Debian do Zero

1. Debian do Zero

Fernando Farias
manivelas_Brasil

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 15:19h

Estou iniciando do zero.Gosto da Distribuição Debian. Tenho apenas algumas informações sobre o assunto. Como começar? Seria uma boa iniciativa baixar uma imagem ISO? E depois? Obrigado
PS. Embora saiba que baixar a imagem ISO é muito demorado (aliás, muito demorado) gostaria de usar esse procedimento. Estou correto nesta decisão?


  


2. DEBIAN

Eustáquio Júnior
juninho (RH.com)

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 15:27h

Bom amigo

baixar a distro em iso ou outra forma, pode ser uma decisão sua, voce pode escolher a forma que for mais correta pra voce, vou te dar só um conselho pra começar, baixe apenas o CD 1, não precisa baixar DVD e nem todas as mídias, depois de instalado, voce faz todas as outras instalações que quiser pelo apt e bem rápido.

Começe ai, no que for precisando, vai postando e a gente vai ajudando no que der!!!!

Boa Sorte


3. Re: Debian do Zero

Fagner Amaral de Souza Candido
f_Candido

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/07/2008 - 15:31h

Exatamente como o colega disse acima. Caso sua Internet seja legal, os pacotes que nececessitar, ou algo mais, baixa-se durante a instalação, ou posteriormente. O Debian e excelente, e aqui no VOL, os Debian's são muito gente boa. Qualquer dúvida é só postar.


Abraços


4. Primeira tentativa com CD1

Fernando Farias
manivelas_Brasil

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 18:23h

Obrigado aos amigos juninho (RH.com) e f_candido.
Como disponho de algum tempo (coisa rara nos dias de hoje) decidi baixar o ISO, mais precisamente o CD_1 como sugerido no site do Debian e como os amigos agora reafirmam ser a coisa certa - levei uma semana nessa missão. Após fazer a gravação em CD a partir do meu HD (e resguardar os meu arquivos) fiz uma tentativa para ver o que acontecia. Tomei coragem - me perdoem mas é preciso um pouco de coragem ao se lidar com o desconhecido -, inseri o CD recém-gravado no drive, reiniciei a máquina e esperei. Nada aconteceu. Será que fiz alguma coisa errada? A versão que eu baixei é a 4 e o tamanho do arquivo é 644MB. Não sei se estou sendo objetivo, mas, como disse, este é um mundo ainda estranho para mim. Mais uma vez agradeço qualquer ajuda.
Um abraço aos amigos.


5. Re: Debian do Zero

M01$3$
moisesmad

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/07/2008 - 18:28h

confirme no setue se esta habilitado como a primeira opção de boot cd rom, depois se mesmo assim nao bootar, conte-nos como gravou, e sempre aconselhavel, gravar na menor velocidade possivel, gravar a 4x se nao me engano.


6. Re: Debian do Zero

marco chaves
marcola2122

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 18:46h

um detalhe importante seria verificar a integridade do iso baixado com o md5sum . existe uma versao pra windows :


http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5


7. Checagens

Fernando Farias
manivelas_Brasil

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 19:08h

Obrigado aos amigos moisesmad e marcola2122. Vou providenciar as checagens.
Um abraço


8. Imagem

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 24/07/2008 - 19:45h

Lembre de gravar o cd como imagem e não como cd de dados, pois,não dará boot mesmo, outra dica, quando tiver na tela de boot digite "installgui" para instalar usando o modo grafico, caso contrario a instalação será modo texto.


9. Checagens_2

Fernando Farias
manivelas_Brasil

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2008 - 20:27h

Caros amigos moisesmad, marcola2122, juninho (RH.com), f_candido e agora dbahiaz...
Continuo a minha luta procurando entender esse novo OS. Mais uma vez agradeço pela vossa ajuda. Assim sendo, vamos ao que eu consegui até agora. Ao amigo moisesmad posso afirmar que minha configuração permite o 'boot' através de cd mas a velocidade de gravação foi, lembro-me, em 52X; ao amigo marcola2122 posso afirmar que o MD5 coincide com o que está lá na página correspondente do Debian. Obrigado pela dica do Zip para MD5. Quanto ao meu novo amigo dbahiaz posso afirmar que a extensão do arquivo baixado é .iso, isto é segui as recomendações da própria página do Debian para arquitetura i386 - não sei se isto atende ao requisito 'gravar como imagem'. Gostaria de saber mais alguma coisa sobre isso. Mas como sou persistente vou continuar tentando e o que encontrar postarei para os amigos. Mais uma vez agradeço. Um abraço


10. manivelas_Brasil

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 24/07/2008 - 20:54h

Na hora da gravação do cd vc tem que escolhar gravar imagem de disco, e não gravar cd de dado, se gravou como imagem, tudo bem... por acaso vc tem algum outro sistema operacional em mãos, para saber se esta dando boot normal?


11. Voltando ao começo...

Fernando Farias
manivelas_Brasil

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2008 - 07:55h

Ao amigo dbahiaz e aos demais.Obrigado pela força.
Acredito que o meu erro foi ter realmente gravado o cd a partir do meu hd como cd de dados e não como cd de imagem. Estive checando no meu aplicativo de gravação e acredito ter sido essa a minha última atividade no mesmo. Em assim sendo, possivelmente o amigo dbahiaz ajudou-me a elucidar o problema, sem, claro, esquecer da ajuda dos demais. Agora vou ter de fazer um novo download, tendo em vista que me desfiz do anterior após tê-lo passado para o cd. Paciência...
Assim que estiver tudo pronto tornarei a postar. Um abraço a todos.


12. Re: Debian do Zero

gleyciano amaral
gleison/slack

(usa Outra)

Enviado em 25/07/2008 - 08:13h

usa a imagem do cd mesmo , é só vc copiar novamente para o hd !



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts