Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

1. Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

Vitor oliver
vic131

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 17/09/2019 - 16:22h

Estou estudando a possibilidade de, ao invés de montar um novo Pc, alugar uma virtual machine de um dos serviços de Cloud de empresas como a google (google cloud plataform), amazon (aws), shadow (https://shadow.tech/), liquidsky, IBM, etc. Para cobrir qualquer propósito (desde jogos e softwares pesados à coisas leves) . Considerando somente o custo.

*Algumas empresas oferecem configurações de hardware fixas,prontas, para alugar(como a shadow). Enquanto outras oferecem a possibilidade de customização do hardware a ser alugado (como a google)

*Todas, ou quase todas, as empresas permitem que a taxa cobrada seja , ou por hora de uso do serviço, ou por mensalidade. Havendo possíveis descontos em caso de comprometimento anual.

Conclusão :

Acho que não tem como o preço da Vm ser menor do que o do pc físico. A princípio pensei que pudesse, porque uma vez que eu tenha a liberdade para mudar as configurações de hardware que estou usando, poderia alternar para uma vm de baixo custo para atividades simples, e de alto custo para atividades complexas, me permitindo estar sempre usando a capacidade de hardware que preciso sem desperdício, logo, mantendo o custo o mínimo possível. O que a princípio pensei que não seria possível com um pc físico, mas depois de vários cálculos, vi que estava errado, e que essêncialmente o Pc já realizaria essa alternância de desempenho de hardware. Isto é, se todo hardware pode ser etendido teoricamente como uma quantidade total de capacidade à ser consumida à uma taxa de consumo que varia de usuário para usuário, ao invés de possuir uma quantidade de tempo de uso independente do consumo (por exemplo, se jogar Doom diminuiria o tempo de vida do Pc mais do que jogar paciência, apesar dos dois terem sido executados pelo mesmo período de tempo), então eu estava errado. E o preço da vm será sempre, o preço do hardware acrescido da taxa mensal. Sem outra possibilidade atual de reduzir o custo, de modoa , pelo menos, igualá-lo à ''mensalidade'' do Pc físico.





  


2. Re: Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/09/2019 - 20:15h

Eu não entendi bem essa parada.
Como se usa um desktop virtual?



3. Re: Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

Vitor oliver
vic131

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 17/09/2019 - 23:01h

ricardogroetaers escreveu:

Eu não entendi bem essa parada.
Como se usa um desktop virtual?


Geralmente de um navegador. Como no caso do google, você loga na sua conta google e cria uma Virtual machine selecionando as especificações de hardware que quer utilizar, a quantidade de ram, espaço de armazenamento, etc, e o sistema operacional. O hardware do servidor da google executa os comandos que você envia e retorna um stream da imagem. Tipo o teamviwer, só que com pouquíssima latência. E seus dados ficam armazenados, a vm não é deletada, a menos que você faça isso. Geralmente é popular com jogos, para jogar algum jogo AAA em um computador ruim, celular ruim, ou até Tv com praticidade. Tipo esse novo serviço Stadia que está ficando popular agora. Mas para ser usado como Desktop é menos popular, não entendo bem o motivo ...




4. Re: Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

Patrick Ernandes
patrickernandes

(usa Gentoo)

Enviado em 18/09/2019 - 10:16h

Sim, uma VM na nuvem custa muito mais.. Mas trás mais comodidade.
Se ainda necessitar de 3D, então o preço é alto. AWS oferece VM com 3D e aplicação para acesso remoto.
Para diminuir latência, o legal seria a VM está num Datacenter no Brasil. Porem, jã cai em outra pegadinha, imposto.. coisa que vai encarecer ainda mais.
Agora, para diminuir o valor mensal, sempre desligar a VM quando não estiver em uso.
Se for empresa, melhor deixar toda infra, rede e servidores na nuvem; assim diminui a latência e temos maior desempenho.

flw..


5. Re: Vale a pena substituir o Desktop físico pelo desktop virtual (VM) em Cloud de empresas como a Google

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/09/2019 - 21:26h

vic131 escreveu:
Geralmente de um navegador.

Então 2 quesitos são necessários:
- um desktop físico
- uma conexão rápida com a internet (e um serviço de provedor).







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts