IDE [RESOLVIDO]

1. IDE [RESOLVIDO]

Alexandra Silva
Alexandra241

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2011 - 18:58h

Qual a melhor IDE pra programar C/C++ ? E o C# ?


  


2. Re: IDE [RESOLVIDO]

Mauricio Souza Klein
Hebang

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/07/2011 - 19:01h

Vi + g++, sempre.
Pode parecer insano programar em C usando VI (ainda mais em grandes projetos), mas com alguns ajustes o VI se torna infinitas vezes mais produtivo que qualquer IDE.

No caso de C#, não é minha área.


3. Re: IDE [RESOLVIDO]

White Hawk
WhiteHawk

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/07/2011 - 19:06h

Olá. Hebang, você pode nos passar essas configurações do VI para programação C/C++?

Obrigado.


4. Re: IDE [RESOLVIDO]

Mauricio Souza Klein
Hebang

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/07/2011 - 20:12h

Ola!

Aqui tem um vimrc ótimo para programação C/C++:
http://gergap.wordpress.com/2009/05/29/minimal-vimrc-for-cc-developers/

Porém, o Vim aceita vários parametros que não estão nesse vimrc. Logo, algumas funcionalidades que pareçam perfeitas para uns pode ser um transtorno para outros. Logo, o ideal é copiar esse vimrc e alterá-lo conforme seu gosto.

Espero ter ajudado!


5. Re: IDE [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/07/2011 - 21:09h

Em C e C++ não posso dizer qual a melhor. Quanto ao C#, afim de obter todos os recursos da LP sugiro desenvolver em ambiente Windows. Para Linux existe (ou existia) o Mono Project, que é uma implementação livre do Net Framework. Com ele é possível desenvolver em C# no ou para ambiente Linux. Há ainda uma IDE voltada para desenvolvimento Mono, Monodevelop, com a qual pode-se ainda desenvolver em C e C++.

Dito tudo isso, em minha opinião, tendo a visão de um Linux User e programador .Net, a melhor IDE para programar em C# é sem dúvida alguma o Visual Studio.


6. Re: IDE [RESOLVIDO]

White Hawk
WhiteHawk

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/07/2011 - 21:24h

Olá. Hebang, agradeço sua contribuição. Confesso que, até hoje, não conhecia o potencial do VI.

Até mais.


7. IDE

heraldo araujo da silva
heraldoaraujo

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/07/2011 - 16:11h

Para C e C++ eu recomendo o netbeans, agora para C# eu não sei he he :)


8. Re: IDE [RESOLVIDO]

Alexandra Silva
Alexandra241

(usa Debian)

Enviado em 26/07/2011 - 16:19h

será que ninguém programa em C# no Linux ? uasuhsudhsad
Sou iniciante e tô quebrando a cabeça no linux mint debian! Então..curiosidade pra tudo!
@wdmatheus, acho que o visual é poderoso mesmo...tem uma amigo meu aprendendo C# e não desgruda do windows por causa dele! Fico meio encucada..porque sempre temos boas soluções e alternativas pra várias coisas que são de windows! Aqui no linux!


9. Re: IDE [RESOLVIDO]

Mauricio Souza Klein
Hebang

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/07/2011 - 16:28h

Bom, se me permitem dar mais um pitaco, la vou eu:

Nunca programei em C#, nem sei se eh linguagem de script ou compilada, mas independente disso acredito que em QUALQUER linguagem que se va programar, o ideal seria usar o mínimo de "facilitadores" no processo, algo como autocompiladores e coisas do tipo.

Onde trabalho, uso Visual Studio para programar C++ no Windows pelo fato de ser padrão na empresa, porém pra mim é realmente irritante apertar um botão que compila e faz tudo, pois quando ocorre algum erro estranho (linkagem, por exemplo), levasse dias para localizar o erro. Resumindo: VS deixa o programador burro (com o perdão da expressão).
No Linux, como programo há anos usando VI + Gcc, erros desse tipo são facilmente resolvidos pois conhece-se todo o processo de compilação.

Quanto mais básico o ambiente, melhor na minha opinião.

Claro, em projetos gigantes, que envolvem várias pessoas, uma IDE é quase que exigência. Agora, para projetos pequenos, com poucas pessoas ou mesmo apenas uma, sou defensor do Vi sempre.


10. Re: IDE [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/07/2011 - 17:57h

É isso mesmo Alexandra, pra programar em C# no ambiente Linux tem que usar o Mono. C# é uma LP que depende do Net Framework, assim como Java precisa de um JDK (Java Development Kit). Para rodar um programa em C# também é necessário o Net Framework, assim como programas desenvolvidos em Java precisam de uma JRE (java Runtime Environment). Como disse anteriormente no LInux existe o Mono Project, como faz muito tempo que não leio nada a respeito não sei se o projeto continua ativo ou não, mas não custa nada você dar uma fuçada:

http://www.mono-project.com/Main_Page

Dá pra fazer algumas coisas legais em C# com Mono no Linux, eu brinquei bastante mas já faz um tempinho. No Visual Studio por exemplo podemos utilizar o Windows Forms para aplições Desktop. Com Mono, desenvolvendo no Monodevelop podemos integrar C# com GTK ou QT. Porém não chega perto de todo o potencial oferecido pelo Net Framework e Visual Studio, como usar WPF (Windows Presentation Fundation) para aplicações Desktop ou Asp.net MVC 2 e 3 para aplicações Web.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts