
paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 25/03/2013 - 18:58h
A capacidade de disparar a execução de diferentes funções que o programa possui, mediante uma série de instruções externas bem formatadas e que podem mudar ao longo do tempo, é o que se chama de tornar o programa
scriptable.
Você pode desenvolver seu próprio interpretador de comandos. Mas uma prática relativamente comum, inclusive em jogos para PC de video games, bem como em aplicativos de Engenharia, Ciências Naturais e Informática, é embutir um interpretador que seja leve de uma linguagem de programação simples, como Lua ou Python, e escrever os scripts na linguagem escolhida. O programa em C ou C++ é quem relaiza o processamento pesado, e utiliza uma API padronizada para receber e transmitir informações dos scripts que controlam seu processamento.
Nem sempre os scripts se limitam a automatizar tarefas que poderiam ser realizadas por pessoas. Dependendo da criatividade de quem programa, poderíamos, por exemplo, ter um engine capaz de renderizar personagens com base em regras definidas por comandos em forma de script, de modo que seria relativamente fácil criar novos personagens, com novas representações e modos de se comportar apenas criando novos scripts, sem mexer no código base.