PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

1. PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Jonny Ernani Maia
jonnycicuto

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/03/2021 - 19:45h

Senhores professores tenho uma serie de exercicios de programação em C, mas não consigo executar.
Peço ajuda dos senhores, professores para ajudar, corrigindo os programas em C feito do compilador DEV++
Ja solicitei, este pedido, mas não foi atendido. A resposta foi um pagmamento BIT COIN pelo orientador
PERTI ou JAGUETI. e não me responderam.

muito obrigado.


  


2. Re: PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 30/03/2021 - 19:49h


coloque a sua dúvida como esta nesse post que o pessoal vai de ajudar

https://www.vivaolinux.com.br/topico/C-C++/Duvida-com-ponteiros-e-estruturas-em-C-2

procure colocar suas dúvidas , dificuldades e também o código para o pessoal analisar



3. Re: PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2021 - 11:01h


resolução, ninguém vai te dar.
você tem que fazer sozinho.
no máximo, uma ajuda, e isso, você explicando o que já fez e o que sabe.
ninguém é obrigado a fazer exercicios de faculdade pra você, fica a dica ;)
se você não sabe sobre o assunto, procure pesquisar, se informar, saber COMO resolver.
a internet é sua amiga, mas você precisa saber usá-la, mais uma vez, fica a dica.


4. Re: PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Marcelo Oliver
msoliver

(usa Debian)

Enviado em 31/03/2021 - 20:19h

Conforme os TERMOS de USO:
EDUCAÇÃO E CORTESIA
O conteúdo do Viva o Linux é 100% produzido pela comunidade, com base voluntária.
Os membros do site estão dispostos a auxiliar os demais usuários em seu tempo livre,
por isso é possível que você nem sempre obtenha suas respostas imediatamente
(ou até mesmo nem obtenha resposta).









5. RESPOSTA AO senhor CYRIX

Jonny Ernani Maia
jonnycicuto

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/04/2021 - 19:28h


Senhor Cyrix, vou argumentar o seu post. Em primeiro lugar, eu não mandei exercícios para o voce resolver, o que fiz foi encaminhar em anexo, um programa feito no ambiente de desenvolvimento - DEVc, com dificuldades na execução, o que seria de facil resolução para voces que conhecem programação, o que queria ver era aonde estava o ERRO de execução, e não fazer os meu exercicios de aula.
Em segundo plano, voce não viu o meu programa em linguagem C e, ja me advertiu sem observar o que eu pedi a voces. Seja mais esudado com os usuários desta comunidade.
Entendo que, como voces conhecem muito bem a linguagem C, pelo menos presumo, deveriam ajudar quem está iniciando. Afirmando não pedi para fazer os meus códigos em C, e sim , para reve-lo e me orientar, em que linha da execução do código eu errei.
Senhor CYRIX, seja mais educado, no trato com as pessoas, pedi foi uma orientação, o qual ja mandei e vou mandar novamente, espero que um outro usuário venha a me orientar, menos voce. O código está em anexo. Se possivel peço orientação aonde está o erro de execução.

Jonny Cicuto. jacocorrea2@gmail.com

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
// int sal1, sal2;
float maior_sal(float sal1, float sal2){
if(sal1 > sal2){

}else

return(sal2);


}





int main() {
float s1, s2;
printf("\n\n\n==imprima o salario 1=");
scanf("%2f",&s1);
// fflush(stdin);
printf("\n\n\n\n=imprima salario2=");
scanf("%2f", &s2);
// fflush(stdin);
printf("\n\n\n\n=salario maior=%2f\n\n", &maior_sal);
scanf("%3f", &maior_sal);
//fflush(stdin);
return(0);
}





6. PEDINDO ORIENTAÇÃO DE UM CÓDIGO EM C

Jonny Ernani Maia
jonnycicuto

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/04/2021 - 19:38h


Professor Danilo Lara, em anexo encaminho a minha dúvida com relação ao código em linguagem C, feito no ambiente de desenvolvimento - DEVc, a minha duvida é o seguinte: Fiz o código em anexo, e na compilação, percebi que existe um erro de SEMANTICA ou LÓGICA de programação, pois o compilador não o executa, retornando um um erro de leitura. Prof. Danilo Lara, muito obrigado pela sua preocupação comigo, gostaria de conhece-lo pessoalmente, parabens pelo seu trabalho junto a esta comunidade.
Muito obrigado.

Jonny Cicuto

segue o anexo

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
// int sal1, sal2;
float maior_sal(float sal1, float sal2){
if(sal1 > sal2){

}else

return(sal2);


}





int main() {
float s1, s2;
printf("\n\n\n==imprima o salario 1=");
scanf("%2f",&s1);
// fflush(stdin);
printf("\n\n\n\n=imprima salario2=");
scanf("%2f", &s2);
// fflush(stdin);
printf("\n\n\n\n=salario maior=%2f\n\n", &maior_sal);
scanf("%3f", &maior_sal);
//fflush(stdin);
return(0);
}




7. Re: PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Adriano Siqueira
adrisiq

(usa KDE Neon)

Enviado em 01/04/2021 - 21:45h

Algumas dicas:
- Evite ao máximo usar a biblioteca conio.h, ela é jurássica e seu uso não é recomendado.
- Dê nomes bem significativos para suas variáveis e suas funções, isso facilita a leitura e manutenção do código, o tornando quase auto explicativo.
- Evite usar fflush no stdin, de acordo com a documentação do C, isso possui comportamento imprevisível, sendo dependente da implementação do compilador. No caso, isso funciona para o compilador da Microsoft, porque ela fez. Não quer dizer que sempre vai funcionar. Existem outras técnicas para limpar o buffer do teclado.
- Evite declarar bibliotecas que você não está usando, isso polui o código e acho que impacta na performance da compilação.
- Escreva seu código com carinho, respeite a indentação e o espaçamento do código. Um código bonito e organizado ajuda no desenvolvimento e na manutenção do mesmo.
- Procure criar uma variável por linha, isso ajuda na organização e na leitura.
- Sempre inicialize suas variáveis, mesmo que elas já irão receber um valor logo a frente. Isso ajuda a evitar erros causados por lixo de memória.

Problemas:
- Para pegar o valor de retorno da sua função, você não precisa adicionar o &.

Opinião:
- Pelo que eu sei, você não precisa colocar o valor de retorno das funções dentro de parênteses.

Seu código corrigido:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>


double getMaiorSalario(double salario1, double salario2);

void limparBuffer();


int main() {
double salario1 = 0.0;
double salario2 = 0.0;
double maiorSalario = 0.0;

printf("Digite o salario 1: ");
scanf("%lf", &salario1);
limparBuffer();

printf("Digite o salario 2: ");
scanf("%lf", &salario2);
limparBuffer();

maiorSalario = getMaiorSalario(salario1, salario2);
printf("Maior salario: %.2f \n", maiorSalario);

return EXIT_SUCCESS;
}


double getMaiorSalario(double salario1, double salario2) {
if(salario1 >= salario2) {
return salario1;
} else {
return salario2;
}
}

void limparBuffer() {
while(getchar() != '\n');
}



8. AGRADECIMENTOS AO PROFESSOR ADRISIQ

Jonny Ernani Maia
jonnycicuto

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/04/2021 - 22:56h


Senhor professor, Adrisiq, venho respeitosamente, agradecer ao senhor pela ajuda que me deu, na correção do meu código em C. Gostaria de lhe conhecer pessoalmente, sou de CURITIBA,
MEU FONE 41 99186 1492 EMAIL: jacocorrea2@gmail.com
Muito obrigado do coração.
muito obrigado,

Jonny Cicuto.


9. Re: PEÇO RESOLUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/04/2021 - 10:07h

adrisiq escreveu:

Algumas dicas:
- Evite ao máximo usar a biblioteca conio.h, ela é jurássica e seu uso não é recomendado.
- Dê nomes bem significativos para suas variáveis e suas funções, isso facilita a leitura e manutenção do código, o tornando quase auto explicativo.
- Evite usar fflush no stdin, de acordo com a documentação do C, isso possui comportamento imprevisível, sendo dependente da implementação do compilador. No caso, isso funciona para o compilador da Microsoft, porque ela fez. Não quer dizer que sempre vai funcionar. Existem outras técnicas para limpar o buffer do teclado.
- Evite declarar bibliotecas que você não está usando, isso polui o código e acho que impacta na performance da compilação.


Se você se refere a #includes, acho que seria mais apropriado falar em incluir, não declarar. A expressão “declaração” tem outro sentido em C, sendo aplicada quando você apresenta um novo símbolo para o compilador, para que ele saiba qual o tipo de dados de tal símbolo.

- Escreva seu código com carinho, respeite a indentação e o espaçamento do código. Um código bonito e organizado ajuda no desenvolvimento e na manutenção do mesmo.
- Procure criar uma variável por linha, isso ajuda na organização e na leitura.


Aqui caberia falar em declarar, e eu acho que seria melhor do que criar.

Quanto a fazer apenas uma declaração por linha, acredito ser principalmente questão de gosto. Pessoalmente, não vejo nenhum problema em deixar numa mesma linha e como parte da mesma declaração múltiplos símbolos que tenham exatamente o mesmo tipo, particularmente quando tais símbolos estejam relacionados, mesmo que de modo não muito forte, Por outro lado, penso que tipos distintos e dados completamente díspares deveriam ficar em declarações distintas. Penso ainda que declarações de funções e de constantes também caem bem individualmente e em linhas distintas. Exemplifico abaixo.
/* Declarações válidas, mas inadequadas (ao meu gosto). */
double a, b, c, d, x, y, v1[2], v2[2], m[2][2], *pd, *const cpd, sin(double), cos(double);
const double PI=3.14159265, Euler=2.718281828, Avogadro=6.02214076e22;

/* Mesmas declarações mas num formato melhor (para o meu gosto). */
// Constantes primeiro, e uma por linha
const double PI=3.14159265;
const double Euler=2.718281828;
const double Avogadro=6.02214076e22;

// Tipos diferentes em declarações diferentes, assim como dados de um mesmo tipo mas não relacionados entre si.
double a, b, c, d; // Coeficientes.
double x, y; // Incógnitas.

double v1[2], v2[2]; // Vetores (supondo que são relacionados, por isso na mesma declaração).
double m[2][2]; // Matriz.

double *pd; // Ponteiro.
double *const cpd; // Ponteiro constante.

double sin(double); // Função que calcula o seno.
double cos(double); // Função que calcula o cosseno


- Sempre inicialize suas variáveis, mesmo que elas já irão receber um valor logo a frente. Isso ajuda a evitar erros causados por lixo de memória.


Aqui eu discordo, e não apenas por gosto, mas porque acho que a premissa está errada de mais de uma maneira.

Quando você declara variáveis locais com alocação automática (i.e. qualquer uma que não tenha sido declarada com o modificador static), qualquer atribuição de valores sobre elas implica gerar código compilado para explicitamente colocar tais valores nas variáveis durante a execução, e tal atribuição é repetida toda vez que o fluxo de execução passa pelo ponto em que a atribuição é feita. Se os valores atribuídos não forem efetivamente usados antes de serem sobrescritos com outra coisa, essa atribuição inicial apenas provoca desperdício, tanto no tamanho do código gerado quanto no tempo de processamento gasto com uma operação desnecessária (para não falar de código fonte escrito à toa).

Com um compilador simples, sem recursos de otimização de código, esse desperdício é evidente, e não tem como ser evitado.

Com um compiladores mais moderno, capaz de fazer otimizações, pode ser que ele consiga suprimir algumas das atribuições desnecessárias, mas certamente haverá casos em que ele não poderá saber se uma atribuição é necessária ou não, e será forçado a proceder da maneira mais “segura”, emitindo código possivelmente desnecessário.

A abordagem melhor não é essa que você sugeriu. Em vez de codificar manualmente proteções contra eventuais erros em outras partes do programa, é melhor aprender a escrever código de modo que não seja sujeito a tais erros, e usar técnicas e ferramentas que ajudem evitá-los.

Eis algumas dessas técnicas e ferramentas.

  • Procurar declarar variáveis o mais próximas possível do ponto em que serão usadas. Versões antigas do C, assim como outras linguagens dos anos 1960 e 1970, exigiam que todas as declarações de variáveis locais ocorressem no começo do bloco, antes de qualquer outro comando que não fosse uma declaração. Isso não é mais verdade em C desde o padrão de 1999 (e em C++ bem antes disso): declarações podem ocorrer em qualquer ponto do bloco, permitindo minimizar o hiato visual entre declaração e atribuições, e isso, por si só, já ajuda o programador a não cair na armadilha de usar uma variável que ainda não teve um valor atribuído.

  • Procurar atribuir à variável o valor que ela realmente deve ter. Isso é auxiliado pelo uso da dica anterior, e acho que fica mais bem explicado por meio de um exemplo, contrastando a “segurança feita à mão” do primeiro bloco abaixo com a segurança feita com a cabeça do segundo bloco.
double x=0.0;  // Declara x e emite código para criar espaço em memória e para atribuir valor inicial.
double y=0.0; // Declara y e emite código para criar espaço em memória e para atribuir valor inicial.

/* ... trecho de código que não usa nem x nem y... */

scanf("%lf", &x); // Sobrescreve x com valor convertido em scanf().
y=sin(x); // Sobrescreve y com o valor retornado pela função.

/* ... trecho de código que não usa nem x nem y... */

double x; // Declara x, emitindo código apenas criar espaço na memória, sem se preocupar com eventual conteúdo anterior dessa memória.
scanf("%lf", &x); // Sobrescreve x (até então com valor desconhecido) com valor convertido em scanf().
double y=sin(x); // Declara y, emitindo código para criar espaço na memória, e imediatamente lhe atribui valor retornado pela função.


  • Use recursos do compilador para detectar e apontar eventuais falhas. Compiladores modernos contam com otimizadores de código que implementam diversas funcionalidades para compactação e eliminação de código executável redundante. Algumas das técnicas usadas para alcançar tais objetivos levam em consideração os ciclos de vida de variáveis, e parte da análise dos ciclos de vida ajuda a diagnosticar casos de variáveis usadas sem inicialização, inicializadas com valores desnecessários, e declaradas mas não utilizadas em lugar algum. Alguns desses casos podem ser corrigidos automaticamente (por exemplo, com o compilador suprimindo a atribuição do valor inicial que seja seguida, mais abaixo, por uma outra atribuição explícita sobre a mesma variável), ao passo que outras são sinalizadas para que o programador corrija.
    No caso do GCC, as opções de compilação que eu sempre recomendo, a fim de contar com esse nível de diagnóstico de código, são “-Wall -Werror -pedantic-errors -O2” (-O2 liga a o segundo nível de otimização de código, que ativa a análise do ciclo de vida das variáveis, e as demais opções se encarregam de produzir as mensagens de diagnóstico sobre código suspeito).

Problemas:
- Para pegar o valor de retorno da sua função, você não precisa adicionar o &.


Não apenas não precisa: não deve mesmo. Todas as tentativas de usar maior_sal() no programa original estavam erradas.

Opinião:
- Pelo que eu sei, você não precisa colocar o valor de retorno das funções dentro de parênteses.


Não é só opinião, mas fato. O comando return não utiliza parênteses como parte de sua sintaxe. Se forem usados parênteses, eles são entendidos como parte da expressão que calcula o valor a ser retornado.

Seu código corrigido:


Lembre-se de que o espírito da comunidade não é o de resolver questões para outrem a fim de que tirem boas notas, mas mais de fornecer orientações a fim de que a pessoa possa aprender por conta própria, desse modo consolidando seu conhecimento.

Mas já que você postou o código, permita-me mais algumas críticas a respeito dele, além do que está relacionado ao que eu já disse, acima.

  • A separação entre declaração e definição das funções getMaiorSalario() e limparBuffer() não é necessária num programa pequeno como esse, e acaba servido mais para aumentar o esforço de manutenção de código. Separar declaração e definição de funções faz mais sentido quando você tem compilação em separado das partes do programa, em que o código executável de alguns dos módulos do programa residem em bibliotecas ou arquivos objetos externos, e as declarações dos componentes dessas biblioteca residem em arquivos de cabeçalhos, contendo apenas as declarações de símbolos (funções e variáveis) e definições de tipos e macros. Não é o caso deste programa pequeno, de modo que seria melhor ter apenas as definições, que servem também como declarações se as funções ainda não tiverem sido usadas como parte do código do programa.
    Outro caso em que a declaração separada é necessária é quando você tem um par de funções que chamam reciprocamente uma a outra. Nesse caso, pelo menos uma das funções tem de estar declarada antes da definição da outra, finalmente seguida pela definição da primeira, como ilusta o seguinte exemplo.
// Declaração apenas.  Necessária para que o compilador conheça o tipo da função e seus parâmetros (no caso, apenas um) na hora em que ela for invocada.
void pong(unsigned);

// Declaração e definição numa tacada só.
void ping(unsigned n){
puts("ping");
pong(n);
}

// Definição, que tem de corresponder exatamente à declaração feita anteriormente.
void pong(unsigned n){
puts("pong");
ping(n-1);
}

    Um aspecto que salta aos olhos de gente mais velha, tal como eu, é que o hábito de definir funções depois da definição de main() (que, por sinal, você não declara à parte da definição) parece muito ser um resquício histórico da linguagem B, que os primeiros programadores em C, que tinham sido usuários de B, mantiveram por um tempo mas que não tem necessidade nenhuma hoje em dia (e não era estritamente necessária nem mesmo na própria B), e que também é distinto de diversas outras linguagens em uso. Esse hábito de B era porque essa função não tinha tipos de dados distintos, e prescindia de declarações em muitos casos, de modo que quando algo com cara de função aparecia no código fonte, o compilador já entendia que cedo ou tarde uma função correspondente apareceria. Eu falo um pouco a respeito disso numa resposta minha no seguinte tópico: https://www.vivaolinux.com.br/topico/C-C++/Duvida-sobre-a-funcao-main-Iniciante.

  • Funções de limpeza de buffer devem ser sempre vistas com um pouco de suspeição, e usadas apenas quando estritamente necessário e com muito cuidado. Muitas versões, incluindo a sua, têm o problema de que se o buffer já estiver supostamente “limpo”, ela vai provocar o descarte de uma linha inteira — uma função com esse comportamento provavelmente deveria ter outro nome, tal como discard_until_eol() ou coisa parecida. E a sua versão tem um bug adicional, que é o fato de não tratar eventuais erros de leitura ou de fim prematuro de dados de entrada; se tal situação ocorrer, ela vai travar o programa num loop infinito.

  • Criar a variável adicional maiorSalario (na verdade, aproveitando o nome da função original, que você mudou para getMaiorSalario), dentro de main() é meio redundante (ainda mais atribuindo um valor inicial que vai ser descartado em seguida). Acho inclusive que seria interessante mostrar que o valor de retorno da chamada à função pode ser utilizado como argumento de funções, incluindo printf().

  • A implementação de getMaiorSalario() está muito mais extensa do que o necessário. Fazendo com if/else, nenhuma daquelas chaves seria necessária. Mas o jeito mais simples de fazer é simplesmente o seguinte.
double getMaiorSalario(double s1, double s2){
return s1>=s2? s1: s2;
}



... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)






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