Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

1. Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 15/03/2015 - 20:07h

Eu descobri o Linux com 12 anos de idade. Bem... Desde uns 4 anos de idade eu já mexia em computadores com Windows. Com uns oito anos de idade eu queria desenvolver um sistema operacional, mas não tinha as ferramentas necessáricas... com nove anos aprendi (sem fazer cursos! Só na prática!) à mexer em HTML. E com 12 anos, eu cansado do "ruindows", procurei utilizar Linux, então conheci o mundo do software livre e até hoje com 13 anos (quase 14), estou um expert em Linux, e só bastaram alguns meses para eu aprender mexer em Linux.

Foi com o pessoal do VOL que eu aprendi à mexer em Linux, e o Foca Linux também me ajudou, e o Dio Linux vários outros.

Eu acho Linux mais fácil que Windows. Com um tempo, apenas experimentei outros projetos de software livre como o ReactOS e o HaikuOS, mas voltei para o Linux, pois identifico-me com o Linux no mundo do software livre. E muitos provavelmente também, já que o Linux é o projeto de software livre mais popular da atualidade.

Outro fato, é que como sou religioso, uma vez fiz uma projeção astral e me lembrei de uma vida passada que eu tinha bem uns 09 anos e eu era um jovem inventor em mecânica. Então, provavelmente faz um tempo que eu já estou envolvido na informática. Como vocês descobriram o software livre?


  


2. Re: Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 16/03/2015 - 08:20h


fui fazer um curso técnico em informatica onde foi me apresentado o software livre isso em 2005
na época foi a distro Conectiva 10


3. Como conheci o linux

Estevan
Tevo45

(usa Arch Linux)

Enviado em 09/10/2016 - 18:23h

desde pequeno queria saber como as coisas funcionavam, dai meus pais compraram um notebook com linux (nem lembro qual distro), ficamos com ele daquele jeito alguns dias ate que ele foi para um amigo dos meus pais e voltou com Windows XP.
Queria saber o por que daquilo. por que tinham substituido o linux pelo windows. qual a difenenca? como funcionavam? etc...
comecei a aprender. primeiro descobri que existia uma coisa chamada maquina virtual, que na minha mente era meio q um computador dentro do seu computador (e nao deixa de ser isso, mas...), e tipo na epoca eu baixei tudo quanto e .iso de distribuicao linux pra instalar na VM e abarrotar o HD do meu pai. nisso, o note do meu pai quebrou, e ele nao conseguiu consertar. levou em um lugar, depois em outro, e nada. perguntei pra ele se podia tentar, e ele disse sim, so que queria Windows. nao sabia como eu ia conseguir windows de graça, mas ele queria de qualquer jeito. lembrei de uma coisa chamada Torrent + Ativadores (Criancas, nao tentem isso em casa!). Eu ja sabia a diferenca entre software livre, software proprietario, freeware, etc e sabia tambem que pirataria era ilegal, mas... dai eu instalei, configurei o resto (drivers, programas, etc...) e, advinha? tudo funcionando as mil maravilhas. eu com a minha fissura de personalizaçao descobri o Resource Hacker e os temas do WinXP. Era tema para la, dll modificada pra ca, e com isso o pc quebrou de novo! quando eu fui consertar (na epoca formatar resolvia tudo) perguntei se podia colocar linux. disse os pontos positivos (e rapido, e estavel, E PERSONALIZAVEL, etc...) e ele disse sim, dai coloquei o Elementary OS (que uso ate hoje e gosto muito) que era uma distro que eu queria usar (eu tinha parado com a fissura das VMs por causa da fissura de personalizaçao) depois disso o PC ficou lisinho, bonito e PERSONALIZAVEL!!! so tinha um probleminha. eu tinha que instalar os drivers do token da OAB, ja que meu pai e advogado. depois de algumas horas de exaustivas pesquisas (mentira, foi so uns minutos) achei a solucao num forum de ubuntu. falei "como elementary os e baseado no ubuntu, deve funcionar!!!". instalei, configurei e... nao e que deu certo mesmo? depois disso meu pai nao larga linux pra nada, ele nao quer usar mais windows de jeito nenhum!!!
depois eu continuo essa historia pq esta ficando muito longa!


4. Re: Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

João Pedro Zucoloto Xavier
linuxlover

(usa Fedora)

Enviado em 09/10/2016 - 18:43h

Eu tenho doze anos, mais ou menos no início de 2016 eu percebi a lentidão com que o windows rodava no meu pc. Então eu peguei um cd que meu avô me deu á uns 4 anos com a distro knoppix e vi tutoriais de como rodar pela bios. Fiquei impressionado com a liberdade que tinha sobre o sistema e a leveza do mesmo, então decidi me aprofundar mais no Linux, comecei pelo ubuntu seguindo as dicas do canal youtube/blog Diolinux, depois vim aqui para o VOL para resolver alguns problemas que tive e ajudar outras pessoas com minhas experiências, então usei umas 12 distros e hoje me fixei no sabayon, pois adorei o portage. Enfim, a filosofia GNU me chamou muita atenção, desde então não largo por nada o software livre e todo dia desejo aprender mais. Alguns podem achar estranho ,pois garotos da minha idade não tendem a gostar de coisas "complicadas", mas conhecer o funcionamento de uma máquina e usá-la a seu favor e contribuir com outros sem quebrar uma licensa é incrível. Eu sou 100% livre e não me arrependo disso...
Tchau tchau m$!


5. Re: Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

Pythonux
bielinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/10/2016 - 18:51h

Tenho 15 anos.
Basicamente, "nasci" com o Linux. Meu primeiro contato com computação foi com o Ubuntu com a interface gráfica GNOME 2.


6. Re: Você criança/adolescente, como conheceu o mundo do software livre e o Linux?

Ryan
JhowsoD

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 13/10/2016 - 16:53h

Com 12 anos eu estava meio que nessa de pentests , não sabia mexer , mas instalei o Kali numa VM que coloquei no Ruindows , como não sabia mexer praticamente desisti e desinstalei o VirtualBox , mas aí houve uma vez que com um pendrive que ganhei tive a ideia de criar um pendrive bootável , criei com Ubuntu , depois de algumas pesquisas descobrindo que era para iniciantes , então fui lá e fiz dual boot com o Ruindows 8 e o Ubuntu 16.04.1 (Foi esse ano , aliás.) Aí chegou a certo ponto que eu usava o Windows apenas para jogar , mas logo depois descobri que poderia fazer essa mesma tarefa no Ubuntu (Praticamente só jogo CS:GO E League of Legends , e as vezes Undertale e DOTA 2) Excluí a partição do Ruindows e agora uso Linux como OS principal. Me livrei dos trojans e dos malwares chatos , já que usava Windows desde meus 7 anos , foi uma nova experiência que foi boa. Incrivelmente , além de tudo a maioria do meu conhecimento sobre o mundo GNU/Linux vem desse fórum.

_____________________________________________________
Freedom is an illusion.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts