Library gráfica?

1. Library gráfica?

Leonardo Tremper
leotremper

(usa Debian)

Enviado em 04/10/2005 - 10:50h

Nos meus programas em C/C++ sempre uso como library gráfica o bom e velho GTK, porém, quando são programas que rodaram no shell, uso o ncurses. Apareceu alguns sistemas pra fazer, que serão rodados em shell (sem o X instalado), mas que devem apresentar imagens e interação como input e outras coisas. A única library que achei, pra rodar no shell, com imagens, foi a libsvga. tudo bem, o programa está ok e funcionando, porém é pesado, pois etou usando double buffering, e é de dificil manutenção... alguém tem alguma lib gráfica que rode direto no shell sem o X? Valeu!


  


2. Svgalib

Marcelo Utikawa da Fonseca
utikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/10/2005 - 11:38h

Olá!

Realmente, a melhor opção para o modo texto seria a svgalib...
Eu desenvolvi inclusive uma interface gráfica como a do win95 rodando nela, para usarmos aqui na empresa onde eu trabalho... E não ficou lento!!!
Roda em pentium-mmx 133 mhz... :-)
Dê uma olhada no acesso direto à memória de vídeo, melhora e muito o desempenho...

Abraços,
Marcelo


3. Re: Library gráfica?

Leonardo Tremper
leotremper

(usa Debian)

Enviado em 04/10/2005 - 13:15h

é que essa aplicação é um sistema de terminal de vídeobingo e usa muitas imagens, por isso ficou lento... mas nessa nova versão usarei mais as capacidades de desenho da SVGA. Poderia compartilhar comigo o fonte da aplicação? Entendo se não puder pois muitas vezes a aplicação é estratégica e não pode sair da empresa. Mas se não puder, poderia me mandar pelo menos uns screenshots pra eu matar minha curiosidade? hehehe..
Valew


4. Re: Library gráfica?

Ricardo Rodrigues Lucca
jllucca

(usa Gentoo)

Enviado em 11/10/2005 - 16:08h

Eu nunca usei, mas houvi falar de um GTK(+)fb que é um GTK(+) para o framebuffer(fb). Talvez seja uma solução mais leve.


5. Allegro

Sidnei Diniz
sidneidiniz

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/10/2005 - 17:19h

Se vc pode dispensar todas as facilidades de uma GUI(como eventos ativados por ações, formulários, objetos de forms, etc...), existe uma API chamada allegro.

O Allegro foi desenvolvido especialmente para desenvolvimento de jogos, ele trás toda uma parte gráfica, assim como uma biblioteca para trabalhar com sons tb.

Embora desenvolvido para o desenvolvimento de jogos 2D, nada impede que vc use o allegro como biblioteca gráfica.

Só que, como já mencionei, vc vai ter que fazer tudo na munheca, o allegro só vai te facilitar para trabalhar com a parte gráfica e de áudio.


6. Re: Library gráfica?

Leonardo Tremper
leotremper

(usa Debian)

Enviado em 15/10/2005 - 18:14h

O Allegro é muito bom sim! eu iso pra fazer jogos de máquinas caça-níqueis no trabalho! E ela tem inputs, forms e afins sim! Já usei alguns desses objetos... Mas infelizmente acho que ela precisa de um X sim, pelo menos não consegui faze-la rodar sem um X...


7. Re: Library gráfica?

Edivan castro de souza
edivan

(usa Debian)

Enviado em 21/10/2005 - 01:59h

Existe a biblioteca ggi, ela usa a Xlib ou framebuffer(svgalib) sem alterar o codigo, com no maximo uma compilada extra.
http://www.ggi-project.org/






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts