Dúvida sobre Debian e Ubuntu [RESOLVIDO]

1. Dúvida sobre Debian e Ubuntu [RESOLVIDO]

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 24/08/2020 - 17:01h

Boa tarde pessoal do VOL, eu estou com uma dúvida que está me matando.

Vamos supor que eu crie um pacote .deb e mande para os repositórios do Debian. O Ubuntu e os derivados vão receber também? Eu nunca entendi direito esse negócio de uma distro ser baseada em outra.

Eu estou empacotando um programa junto com um cara e estamos pensando em distribuir dessa forma. A ideia é que distros como Ubuntu e até o Elementary tenham acesso a ele pelos repositórios, nem que seja de forma indireta.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/08/2020 - 17:30h

Os repositórios tem endereço diferentes... Inclusive o Repositório do Stable é diferente do Testing e Sid... Creio que programa deverá ser encaminhado e avaliado pela equipe de cada distribuição... Mas você poderá manter um repositório , página download, própria do programa que poderá ser baixado e instalado em qualquer linux .deb... Como nas páginas do Google Chrome, Vivaldi, Opera...


3. Re: Dúvida sobre Debian e Ubuntu [RESOLVIDO]

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2020 - 19:43h

Obrigado pela resposta, pelo visto isso vai facilitar muito a minha vida tendo que fazer só um pacote .deb e distribuir no próprio site. Valeeu


4. Re: Dúvida sobre Debian e Ubuntu [RESOLVIDO]

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2020 - 20:00h

Primeiramente, você builda o seu pacote deb e manda para o branch unstable (sid). Veja o manual de construção de pacotes Debian da própria documentação:
https://www.debian.org/doc/manuals/packaging-tutorial/packaging-tutorial.pt_BR.pdf

Em seguida, de tempos em tempos o bot do Ubuntu faz uma cópia inteira desses pacotes para enviar para os servidores da canonical (sempre baseando-se no branch sid). Ou seja, com isso, seu pacote vai ficar disponível para o Ubuntu e suas derivadas.

Se você quiser disponibilizar apenas para Ubuntu, o melhor meio é enviar para o launchpad.net (via PPA).