c++ hello world

1. c++ hello world

dennis
l1nux

(usa Slackware)

Enviado em 08/03/2009 - 15:11h

ola galera do vol.

estou aprendendo a linguagem c++ e tenho uma duvida. fiz um classico hello world em c++
o resultado imprimido foi hello world, porem gostaria que o resultado final imprima com a fonte arial por exemplo tamanho 30 .obrigado pela atenção , aguardo uma luz .

take care.


  


2. Re: c++ hello world

Ronaldo Faria Lima
ron_lima

(usa Slackware)

Enviado em 09/03/2009 - 07:33h

Em qual plataforma você deseja ver seu "hello world" com fonte arial? A linguagem C++, bem como a linguagem C, permite que você escreva diretamente na saída padrão (stdout em C e cout em C++). Isso é efeito da herança das 3 saídas padrão do AT&T unix.

Provavelmente o programa que você escreveu deve ser algo do tipo:
void main (void) {
std::cout << "Hello World!" << std::endl;
}

Para escrever a saída usando os recursos de typesetting do sistema operacional realmente depende da plataforma. Se você quer fazer isso para o ambiente Windows, é necessário programar a Win32 diretamente ou usar a MFC ou o run-time .NET para este fim.No caso do linux, você pode usar a libX, GTK ou Qt.

Trabalhar com interfaces gráficas não é simples. Nunca foi. Em sua grande maioria, as interfaces gráficas são programadas usando-se o esquema de programação orientado a eventos e, em sua grande maioria, utilizam o conceito de callbacks para o processamento personalizado de eventos.

Sugiro que você gaste um tempo estudando estes assuntos, pois sem eles não conseguirá utilizar o sistema de typesetting do seu sistema operacional.


3. Re: c++ hello world

dennis
l1nux

(usa Slackware)

Enviado em 10/03/2009 - 01:22h

olá , ron lima , em primeiro lugar obrigado pela sua atenção , eu queria ver o meu "Hello World" na plataforma windows primeiro , eu vi um software estilo win32 application imprimindo o resultado final com fonte ,tamanho.

aproveitando a oportunidade de falar com uma pessoa competente, queria saber sua opnião ,tem futuro programar independente da plataforma para mercado de trabalho? vale a pena investir em programação ? os profissionais de T.I que são formados em analise de sistemas atuam mais na area de desenvolvimento?você esta satisfeito na area desenvolvimento?

obrigado , novamente,ate mais

take care.


4. Re: c++ hello world

Ronaldo Faria Lima
ron_lima

(usa Slackware)

Enviado em 11/03/2009 - 07:16h

Programar para o Windows é uma questão de seguir receita de bolo. Procure pelo livro "Programming Windows" de um certo Charles Petzold, que é uma bíblia sobre o assunto. Tome cuidado pois os exemplos do livro foram feitos para serem claros e não para serem exemplos de programação (o código do Petzold é lamentável). Acho melhor lhe indicar uma bibliografia completa sobre o assunto do que escrever intermináveis linhas de código. Essa bibliografia fala sobre os conceitos da Win32, o que é muito melhor do que aprender somente como usá-la.

Quanto à sua questão sobre o mercado profissional: sou um programador pragmático, com vários anos de janela. Acredito que um bom programador programa para qualquer plataforma, em qualquer linguagem de programação. Além da parte técnica é importante gostar de programar e modelar problemas. Não adianta conhecer linguagens, algoritmos e técnicas de modelagem se não é isso que você gosta de fazer. O bom programador, antes de mais nada, ama o que faz.

A profissão de programador no Brasil sofre do efeito "pastelaria". Os empresários acreditam que a análise de sistemas é muito mais importante que a programação e acabam sempre tendo times de desenvolvimento ou com pouca experiência ou com pessoal com pouca qualificação. Na minha opinião, um bom programador sabe, além de programar, modelar bem o que precisa fazer. Todo bom programador é também bom analista de sistemas. As duas coisas não vivem separadas. Eu acho que há mercado para bons programadores. Porém, como eu disse, seja independente de linguagem ou ambiente.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts