O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

1. O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

Hudson Moreira Guimaraes dos Santos
hudyfx

(usa Outra)

Enviado em 24/06/2010 - 16:06h

Li a um bom tempo uma discussão sobre o que o Linux era e representava, no texto havia uma referencia destacando uma questão sobre o nome das distribuições Linux e algo me chamou a atenção, no texto explicada à criação do Linux e as participações do projeto GNU no seu desenvolvimento e algumas pessoas questionaram o nome do “Sistema operacional Linux” sendo que o correto a dizes era GNU/Linux e não somente Linux como estamos acostumados as proclamar, uma vez que o Linux é apenas o kernel junto com suas bibliotecas e, todo o resto de uma distribuição (Debian, Red Hat, Slackeware, etc.) na sua grande maioria é GNU, ainda no texto encontrei duas declarações sobre o assunto, uma de Linus Torvaldes e a outra de Richard Stallma que disiam assim:
Torvaldes:
“Bem, eu acho que é justo, mas ela se justifica se você realmente fizer uma distribuição de GNU/Linux… da mesma forma que eu acho que o “Red Hat Linux” está bem, ou “SuSE Linux” ou “Debian Linux”, porque se você realmente fizer a sua própria distribuição Linux, você tem que dar o nome da coisa, mas chamar Linux em geral de “GNU/Linux” eu acho que é apenas ridículo.”
Já Richard Stallman recomenda pronunciar explicitamente GNU/Linux separado, a fim de evitar a sugestão equivocada de que o kernel do Linux em si é um pacote GNU. Com isso, o Linux Journal especula que a defesa de Stallman do nome combinado decorre da frustração que “Linus tem a glória pelo que [Stallman] queria fazer”.
Com base nessa informações eu pergunto:
O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux?
---
(°>
//\
V_/_
Free, Powerful and safe
GNU Slackware Linux



  


2. Re: O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/06/2010 - 16:12h

São intrínsecos. Atualmente um apoia-se no outro, positivamente falando.
Quem garante que alguém mal-intencionado não patentearia o Linux como seu se Linus e Stallman não se unissem para protegê-lo. A união dos nomes, a meu ver, está correta e associa a este, o significado do Open Source.


3. Claro que merece

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/06/2010 - 20:32h

GNU foi o trampolim para o kernel linux que linus criou, e você está errado ao pensar que é ridiculo dizer GNUlinux, e quanto ao stallman eu acho que ele quer que valorizemos o trabalho dos vários programadores que criaram os programas e funcionalidades que depois viriam a unir a linux.
Cara se eu criar um programa e você precisa de um producto para vender em seu site, eu posso disponibilizar esse programa gratuito para você vender no seu site, mas tem que divulgar quem criou o programa que você vende ou seja eu.


4. GNU merece

Wesbter Batista
wesbter

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/06/2010 - 21:22h

Em 1983 o Richard Stallman lançou o projeto GNU afim de construir um corpo de software para utilizar o computador com uma visão de liberdade, pois ainda lhe faltava um nucleo kernel. Foi ae q Linus Torvalds apareceu e publicou o seu projeto para funcionar com o GNU.

Pois a confusão esta ae Linus não deu origem a todo o sistema.

Teve influencia e esforço do movimento software livre e pelo projeto GNU.

Sem o projeto GNU que pra mim e mais da metade do sistema, pois sem ele Linux "Se pode ser chamado assim" não faria a metade do sucesso q faz hj

As ferramentas estão no GNU e é o Kernel q faz essa relação software Hardware.

Pois a confusão entre LINUX e GNULinux so vem crescendo, mas na verdade o sucesso foi conquistado pela união das duas filosofias.

Não é Linux e sim GNU/LINUX
Linux e o Kernel so o Kernel. Tenta realizar alguma função no kernel sem o GNU para ver o que acontece. Não seria uma coisa muito facil.... isso eu garanto.

flw


5. Re: O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
Fabricio.Er

(usa Debian)

Enviado em 24/06/2010 - 22:01h

parte do sucesso do Linux é feito pelo projeto GNU.

sem o Linux o projeto GNU poderia demorar mais um pouco para lançar um S.O completamente funcional, os dois estão nessa juntos e acredito que Linus não deveria fazer citações como essa. o Stallmann esta certo em querer fazer as pessoas falarem GNU/Linux sim difundindo o projeto que é essencial para a desse magnifico S.O criado por muitos


6. Re: O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

Luiz
oestlinux

(usa Kurumin)

Enviado em 24/06/2010 - 22:22h

Concordo com o kotharo.drastrix, tanto o Gnu quanto o Linux são hoje projetos bem sucedidos graças a essa parceria; portanto deve sim se pronunciado GNU/Linux


7. Re: O Projeto GNU merece o crédito pelo sucesso do Linux? [RESOLVIDO]

Hudson Moreira Guimaraes dos Santos
hudyfx

(usa Outra)

Enviado em 24/06/2010 - 22:42h

@marun a citação que li foi feita por Lins Torvaldes ele disse isso naquele documentário do revolutin OS
para quem não viu o documentário tem uma outra citação digna de nota, Lars Wirzenius ( uns dos caras que comessaram o linux )
ele disse que se existisse um BSD que rodasse no PC de Linus Torvalds (que não tinha coprocessador aritmético) em 1991, a história do Linux poderia nem ter começado
na verdade, outro kernel digno de nota é o do bsd,e se esse cara fosse explorado por Linus, o Linux poderia nem existir hoje, vc pode ler mais em: http://br-linux.org/2010/linux-e-bsds/
---
(°>
//\
V_/_
Free, Powerful and safe
GNU Slackware Linux






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts