeu ae pelos posts como não me contento com um não vou pesquisar tambem em sites do exterior para tentar encontrar algo e a qualquer novidade eu posto ae para NÓIS.

Abraço feras!!!
Léo Walker.


8. Re: criando um cd

Leandro
leowalker

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2008 - 09:51h

Foxl, vai rodar de forma bootavel? posta ai para nós os comandos para criar a iso, tem como?

Abraço amigo, se funfar nem vou precisar gastar my english.... rsrsrsrs.

Foxl conto com tua info valew....

Abraço amigo!
Léo Walker.