Licença Linux [RESOLVIDO]

1. Licença Linux [RESOLVIDO]

william jussim
jussim

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/06/2011 - 16:08h

pessoal to com uma duvida,

o linux é um software livre e eu posso modifica-lo o quanto quiser. mas e se eu colocar um código mal intencionado no meu sistema (para roubar senhas por exemplo) e disponibilizar essa minha distro para download. que tipo de puniçoes eu sofreria e como a linux agiria neste caso. ela se responsabiliza por algo?

ps: não quero roubar senhas de ninguem nem nada é curiosidade pq estou estudando sobre o linux.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 16/06/2011 - 16:53h

Pelo fato descrito (código ladrão de senhas) você seria penalmente responsabilizado por violar a privacidade de terceiros e também pelo eventual uso dos dados obtidos.

Por "Linux" vc quer dizer o "Linux Mark Institute- LMI", que é o "dono" (na verdade, o dono é o Linus Torvalds, mas é o LMI é quem dispõe dos direitos relativos ao uso) do nome/marca Linux?

Já que o LMI emitiu uma licença de uso, poderia haver alguma responsabilidade pelos danos gerados se ela não fosse desde logo excluída na própria licença e também na própria GPL, que engloba a maior parte do código presente nas distribuições.

É de se notar que no Brasil não se admite a exclusão da responsabilidade civil por danos em contrato, mas como se trata de uma licença gratuita só haveria responsabilidade por culpa. Com efeito, se eu não cobro pelo produto ou serviço, não posso ser responsabilizado sem que haja demonstrada negligência (descaso), imprudência (assunção indevida de risco) ou imperícia (incompetência) da minha parte.

Finalmente, há ainda questões nebulosas em se tratando de software. Uns entendem que ele é produto (eu comprei, é meu), outros entendem que é serviço (mera cessão de uso). Sintomático o fato de que alguns países concedem patentes de software (é produto), outros apenas a proteção à propriedade intelectual (não é produto).

Com software livre, então, fica ainda mais complicado tratar (gratuidade, código-fonte liberado, possibilidade de alterar com obrigação ou não de disponibilizar quaisquer alterações e por aí vai). São várias licenças diferentes, inclusive uma que permite à Apple utilizar um Kernel livre (BSD), incluir código-proprietário (dela) e assim tornar o resultado software proprietário (livre + proprietário = proprietário = MAC OS X).

3. Re: Licença Linux [RESOLVIDO]

william jussim
jussim

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/06/2011 - 17:52h


quando eu me referi a "linux", eu estava querendo dizer o responsavel pela sua administração, aquele que seria o responsavel judicialmente por responder pelo nome "linux"

e a minha pergunta é se na lei (e qual lei é essa) como ficaria a situação de cliente -> fornecedor.
e se quem criou o código se descoberto qual sua punição.




4. Re: Licença Linux [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 16/06/2011 - 18:54h

O que eu disse para vc é o que ocorre hoje: o LMI exerce o licenciamento do Linux, mas quase nunca para distribuições (as gratuitas e comunitárias não precisam pedir licença, mas as pagas ou integrantes de um modelo de negócio, precisam). O maior foco do controle do nome/marca são os sites de Linux, pois é aí que sempre houve muita "bagunça".

Eu também já disse que haverá responsabilidade penal para o autor/distribuidor do ladrão de senhas, pois tal conduta pode inclusive ser considerada "estelionato" consumado se for obtida uma senha bancária. E se nenhum dado for obtido, pode ser considerada tentativa de estelionato, pois ainda cabe no tipo penal.

No mais, chegou ao meu conhecimento a existência de projetos de lei que cuidavam da proteção da privacidade virtual do cidadão, criminalizando algumas condutas. Mas não sei se algum deles virou, efetivamente, lei.

Para mais detalhes, consulte um advogado criminalista, já que "crime" não é minha área.


5. Re: Licença Linux [RESOLVIDO]

geovane
geovaneroberto

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2011 - 22:42h

kkkk
esse é BRAZUCA!
rs






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts