Debian e dicas

1. Debian e dicas

willian
tekmania

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/02/2008 - 06:15h

Eu ia instalar mandriva 2008. Intalei em vmware, ja via testado uma vez o 2007 por meia hora e vi que muito facil o 2008 tbm. Resolvi gravar no cd, mas quando fui da boot o cd tinha estragado na hora de queima.
Ai eu pensei em vez de gasta outro cd vou baixar novamente o debian em dvd e instalar. Uma vez tinha instalado o debian so que ele vem cheio de coisa de servidor. Tem como personalizar a instalação. No slackware eu digito xorgsetup e configura o xorg.conf e qual e o comando para isso no Debian e pq eu estrago muito o xorg. Como o Debian e para servidor tem alguma dica para tornalo melhor para desktop


  


2. Debian e dicas

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/02/2008 - 08:49h

Já usei debian por muito tempo e acabei passando para o Ubuntu devido ao fator multimedia. Até onde sei o debian é um distro completa com pacote de mais de 25 CDs. Você baixa o primeiro cd e instala o sistema básico que já funciona. Daí em diante você escolhe o que quer instalar e a direção que quer dar à sua configuração.
Não tem essa de que debian é para servidor. Debian é para o que você quiser.

Vale a pena notar o seguinte: O kernel básico é o i486, que não é kernel mais rápido do mundo. Há kernel compilado de fácil instalação para servidor, para AMD64 (para o processador AMD64, o Debian de 64 bits se baixa em outra página), etc.

O kernel i486 é largamente suportado, ele tem muitos programas e drivers já compilados para ele, significa que já tem os kernel modules prontos.
Eu diria que é um kernel confortável e seguro.

O debian é uma distro completa. Por exemplo ele configura para ler é gravar cdrw fácil. O forte do debian é a estabilidade da versão estável.
Resumindo: O debian é do tipo que não brinca em serviço e é feito para quem não brinca em serviço.
POr ser muito usado em servidor ficou com a fama de ser para servidor. É para servidor também e para muitas outras coisas.

Mudei para o Ubuntu para usar um kernel low latency (system timer resolution high=1000, o default é 250). O Ubuntu é a única distro que fornece um bicho desses compilado, é só instalar.

No debian eu teria que recompilar o kernel, coisa que eu preciso aprender melhor.
Uso o Ubuntu porque é derivado do debian, se não fosse eu ficaria com o slack (que aliás uso em boot duplo).
É isso.


3. Só por isso???

julio henrique maschio
jmhenrique

(usa Debian)

Enviado em 25/02/2008 - 09:22h

eu vou confessar, detesto compilar kernel, mas no debian isto é mto prático, tenho que concordar.

No caso, eu sempre instalo o kernel oficial do repositorio, baixo o linux-source, descompacto, copio o arquivo de configuração /boot/config-versão para /usr/src/linux-source-versão/.config. Entro dentro do diretorio dos sources do kernel e daí, uso make xconfig e altero a latência para 1000hz, salvo, e rodo o comando

make-kpkg --append-to-version
minha_versão_pessoal_de_controle --initrd --uc --us --rootcmd fakeroot buildpackage

Isso irá gerar o pacote completo do kernel em formato .deb dentro de /usr/src, daí é só instalar com dpkg -i linux-image*.deb linux-header*.deb

Perto da ginástica de compilar, copiar arquivo tal pra diretorio tel, e editar na unha o arquivo xpto, isto é mto prático. Deve haver, mas eu não conheço distro que forneça uma economia de literatura tão grande na hora de se compilar e instalar um kernel.



4. Re: Debian e dicas

Pirrola
pirrola

(usa Zenwalk)

Enviado em 25/02/2008 - 17:27h

falando em kernel, o kernel do DEBIAN é infinitamente mais enxuto do que o do UBUNTU...é uma distro q vc aprende mais tb...eu jah usei ubuntu e migrei pra debian e não largo mais...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts