Sistema educacional do Brasil e inteligência brasileira [RESOLVIDO]

1. Sistema educacional do Brasil e inteligência brasileira [RESOLVIDO]

João Santos Vieira Junior
runlevel

(usa Debian)

Enviado em 11/10/2020 - 16:34h

Pessoal,vim aqui falar de um assunto de extrema importância,quando criança fui na escolar particular estrelinha do mar que ensinava o metodo montessoriano da Maria montessori,nessa escola não tem nota,não tem prova,os alunos se reunem em circulo,tinha computador com o Windows 95 e jogos,segundo o Professor(es),eu era o melhor do computador,mas só me interessava pelas coisas que eu gostava,como inglês por exemplo,essa escola ensina que o Aluno tem o seu devido tempo de aprendizado e seu devido tempo para mostrar sua inteligência como individuo,quando vim de capão da canoa RS para Jaraguá do Sul,tive dificuldade para aprender nessas escolas,porque tinha que copiar do quadro,coisa que eu não fazia na outra,tinha prova,tinha nota,etc,com 9 anos eu disse para a professora de matemática:Conhecimento não é sinal de inteligência,então a Professora entendeu que eu era o Gênio ou o Sabidão,porque ela entendeu que conhecimento não é sinal de inteligência porque conhecimento e inteligência são conceitos diferentes,pode ver no dicionário,certamente o conhecimento é conjunto de informação no dicionário e inteligência é faculdade mental de raciocinar,entender,compreender e deduzir,não sei porque que todo mundo fala que inteligência é conhecimento ou algo do tipo,será que o mundo inteiro não lê o dicionário,com 22 anos eu já tinha 15 diplomas profissionalizantes de informática,faculdade de logística,e estava criando meus programas para Linux no formato .deb .rpm e .tgz(Slackware),com 22 anos muitos só tinham o ensino médio,e tem outra estou apanhando no Gentoo porque tenho dificuldade de aprendizado devido a síndrome de Noonan.

1)Não acho que nota alta é sinal de inteligência,porque aprendizado e inteligência são conceitos diferentes,vocês concordam comigo?
2)O metodo montessoriano aplicado aos adolescentes e adultos resultaria em um bom desempenho na sua opinião?


  


2. MELHOR RESPOSTA

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 11/10/2020 - 21:33h

olá.
Suas perguntas são bem amplas. De maneira simples, diria que:
No sistema atual, o difícil é conseguir nota baixa. Atualmente a escola serve ao poder executivo, geram estatísticas que funcionam como moeda de troca para financiamentos de políticas governamentais, índices como IDEB e coisas do tipo.
A premissa básica do método montessoriano é trabalhar com o operacional concreto (pegando, tocando, vendo, etc). Ele é fantástico para crianças ou mesmo adultos que estejam em nível elementar. Na adolescência e além, é necessário ir além e aprender a usar pensamento, imaginação, fazer experimentos mentais...

Linux User # 624552 :
usando atualmente: Archbang / kubuntu.

3. Re: Sistema educacional do Brasil e inteligência brasileira [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/10/2020 - 19:27h

Boa noite,

Nota alta jamais foi sinônimo de aluno inteligente. Até porque muitos colam e tiram tal nota.... inteligente é o ser que se preocupa consigo mesmo em todos os aspectos.

É honesto, trabalhador, estudioso e etc...

Quanto a segunda pergunta, fico sem responder pois não conheço a fundo e sem base, sem consideração.......

Abraço garoto!!!!