Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

1. Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Diego Santiago
diegorj

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/12/2011 - 20:20h

Boa noite galera, a pouco tempo decidi instalar o debian squeeze no meu desktop - antes usava ubuntu - e acabei ficando em duvida sobre uma coisa: quando surge novas atualizações do sistema e tenho que executar o update manager ele pede a senha do root certo. Nesse momento somente essa aplicação roda com privilégios de super usuário ou todo o sistema?? a minha dúvida principal e qual a diferença de usar o root dessa forma e não deixa-ló
desativado como por padrão no ubuntu e utilizando a senha do usuário principal para executar essas tarefas (no debian só uso ela para logar na minha conta)??


  


2. MELHOR RESPOSTA

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 02:08h

O uso dos poderes amplos e irrestritos de administrador ou também conhecido como root (raiz), tanto podem ser temporários e restritos a aquelas aplicações nas quais você se logar como root ou superusuário (su) como podem ser mais amplos e sujeitos a riscos maiores quando você já se loga como root na inicialização do sistema.

Mesmo usuários mais experientes podem tanto por esquecimento como por "barbeiragem" ou falta de conhecimento, provocar danos irreparáveis ao sistema, obrigando a re-instalação do mesmo, usando indevidamente os poderes de root. Por esta razão, grande parte das distribuições (distros) Linux, já levam o usuário a criar um nome de usuário comum, com a respectiva senha na instalação do sistema. Nestes casos, o sistema instalado já terá dois usuários devidamente instalados, um usuário comum, sem privilégios amplos de administrador e o usuário root (su), com todos os poderes. Mesmo tendo dado o boot no sistema como usuário normal, você não precisa sair do sistema para ter acesso aos poderes de administrador, bastando para isto saber a senha de administrador (root) e usar os comandos necessários, tanto a partir de um terminal ou de linha de comando.

Existem ainda outras formas de ativar os superpoderes de "RUTE" (como diz o companheiro Teixeira), apenas temporariamente usando algumas das alternativas que estão disponíveis na maioria das distros e são, sudo, sux, entre outros. Estes comandos, podem ser usados a partir do terminal. Após a colocação da senha de root, você passa a ter todos os poderes para executar os comandos que quiser, sem limitações. Uma vez fechado o terminal, dependendo da alternativa usada, por um determinado espaço de tempo adicional, você poderá a voltar a ter os poderes totais de root, bastando abrir novamente o terminal, sem precisar usar novamente os comandos como sudo, sux, etc nem a senha de root.

Existe também a alternativa de rodar, como usuário comum, outros aplicativos, com poderes de administrador, usando, a partir da linha de comando, comandos como gksu, kdesu seguidos do nome do aplicativo desejado, dependendo do gerenciador de janelas que estiver usando como Gnome ou KDE, como por exemplo gksu dolphin, kdesu konqueror, gksu nautilus, etc quando desejar rodar algum aplicativo de gerenciamento de arquivos com poderes de administrador. O mesmo pode ser feito usando por exemplo, editores de texto, como gedit, kedit, etc, quando precisar editar sem restrições, arquivos críticos do sistema.

Além dos riscos inerentes ao mau uso de algum comando ou decisão de eliminar algum arquivo critico do sistema ao já partir logado como root, você estará totalmente vulnerável a invasões do seu sistema nesta condição.
Devido a isto será sempre conveniente logar (inicializar - dar boot) como usuário normal e usar o su ou sudo, etc, quando necessário.

Não será necessário entretanto neurotizar tanto a coisa. Também já usei por algum bom tempo algumas distros, logado direto como root e não sofri nenhuma invasão. Se ocorreram danos ao sistema sempre foram provocados pela " besta " ou "Mané" que fica atras do teclado.

3. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Neto Nardin
netonardin

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/12/2011 - 22:21h

Até onde eu saiba so o aplicativo estara como root. Se voce se loga como root, se alguem invadir seu pc ele conseguira fazer qualquer coisa, já se voce criar outro usuario (como no ubuntu), será pedida a senha root para o invasor e consequentemente ele não consiguira fazer nada.


4. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 02:43h

Vc pode deixar o Debian igual ao Ubuntu.

Para isso, configure o sudo, assim:

su -
visudo

Edite tirando o "#" da frente da linha do "%wheel" ou do "%sudo", que devem estar assim:

#%wheel ALL=(ALL) ALL
#%sudo ALL=(ALL) ALL

Isso fará com que os usuários incluídos num desses grupos ("wheel" ou "sudo") possa usar o sudo.

Depois de salvar e fechar é só colocar o seu usuário no grupo "wheel" ou no grupo "sudo".

Após testar o sudo vc pode desabilitar a conta de root, assim:

sudo passwd -l root

Mais informações:

http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo

http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Habilitar_sudo


5. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 02:47h

Não me lembro se o "visudo" no Debian usa nano ou vi/vim, mas se usar o último veja isso:

http://www.infowester.com/linuxvi.php


6. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Diego Santiago
diegorj

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/12/2011 - 04:27h

Entendi...não sabia que podia executar um programa com privilégios de root temporariamente em modo gráfico ( sabia do comando su no terminal) logado como usuário padrão e com o root ativado.Pensava que tinha que sair da sessão entrar como root fazer as modificações e depois logar novamente como usuário padrão.Sendo assim acho melhor deixar o root desativado e usar o sudo que pelo que entendi dá no mesmo...

mais se alguém invadir o meu computador e eu estiver com root desativado e consequentemente logado como usuário padrão
ele precisaria da senha do usuário padrão para modificar algo no meu sistema certo?? (e que eu entendo pouco de como funciona uma invasão de computador)e nesse caso ele não teria acesso ao arquivo em que ela está gravada só ao diretório home certo??

Desculpem se estou sendo repetitivo mais e que pelo que estou vendo aqui não faz sentido para o usuário domestico como eu ter a conta root ativada sendo melhro deixá-la desativada e utilizar a senha do usuario padrão ou o sudo no terminal.


abraço




7. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 04:44h

Sim, para o pessoal que desenvolve o Ubuntu seu raciocínio está correto: não faz sentido habilitar o root em desktop.

E não faz sentido primeiro porque todo mundo sabe que o Linux tem a conta de root, faltando descobrir a senha dela. E se não há um root, é preciso descobrir um usuário que use o sudo e a respectiva senha. São duas "descobertas" contra uma.


8. Re: Quando usar a senha do root? [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 10:29h

Só lembro de haver precisado fazer o login do sistema já como administrador (root) quando ocorreu algum problema muito grave, na tentativa de recuperar um sistema evitando e reinstalação do mesmo. Fora isto, o uso do sudo, su, sux, etc ou o uso de aplicativos gráficos com poderes de administrador tem sido a via normal de operação. Sinceramente não lembro mais de quando precisei logar direto como root e não como usuário normal, em nenhuma das distros que venho usando nos últimos anos.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts