Pacotes no Debian [RESOLVIDO]

1. Pacotes no Debian [RESOLVIDO]

Lucas
he32

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2019 - 13:55h

Instalei o Debian faz pouco tempo, e lendo alguns artigos ouvi falar que o Debian é um sistema muito estável pois seus desenvolvedores e comunidade estão sempre testando os programas do repósitorio oficial, então me veio uma dúvida: Esse processo de testar o software não deve ser feito pelo desenvolvedor do programa? Oque os desenvolvedores do Debian ganham com isso, afinal o Debian é um sistema grátis.


  


2. MELHOR RESPOSTA

augusto
marimbondo

(usa Outra)

Enviado em 14/12/2019 - 15:53h

Quando o Richie e o Ken desenvolveram o UNIX, uma das características principais que eles resolveram manter do sistema prévio, era a que possibilitava que os usuários pudessem contribuir uns com os outros, nas palavras do Ken, ele não queria perder a "computação comunitária" que havia sido criada com sucesso com o advento do Multics.

O Pipe é um exemplo da estrutura que possibilita a computação comunitária. Então podemos escrever programas simples, e ninguém precisa escrever um programa com componentes originais e trancá-los em um programa monolítico. A licença do GPL e outras similares que promovem o compartilhamento do softwares são outros componentes que se tornaram essenciais para que a computação comunitária pudesse continuar acontecendo..

Tirando algumas poucas exceções, todas as distribuições do Linux são estáveis. Apenas não são estáveis aquelas que explicitamente falam que não a são.. Então eu não entendo quando povo discute que uma é mais estável que a outra, enfim..

Os grandes testes são feitos pelos próprios desenvolvedores de cada programa, sim! Os devs do Debian, só precisam testar que os programas que eles escolheram para o sistema e o repositório, não tenham algum tipo de conlito entre si e tal.

Por exemplo, muito provavelmente, precisam modificar, principalmente, os caminhos dos diretórios onde os elementos do programa serão instalados. Apesar das distros de Linux seguirem mais ou menos a convenção padrão de hierarquia do sistema de arquivos (FHS), as distros vareiam um pouco, e isso precisa ser adaptado. Se os devs do Debian modificarem algum pacote, por exemplo, consertarem um bug ou adicionarem uma função, enquanto esperam os devs upstream adicionarem a correção de bug ou funcionalidade, eles precisam manter o pacote eles mesmo!

Saiu uma pesquisa recentemente no Brian Lunduke, muito interessante. É bem possível que um usuário do Windows não esteja acostumando como nossa comu funciona.
Linux users identify with their OS more often than Mac, Windows users

90.5% of Linux users surveyed stated that they identified with their most-used Operating System. With 55.4% saying they strongly identified with Linux. 9 out of 10 people using Linux, identify as such.
[25% dos usuários do Windows se identificam com o sistema operacional, mas] only 5.5% of people who use Windows as their primary system felt they identified with it "strongly."

Pesquisa:
https://www.patreon.com/posts/32226964
Vídeo dele:
https://www.youtube.com/watch?v=NpoMEcpljcw

3. Re: Pacotes no Debian [RESOLVIDO]

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 14/12/2019 - 14:48h


www.debian.org

É tudo livre?
Você deve estar pensando: porque as pessoas gastam tantas horas de seu tempo para escrever software, empacotá-lo cuidadosamente e então dá-lo? As respostas são tão variadas quanto as pessoas que contribuem. Algumas pessoas o fazem porque gostam de ajudar outras pessoas. Muitos escrevem programas para aprender mais sobre computadores. Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de evitar o preço inflado do software. Uma grande multidão contribui como agradecimento por todo o bom software livre que receberam dos outros. Muitos na universidade criam softwares para fazer com que os resultados de suas pesquisas tenham um maior e melhor uso. Empresas ajudam a manter o software livre para que possam ter uma palavra em como ele se desenvolve -- não há maneira mais rápida de conseguir uma característica do que desenvolvê-la você mesmo! Claro que vários de nós apenas acha isso muito legal!

O Debian é tão compromissado com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim, nosso Contrato Social nasceu.

Apesar do Debian acreditar no software livre, há casos em que as pessoas querem ou precisam colocar software não-livre em suas máquinas. Sempre que possível, o Debian dará suporte a esses usuários. Há até mesmo um número crescente de pacotes cujo único trabalho é instalar software não-livre em sistemas Debian.

Você diz livre, mas os CDs e a banda de rede custam dinheiro!
Você pode estar perguntando: Se o software é livre (free, em inglês, também significa 'grátis') então por que eu tenho que pagar a um vendedor por um CD ou a um servidor de Internet pela conexão para fazer o download do mesmo?

Quando você compra um CD, está pagando pelo tempo de alguém, pelo investimento para criar os discos e pelo risco (no caso de todos os CDs não serem vendidos). Em outras palavras, você está pagando por uma mídia física usada para entregar o software, não pelo software em si.

Quando usamos a palavra "free", estamos nos referindo a liberdade de software, não a custo zero. Você pode ler mais sobre o que consideramos "software livre" e o que a Free Software Foundation diz sobre o assunto.

A maioria dos softwares custa mais de 100 dólares americanos. Como vocês podem dá-lo assim?
Uma pergunta melhor é: Como as empresas de software podem cobrar tanto assim? Desenvolver software não é como fazer um carro. Uma vez feita uma cópia do seu software, os custos de produção para se fazer um milhão de cópias a mais são muito pequenos (essa é uma razão para a Microsoft ter bilhões de dólares no banco).

Olhe de outro modo: se você tivesse um suprimento infinito de areia no seu quintal você iria querer dar essa areia. Mesmo assim, seria [*****] pagar para um caminhão levá-la para outras pessoas. Você faria com que as outras pessoas viessem buscar sua areia eles mesmos (o que seria equivalente a comprar um CD). Isso é exatamente o que o Debian faz e essa é a razão dos CDs/DVDs serem tão baratos (por volta de 12 dólares por 4 DVDs).

O Debian não ganha dinheiro vendendo CDs. Mesmo assim, é necessário dinheiro para pagar despesas como registro de domínio e hardware. Assim, pedimos que você compre seus CDs de um dos vendedores de CD que doam uma parte do valor da venda ao projeto Debian.

Que hardware é suportado?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts