Vale a pena aprender C em 2021?

1. Vale a pena aprender C em 2021?

Henrique Moura
Henrique123

(usa Outra)

Enviado em 09/01/2021 - 21:14h

Comecei a estudar segurança da informação, já sei Python e quero dar uma ampliada para algo mais baixo nível, então pensei em C porque se caixa na área e também serve para projetos pessoais, a questão é, vale aprender C em 2021? Mesmo com o crescimento de Rust, e como é o mercado para essas linguagem? É morno ou morto?


  


2. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 09/01/2021 - 22:18h

Acredito que toda linguagem tem seu valor. Muita coisa ainda é feita em C. E os conceitos aprendidos serão muito úteis. Pessoalmente eu iria para Rust ao invés de C.


3. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/01/2021 - 07:08h

Vale sim. Diferente de linguagens como o java onde a memória é "oculta", estudar C lhe dará habilidades de enxergar a memória como outras linguagens com GC (garbage collector) não lhe dão tal oportunidade.
C é também uma das principais linguagens usadas no ensino nas faculdades de computação. Não que seja uma regra geral, mas um curso de computação que se prese, precisa ensinar os alunos a como trabalhar diretamente com a memória. Se for só analisar pela questão de mercado/empregos disponíveis, você poderia simplesmente aprender javascript e/ou java ou mesmo php e ser feliz na sua bolha, porque pra essas específicamente o mercado é gigante.

____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://cpusam.github.io/
"com o bug fix vem a perfeição"


4. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/01/2021 - 21:54h

Depende do objetivo. Tem muito sistema legado por aí feito em visual c (ou c++). E, se quer performance faça em c.


5. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

José
DeuRuimDotCom

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/01/2021 - 20:12h

Ainda que não venha a nem objetive tornar-se um desenvolvedor C, saber o funcionamento da linguagem e também de assembly, com certeza, te fará um profissional infinitamente melhor, seja qual for sua área de atuação.
Ou seja, se tiver tempo, é fortemente recomendado.


6. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

Ismael Felipe Ferreira dos santos
IsmaelSantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/04/2021 - 09:23h

Como o leandropscardua disse, depende muito do que você quer.

· Eu uso c (ISO C99) para diversos tipos de cálculos numéricos, ele se sai um pouco melhor que o Fortran 90 e muitíssimo melhor que o Python. Num país que não dá valor à ciência e nossos laboratórios têm poucos recursos computacionais agilidade é muito importante.

· Mesmo que você não vá usar c na prática ainda assim é bom aprender pois ele te ensinará detalhes sobre como os dados e a memória funcionam, o que lhe permitirá aproveitar um pouco mais os recursos de outras linguagens.

· A depender do que você está fazendo o uso do c pode proporcionar bastante portabilidade, meus programas são executados perfeitamente em linux, android, windows, acho que dava até pra rodar em relógios ou no pc que levou o homem à lua rsrs. Mas admito que hoje em dia Python e outros também são bastante eficientes nesse sentido.

--
https://ismaeldamiao.github.io/


7. Re: Vale a pena aprender C em 2021?

Jbaf68
Jbaf

(usa Outra)

Enviado em 28/04/2021 - 10:06h

Bom dia,

Se for para ficar rico, ter grana..... se candidate!!!!!!!, grana rápida ficando em casa, boate, clube, zona, amante..... Não vê o Tiririca? Mulher melancia, Renata Banhara, Romário e outras tranqueiras do tipo?????

Pois é pois é pois é.......





8. Re: Vale a pena aprender C em 2021?