video aulas c++

1. video aulas c++

fcbatera
fcbatera

(usa Debian)

Enviado em 08/05/2016 - 21:10h

alguem sabe de algum site q tenha video aulas d C++ msm, orientacao obj e td mais
pq ateh agora tdos q encontrei sao soh C, sem abordar C++


  


2. Re: video aulas c++

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/05/2016 - 11:40h

Eu já vi serem indicados aqui pelo menos dois canais no YouTube com “aulas” de C++, mas eu não recomendo nenhum desses dois.

Aliás, eu não recomendo nenhum. Embora ache altamente louvável o desprendimento de quem as publica, sou cético das videoaulas de programação, pois não consigo entender como produtivo ficar vendo o “professor” digitar caráter por caráter de um programa de exemplo (que, num livro, já estaria todo impresso na página), ao mesmo tempo em que fala a respeito do assunto que o programa deveria ilustrar.

Ensinar a programar, bem como a muitos dos conceitos por trás dessa arte, requereria muito mais representações por meio de diagramas ou outro tipo de representação gráfica do que simplesmente código na tela de um IDE (integrated develpment environment). Não costumo ver tais recursos nessas videoaulas. Se fossem aulas apenas de C++ (ou C, Java, Assembly ou outra linguagem qualquer), voltadas para quem já sabe os conceitos e está aprendendo apenas uma sintaxe nova, poderia até ser. Para quem ainda precisa entender os conceitos em si, a linguagem pode ser um fator que mais atrapalha do que ajuda.

Aprender a programar depende de duas coisas: boas referências sobre cada assunto, e de fazer muitos exercícios de programação -- de preferência mostrando a utilidade no mundo real -- para fixar cada assunto. Bons livros costumam ter as duas coisas. Em comparação, os dois canais a que me referi acima são ruins de conteúdo (muitos conceitos imprecisos ou gritantemente errôneos, e metodologia altamente questionável), e simplesmente não propõem exercícios.

Um terceiro item que também ajuda muito (se é que se pode contar como separado, porque talvez seja uma parte da pluralidade de boas referências) é alguém a quem recorrer para tirar dúvidas que apareçam durante a execução dos exercícios. Não sei se os autores de videoaulas têm tempo livre e disposição para tirar dúvidas.


3. Re: video aulas c++

fcbatera
fcbatera

(usa Debian)

Enviado em 09/05/2016 - 14:23h

sim, eu aprendi 99% do q eu sei atraves dos livros, apenas vejo video aulas para entender alguns detalhes q as vzs nao compreendo ou passei desabercebido pelos livros =D






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts