Qual passo seguir depois de aprender C

1. Qual passo seguir depois de aprender C

Danilo Marto
danilomarto

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2020 - 07:28h

Olá! Eu gostaria de uma orientação.

Eu recentemente terminei de estudar dois livros de C - Linguegem C, de Luis Damas; C completo e total, de Herbert S. - e agora eu não sei o que fazer.

Eu só sei o que os livros me ensinaram que resume-se ao básico, então obviamente eu não tenho experiência e nem criatividade para começar um projeto do zero. Também não sei se eu tenho que aprender mais alguma coisa para poder participar de algum projeto.

Alguém pode me dar uma luz? Eu quero muito botar a mão na massa.


  


2. Aprimoramento no codigo

Kevin S. Almeida
kevinalmeida

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2020 - 08:52h


bom dia amigo, não entendo nada de C nem de qualquer derivação nela, meu ramo é JavaScript hehe
mas como toda linguagem, não é legal vc ficar pulando de stack em stack, existem uma IMENSIDÃO de libs, frameworks, design patterns, modelos para aplicação em todas as ares (desktop, web, games, mobile), sem falar em todo o mundo para integração com banco de dados SQL e noSQL e programas para facilitar sua integração como o docker ou o mySql .bench.... enfim, tudo o que eu falei aqui são possibilidades que vc pode aprimorar dentro de qualquer linguagem de programação, varios livros com padrões de algoritmo ajudam na capacitação de um bom dev.
voce escolheu C por um motivo, pode correr atras de libs para alcançar melhor produtividade para este motivo :)
bom codigo!


3. Re: Qual passo seguir depois de aprender C

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/08/2020 - 20:41h

Programar é uma arte, e arte se aprimora com prática, prática e mais prática.

Se você não acha um projeto para participar, pegue exercícios de algum site e resolva. Pratique algoritmos. Pratique estruturas de dados. Compare desempenhos de diferentes algoritmos ou diferentes estruturas de dados, e entenda, na prática, e não apenas na teoria, quais aplicações funcionam melhor com um tipo e quais com outros.

E mais uma coisa. Cada linguagem de programação é uma ferramenta. Assim como um marceneiro não possui e usa apenas chaves-de-fenda ou apenas martelos ou apenas serrotes, mas várias ferramentas diferentes para fazer trabalhos diferentes, também você como programador não precisa ter na sua caixa de ferramentas apenas o C, mas outras que lhe permitam fazer de modo mais simples coisas que no C seriam um tanto mais trabalhosas.


... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)


4. Re: Qual passo seguir depois de aprender C

Berghetti
berghetti

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2020 - 13:05h

Como já dito, linguagem é a ferramenta, agora que você aprendeu a usar a ferramento precisa aplica-la para resolver algum problema.

Então o primeiro passo é ter um problema para resolver (problema pequeno no começo), e depois formular como resolver (antes mesmo de escrever algum código), só depois que souber como resolver, comece a escrever o código e a pensar nos detalhes da implementação.

Ex:
Problema: um programa que converta um arquivo de texto puro para o formato PDF;
Solução:
1º - receber o arquivo com texto puro
2º - processar o arquivo e transformar para PDF ( estudar como é especificado o padrão PDF, https://www.rfc-editor.org/rfc/rfc8118.html, ou utilizar alguma biblioteca que abstraia esses detalhes )
3º salvar o PDF

como pode ver o desafio é a segunda etapa, e cada projeto que você participar/criar, te trará desafios diferentes,
porem quando você pega um projeto em andamento, depois de saber o problema e como resolve-lo, precisará ler o código do projeto para saber como estão implementando a solução e onde você pode ajudar.
Então em um primeiro momento acho mais fácil iniciar o seu projeto ao participar de um em andamento, e conforme vai adquirindo experiência saberá onde podera contribuir.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts