Comando com o que preencher a janela de criaçao de um launcher

1. Comando com o que preencher a janela de criaçao de um launcher

Miguel
arraiano

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/12/2014 - 08:20h

Olá malta,

Depois de pesquisar durante todo o fim de semana pola net, resolvi cadastrar-me para formular diretamente a minha questao neste foro, que sigo habitualmente. Sejam bons..é a primeira vez que pergunto qualquer coisa em um foro ;-)

Estou a utilizar Linux Mint com cinnamon. E o que quero fazer é acrescentar no painel um iniciador ("launcher") para Bitmask, o aplicativo que gere a minha ligaçao a uma VPN. Bitmask está descarregado e descomprimido no meu diretório /home, em umha pasta nomeada /Bitmask-linux32-0.6.1-4 que tem no seu interior um executável (application/x-executable) chamado "bitmask". O programa funciona corretamente: se eu faço duplo-clique nesse aplicativo desde o nautilus, o bitmask roda bem. Ainda se eu, desde o terminal, vou à pasta teclando primeiro:
cd /home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4

e depois:

./bitmask

..o programa roda sem problemas. Qual é, entao, a dificuldade? Pois é que no cinnamon, quando eu quero criar um novo iniciador, só podo acrescentar uma linha de comandos, e bitmask nao funciona quando eu escrevo:

./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask

Nao funciona nem desde o iniciador, nem desde o terminal. Desde este último, quando eu teclo a linha de acima (o comando "./" seguido da rota exacta do arquivo executável), o terminal responde:

bash: ./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask: Ficheiro ou directoria inexistente

Posso acrescentar que em outro computador, utilizando LXDE, nao tenho esse problema, porque a janela de diálogo para a criaçao do iniciador solicita dois campos diferenciados: comando (e ai eu escrevo "./bitmask") e diretório (e ai eu escrevo "/home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4"). Mas no cinnamon nao dá.

Insisto: sou novinho nisto, por isso peço desculpas se a pergunta é trivial. Mas nao consigo solucioná-lo. Alguém poderia ajudar?

Obrigadinho!!



  


2. Re: Comando com o que preencher a janela de criaçao de um launcher

Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2014 - 18:37h

arraiano escreveu:

O programa funciona corretamente: se eu faço duplo-clique nesse aplicativo desde o nautilus, o bitmask roda bem. Ainda se eu, desde o terminal, vou à pasta teclando primeiro:
cd /home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4

e depois:

./bitmask



Não tenho o dito instalado para testar, mas de acordo com o que falas, faça um script e este script deve ser chamado para fazer o que pretende. Será que assim funciona ?

exemplo:



#!/bin/bash
# Script...: bitmask.sh
cd /home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4
./bitmask &
exit


- Copiar este script para onde desejar.
- Altere as permissões deste script
- chmod +x bitmask.sh


Lembrando que não tenho a menor ideia se vai funcionar.
Em tese sim pois estará realizando a mesma coisa se estivesse dentro do terminal.
Coloquei ele para operar em background para não prender o terminal.
Se der problema, retirar o & e ver como funciona...
O problema que desejo evitar é uma tela do terminal aberta sem necessidade.

Boa sorte.



3. Quase resolvido!

Miguel
arraiano

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2014 - 20:05h

Obrigado AprendiNoLinux2! Deu certo com o script! O programa, desta forma, funciona, e gravando o script no Ambiente de Trabalho faz na prática a funçao de um iniciador. Porém, antes e marcar o fio como resolvido, gostava de comentar dois pequenos detalhes, por ver se você ou alguém souber como solucioná-los.
O primeiro é que ao executar o script, aparece umha janela que diz: "Bitmask" é um ficheiro executável", e pergunta se quero executá-lo, executá-lo no terminal ou apenas visualizá-lo. Nao é maior problema, pois ai clico em "executar" e roda todo bem, mas pergunto-me se haveria alguma forma de evitar esse passo e que, ao clicar a primeira vez no script, o programa já iniciasse sem ter que volver confirmá-lo.
O segundo é que, ao nao ser um iniciador, nao aparece no menu de início nem há opçao de adicioná-lo aos favoritos, ou ao painel do cinnamon. Haveria forma de conseguir isto??

Obrigado!!


4. Re: Comando com o que preencher a janela de criaçao de um launcher

Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2014 - 08:21h

arraiano escreveu:

Obrigado AprendiNoLinux2! Deu certo com o script! O programa, desta forma, funciona, e gravando o script no Ambiente de Trabalho faz na prática a funçao de um iniciador.


Tente clicar com o rato do lado direito em cima do ícone neste ambiente de trabalho e vá em propriedades. Na aba permissões, se não estiver marcado, marque.


O primeiro é que ao executar o script, aparece umha janela que diz: "Bitmask" é um ficheiro executável", e pergunta se quero executá-lo, executá-lo no terminal ou apenas visualizá-lo. Nao é maior problema, pois ai clico em "executar" e roda todo bem, mas pergunto-me se haveria alguma forma de evitar esse passo e que, ao clicar a primeira vez no script, o programa já iniciasse sem ter que volver confirmá-lo.


Acho q a resposta acima deverá resolver sobre este caso também. Não tenho certeza.


O segundo é que, ao nao ser um iniciador, nao aparece no menu de início nem há opçao de adicioná-lo aos favoritos, ou ao painel do cinnamon. Haveria forma de conseguir isto??

Obrigado!!


Como lhe disse, não tenho o danado instalado.
Mas deve ter algum aplicativo instalado para criar menus.
Veja na área administrativa.
Quando criar o menu, tente incluir diretamente o Bitmask. Se falha, incluir no menu o Script que você salvou.

Confira se esta dica não serve para você
http://linuxtugaz.wordpress.com/2013/12/02/dica-cinnamon-alterar-o-menu-iniciar/







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts