Novos usuários [RESOLVIDO]

1. Novos usuários [RESOLVIDO]

Leonardo Afonso Amorim
leonardoamorim

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2006 - 12:02h

No que você acha que nós (a comunidade) erramos ao atrair novos usuários? O que poderia ser mudado?


  


2. Re: Novos usuários [RESOLVIDO]

Diego Rodrigo Machado
bestlinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2006 - 16:17h

Ola,

Bom....na minha opinião....

Erramos ao atrair novos usuarios nos seguintes pontos:

1 - O usuario novo não tem o mesmo conhecimento de um usuario experiente.

Não adianta mostrar para um usuario que nunca viu o Linux na vida dele, um Slackware ou Debian. Do que adianta um usuario novo pegar um Slackware, instalar e sentir que esta em "outro" mundo. Do que adianta um usuario novo instalar e não conseguir sair da "tela preta". Então, acho que muitas vezes, isso acaba sendo culpa nossa, usuarios que tem uma breve experiencia com Linux. Achamos que nossa experiencia é a mesma dos usuarios novos.

Mas existem usuarios que sabem disso e usam isso para atrair novos usuarios. Um exemplo disso, é Carlos Morimoto, ele tem uma grande, grande mesmo, experiencia em Linux, e usou isso para que ? Simples, fazer uma distribuição para usuarios iniciantes, ou seja, usuarios novos. Ele não pensou em mostrar um Slackware ou Debian para um usuario novo, ele sabe que não adianta fazer isso, então, ele usou o vasto conhecimento dele para criar uma distribuição voltada para um usuario novo, um usuario sem experiencia nenhuma no Linux.

E por que vocês acham que o Kurumin faz tanto sucesso ?? Simples, a maioria dos usuarios novos se adapta muito bem a ele, e vamos concordar, existem muito mais usuaros novos, do que usuarios experientes.

2 - Não assuste o usuario, Linux é um Sistema Operacional e não um bicho de 7 cabeças.

Muitos usuarios experientes, quando fazem a seguinte pergunta a eles

"Você mexe em Linux ??"

Reposta:

"Puts cara....Linux é fogo....é coisa de Hacker....é dificil pra caramba....você não vai conseguir....precisa ser usuarios experiente para mexer...você só mexe em Windows"

Pronto. O usuario novo fica com um medo terrivel de mexer no Linux, ele já acha que quando instalar , vai formatar o HD inteiro, alguns acham que Linux é um virus, etc..etc..etc..ou seja, total receio de ao menos experimentar, claro, graças ao nosso amigo usuario experiente, que assustou o nosso usuario novo.

3 - Responda de forma clara e facil para um usuario novo.

Quando um usuario novo pergunta:

"Pessoal, sou usuario iniciante e estou com dificuldade para instalar a internet no meu Linux aqui na minha casa. Tenho Speedy."

Normalmente, as respostas são:

"Cara, você precisa rodar o adsl-setup e fazer as configurações necessarias. Falow !"

Bom....se eu fosse um usuario novo ia me perguntar:

"Rodar adsl-setup ???" "Fazer configurações necessarias ???" "Como eu vou fazer tudo isso ??????"

Um usuario novo, não sabe detalhadamente todas as configurações do Linux, lembre-se, a maioria esta saindo do Windows. No Windows, para instalar o Speedy, basta você colocar o CD do Speedy, Next...Next...Next..entre com seu login e senha....e pronto....aparece um icone no Desktop....escrito...Conectar a Internet...

O usuario novo não precisa enteder o que é IP, DNS, Firewall, etc..etc...

Quando o nosso amigo respondeu:

"Cara, você precisa rodar o adsl-setup e fazer as configurações necessarias. Falow !"

Nosso usuario novo, não sabe que o adsl-setup vem do programa rp-pppoe, e caso ele não tenha esse programa, ele vai precisar baixa-lo. Nosso amigo, também não sabe que precisa informar endereço de DNS se necessario, como também informar se ele possui algum firewall. E o pior, tem alguns usuarios novos, que não sabem nem onde rodar o adsl-setup, pois não sabem o que é um terminal.

A resposta do nosso amigo, vai assustar nosso usuario, fazendo parecer que o Linux é um monstro que precisa ser configurado por cavaleiros chamado Hackers.

Então, muitas vezes, é melhor indicar um bom tutorial ou artigo, como o guiafoca.org, para o usuario comecar a ler, antes de se aventurar profundamente no desconhecido.

Bom...essa é a minha opinião.

Falow !




3. Re: Novos usuários [RESOLVIDO]

Diego Rodrigo Machado
bestlinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2006 - 16:29h

E digo mais, agora mesmo estava respondendo as perguntas do pessoal no forum, e me deparo com a seguinte pergunta:

"ligo o pc, seleciono o kurumin e começa a reiniciar. começa a abrir o kde e a tela fica preta e não aparece mais nada.
quando seleciono o windows ele reinicia normalmente."

Respostas:

"provavelmente ele não esta conseguindo subir o X, tente configurar o mesmo "

Nosso amigo lê a resposta e responde:

"desculpe amigo, mas como é que eu configuro este X? não sou expert em linux!! "

Você percebem ?? Olhe o que nosso amigo esta perguntando: "Mas como eu configuro este X"

Pessoal, este usuario esta comecando no mundo Linux, é exatamente o que estou querendo dizer, não adianta jogar "termos Linux" na mão deste usuario, precisamos explicar detalhe por detalhe o que ele precisa fazer, ou ate mais, precisamos indicar um guiafoca.org para ele. Com certeza, depois de ele estudar, a pergunta vai mudar.

Então, temos que observar o nivel dos usuarios antes de responder as perguntas do mesmo.



4. Faltam didática e interesse por parte de quem explica

Leonardo Afonso Amorim
leonardoamorim

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2006 - 18:59h

Muitos usuários aí que se dizem experientes ("hackers"), aliás já fiz um artigo sobre o que é ser hacker, na minha opinião prostituiram essa palavra. Mas voltando ao principal, um grande problema que tenho notado é o alto valor de um curso de GNU/Linux para usuário comum. É lógico que o sistema deve ser valorizado, mas o preço deve ser acessível a maioria das pessoas.

E eu sou contra esse termo de que Unix-Like (Linux, BSD etc) é difícil. Um dos grandes problemas é que muitos usuários foram seduzidos pela forma fácil de trabalhar do Windows, sendo que esta é uma maneira cega de trabalhar, pois quem usa somente esse sistema operacional certamente não saberá como o mesmo funciona realmente. O problema é que estamos nivelando de baixo, em vez de dizer "Linux é difícil", devemos dizer "Linux é diferente", veja o tanto que é mais agradável, gera até curiosidade no iniciante.

Vamos lá galera, gostei da sua participação bestlinux!


5. Re: Novos usuários [RESOLVIDO]

Fernando Dettoni
fdettoni

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/05/2006 - 20:04h

Sei lá. Na minha opinião, um usuario não devia sair do windows pra chegar instalando, configurando, e usando um linux. Ninguem aprende do zero, a menos que goste, e tenha tempo para fazer isso. Eu demorei muito tempo pra conseguir entender o que é linux. Eu acho que instalações, configurações, e outras coisas do genero, são para profissionais, e não para um usuário que depois que aprendeu instalar o windows, formatava o pc, à cada spyware que encontrava. O linux é um sistema complexo. Mas depois que está configurado, ele é tão facil, ou mais do que o windows.

Não adianta um expert em windows, que nunca mexeu com linux, sair e ir testar um gentoo. Ele vai achar uma droga, como eu achei o conectiva, quando instalei a primeira vez. Se não fosse minha fascinação pela filosofia livre, hj estaria usando meu windows "livre"(pirata), e estaria feliz.

Eu sou contra incentivar o "faça você mesmo" no linux, no inicio, claro, pois é sempre assustador para iniciantes. Eu acho que temos de ajudar sempre que sabemos, o mais detalhadamente possivel. Mas acho que os usuarios que querem aprender tem de ter interesse. Ninguem aprende matematica folheando um livro. Aprende-se lendo e relendo. como respondemos a uma pergunta do tipo:

"Preciso urgente instalar um squid com autenticação, o que eu faço??"

Pra mim, a primeira resposta que vem a cabeça é, procura no google. Hoje em dia prefiro não responder este tipo de perguntas. Como podemos ajudar um usúario que não teve a capacidade de colocar a palavra que ele usou na pergunta no google, e selecionar os resultado para portugues??
Pode se rum pensamento egoista, mas hoj em dia, só respondo perguntas que dizem o que ele quer, o que ele já tentou fazer, e o que aconteceu.

Sinceramente, a minha opinião é:

"Não sabe de nada sobre isso. Ou se dediquea aprender seriamente, ou pague um profissional para fazer para vc."

Bom, só quis expressar um pouco a minha opinião, não sei se estou certo ou errado. Acho muito interessante esta comunidade, e espero que consigamos atenção dos usuarios, experientes ou não.

vlw pela iniciantiva.

[]'s


6. Boa Comunidade

Bruno Gurgel
bggo

(usa Debian)

Enviado em 19/05/2006 - 14:48h

Bom primeiramente sou iniciante linux.
Na minha opinião o usuario, bestlinux descreveu muito bem, algums, senão todos os erros cometidos por quem está colaborando em algumas comunidades.
Precisamos atrair mais usuarios para o linux. Mostrar pra eles que o linux pode sim, substituir o Windows. Temos que justificar o porque usamos linux e assinamos em baixo (seja por segurança ou por espirito de Liberdade).
Quando uma duvida for apresentada tentar explicar do melhor geito possivel, senão indicar um artigo que tenha uma boa explicação.
Quando descobri o linux, passei e ainda passo por muitas dificuldades, e não é por elas que eu vou deisitir e voltar a usar windows.
O conhecimento está ai. E quem tem tempo, gosta de ajudar tem que passar ele para frente. Afinal o Conhecimento é Livre.
É isso ai.
Parabéns pela comunidade.


7. Um ótima iniciativa !

Mauricio Capeleiro
capeleiro

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2006 - 21:19h

Bem Pessoal, eu também sou um usuário iniciante em linux, e a minha primeira experiência que tive com Linux, foi em 1997, com o Conectiva, e foi decepcionante, pois devido a falta de conhecimento, e a escassez de informação , acabei desistindo e voltando para o Windows, depois de alguns anos acabei tendo mais uma experiência , mas também frustante, agora a poucos meses voltei a ter uma nova experiência, desta vez atravez de um amigo, que me mostrou e ajudou com uma iniciação em Slackware, e hoje depois de algumas tentativas e erros, acabei por acaso conhecendo o ubuntu, e ai algo mudou, pois conheci um sistema Gnu/Linux, que consegui instalar e colocar tudo para funcionar, e com isso voltei a me animar e acabei me decidindo a me tornar um usuário definitivamente adepto ao software livre. Mas durante todo esta minhas experiências , encontrei, no viva o linux , muita ajuda e também em foruns, e penso que em iniciativas como a sua poderemos todos nós pessoas ainda sem experiência chegar a um dia com um ótimo nível de conhecimento,e posteriormente compartilhar o mesmo com outros iniciantes iguais a mim.... Valeu pela vossa iniciativa.


8. Resposta

Leonardo Afonso Amorim
leonardoamorim

(usa Debian)

Enviado em 19/05/2006 - 21:36h

Capeleiro, mas lembre-se essa comunidade não é só para os iniciantes, é para nós que já estamos mais avançados também, a comunidade é para todos.

A idéia e discutir coisas erradas que acontecem por aí na comunidade de software livre.


9. Certamente uma comunidade para todos!!!!

Mauricio Capeleiro
capeleiro

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2006 - 22:14h

Claro que sei que esta comunidade é para todos, iniciantes, intermédiários e experts, e todos as pessoas que são ávidas por conhecimento, e que esta nova comunidade sempre se mantenha fiel a esses propósitos...


10. Só pra reforçar

Leonardo Afonso Amorim
leonardoamorim

(usa Debian)

Enviado em 20/05/2006 - 13:04h

Mas foi importante seu comentário, isso serve para reforçar o que queremos passar.


11. Infelizes

Tiago Henrique Pires
tiagonux

(usa FreeBSD)

Enviado em 20/05/2006 - 17:32h

Bom gente, lendo todas as repostas, me toquei que já fui discriminado em falar em linux em alguns grupos de discussão onde o assunto não é somente o linux.
Recentemente num grupo de discussão, um usuário do grupo realizou a seguinte pergunta:

"Bom dia, tenho um amigo que ñ esta conseguindo instalar programas no pc dele, o que pode ser, como resolver este problema, qual a forma mais rapida, Obrigado".

Bom como não foi passado informação suficiente respondi o que veio na cabeça no momento:

"Seguinte colega, para resolver todos problemas de seu amigo arranje um CD do Ubuntu, e instale o mesmo...e acabaram se os problemas do seu amigo....Isso que é vida seja livre."

Sei que não fiz a coisa certa, mas respondi querendo que o usuário volte a perguntar e passar mais informações do seu problema.
Mas sempre nesses grupos de discussão tem os "aparecidos", que me criticou e me chamou de o "grande entendedor do assunto". A resposta da pessoa:

"Nossa, melhor ler do que ser Analfabeto!
Tiago, grande liberdade a sua, quando para você "grande entendedor do assunto" na verdade só se tem uma alternativa o "Linux".

Ser livre para mim e ter a "opção" a "liberdade" de escolher qual S.O utilizar, sem precisar se juntar a modinha ou a grande massa.

Abra sua mente rapaz..."

Bom concordo em partes com ele sobre liberdade de escolha e tals, mas não sei se isto ajudou a pessoa que estava com um dúvida.
Eu queria simplesmente que a pessoa le-se minha resposta e voltasse e esclarecesse, eu uso windows tal, o programa que estou instalando é tal. Mas não vei um infeliz em público e quiz dar uma de dono do poder.
Não vou colocar as palavras que disse em público, mas em resumo:
Disse que a opinão de cada um é construida vendo as opções que se tem nas mão. Não é??
Assim sendo o infeliz ainda quiz me julgar e começou a falar da empresa dele, que lá não são todos os setores que dá para passar para software livre e tals. Com a resposta de amigos que entraram no meio da discussão pude mostrar a todos que não se tem opinião se não tem razão.
Qual é a razão de eu usar linux?? São vária, e se decidir a aderir ao software livre é problema meu, só tento mostrar como o Linux é uma opção e não um bixo de sete cabeça.
Mas o que acontece muito são esses infelizes que acham que sabem e não precisam aprender mais nada.
Eles deveriam pensar e refletir antes de querer espetar quem quer ajudar.



12. Re: Novos usuários [RESOLVIDO]

yuri soares brandao vanderlei de araujo
yurisbv

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/05/2006 - 02:57h

Falando de outra coisa, o q eu acredito q mais atrapalha a migraçao do windows para o Linux eh q os jogos n sao feitos para nós(claro q tem como emular,mas n ha muita facilidade nisso..), e q tb eh dificil convencer pessoas por ideologia(é como impedir alguem de ir p Igreja Universal e de dar uma boa parte do seu salario para um xarlatao).
"pq eu vou usar linux se o windows me da o q eu quero e bem mais "facil" !?" um monte de gente me diz isso.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts