Programas antigos em distribuições atuais, é possível? [RESOLVIDO]

1. Programas antigos em distribuições atuais, é possível? [RESOLVIDO]

Marcos Valério
luke skywalker

(usa Debian)

Enviado em 05/10/2021 - 00:36h


Olá pessoal, blz ?

Gostaria de saber se é possível utilizar um programa mais antigo em uma distribuição atual. Por exemplo: quero usar uma versão do emulador mame mais antiga. Atualmente uso Debian Buster, e a versão do emulador disponível no repositório oficial não me agrada.

Eu tentei compilar uma versão mais antiga, mas não tenho muita experiência com isso, e sei que se eu pegar um pacote .deb da versão mais antiga, vou ferrar o sistema.

Tem alguma forma de instalar este pacote mais antigo e suas bibliotecas de forma isolada no sistema, sem causar conflitos?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Bruno Morato
illusioon

(usa FreeBSD)

Enviado em 05/10/2021 - 01:09h

Você pode tentar usar o ldd para ver quais as bibliotecas usadas pelo programa, depois colocar elas dentro do diretório digamos: /home/seunome/libs

depois colocar no .bashrc por exemplo

LD_LIBRARY_PATH=/home/seunome/libs
export LD_LIBRARY_PATH

ou

export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/home/seunome/libs

É bem provável não funcionar, melhor tentar compilar o código.

3. Re: Programas antigos em distribuições atuais, é possível? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/10/2021 - 09:09h

Eu não faço gambiarras para usar peças não compatíveis com ano/modelo do meu carro e moto
Da mesma forma não vejo sentido em usar versões de programas não compatíveis com minha distribuição atual



4. Re: Programas antigos em distribuições atuais, é possível? [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 05/10/2021 - 11:44h

Dá pra tentar recompilar o mame mas se a versão for tão antiga pode ser que o gcc (compilador) tenha de ser tão antigo quanto para poder compilar o mame.
Ou mesmo, no pior cenário, a versão da libC deva ser mais antiga ainda, daí vai dar um trabalho grande só pra compilar todas as libas do programa, mas creio ser possíovel mas trabalhoso de mais.


5. Re: Programas antigos em distribuições atuais, é possível?

Pedro
pedraqronca

(usa Outra)

Enviado em 05/10/2021 - 11:52h

No FreeBSD eles tem os Jails da vida, e o Poudriere que fazem justamente isolamento do software do sistema e ele pode rodar com bibliotecas independentes. O grande problema são as bibliotecas mais antigas que o código antigo precisa.

Primeiro vc teria que verificar todas as dependência do pacote, atentando a versão de cada um, e suas bibliotecas, veja a versão tb. Depois de instalar todas as dependencias e as bibliotecas, vai conseguir compilar.

Mas daí vc vai precisar de um ambiente isolado.. Acho que da para criar uma cópia do sistema em /teste/usr/bin /teste/usr/local/lib e etc para compilar e rodar o binário com as bibliotecas antigas mas eu não sou da área e nunca tentei fazer isso então não sei como daria certo...

O que eu sei que poderia dar certo eh vc criar uma máquina virtual com um sistema da época da versão do software que tu deseja, depois disso encontrar os pacotes das dependências da época e instalar. Pode ser que tenha pacotes no repo da sua distro daquela época, basta ir atrás. Ou se não houver disponível, pegar o código fonte com as versões corretas e compilar/instalar na máquina virtual, e por último vc instala o pacote alvo!

Se fizer tudo certo, o VirtualBox oferece uma integração de janelas legal, então vc vai poder rodar o aplicativo de dentro do VirtualBox com integração total do GUI, de modo que não vai nem perceber que está usando o app de dentro da VM!


6. Re: Programas antigos em distribuições atuais, é possível? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/10/2021 - 16:56h

Olha, se depender de versões de Python ou de Glibc, pode ser complicado.
Mas cada caso é um caso.... o que eu faria?

invés de procurar um pacote DEB antigo, pq não tenta baixar uma versão do programa antigo, mas empacotada em pacote geral? para linux em geral?

tipo SNAP, FLATPACK, , APPIMAGE...

Vc cria uma pasta na sua /home, e não no sistema... tipo isto:


$ cd /
$ cd ~/
$ cd Desktop
$mkdir PROGRAMATESTE


Vc baixa a versão Flatpack, Snap ou Appimage... expande, extrai etc... Cada um é de um jeito, mas tem muitos tutoriais. Instalou, ele vai estar em geral no /home, na sua pasta, aí não estraga nada. Se tiver as dependências gerais, no seu linux, vai rodar.

Outra possiblidade.... baixa o fonte do pacote, na versão antiga que quer, salva na pasta criada no /home, expande e compila.... para compilar, dá uma olhada dentro da pasta expandida. Costuma ter dentro um arquivo tipo "install" ou readme, um script sh instalador etc... Mas na miaor parte dos casos, é assim:

entra na pasta do /home onde está seu arquivo expandido, abre um terminal nessa pasta e usa estes comandos. os dois primeiros como usuário comum, e o "make install" como root ou com sudo.


$ ./configure
$ make
# make install



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


7. Agradecimentos

Marcos Valério
luke skywalker

(usa Debian)

Enviado em 05/10/2021 - 18:37h


Obrigado a todos que responderam. Consegui instalar um pacote dos repositórios do Ubuntu 10.10 (mame versão 0.139). Instalou e rodou perfeitamente. Mas as dicas dadas por vcs me foram muito úteis também. Vou utilizá-las no futuro.

Muito obrigado!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts