Duvidas sobre o propósito de C++

1. Duvidas sobre o propósito de C++

Pedro Rafael
Pedro Rafael

(usa Fedora)

Enviado em 11/09/2008 - 22:40h

Pessoal gostaria de saber se o C++ serve pra mexer com calculos matemáticos e trabalhar com funções matemáticas a pesar de ser orientada à objeto, ou seria melhor usar o velho C?

Ouvi falar de uma linguagem chamada de Haskell que é puramente orientada à função mais há pouco material na net falando dessa linguagem.Os tutoriais que consigui baixar sobre Haskell são muito fracos e de baixo nível para um perfeito entendimento de tal linguagem. Meu trabalho se resume em simulações de calculos matemáticos onde geralmente trabalho com banco de dados enorme. As vezes preciso trabalhar com calculo de matrizes de dimensão 100 mil po 100 mil. Uma boa parte do meu trabalho também se resume a mecher com planilha de dados no formato CSV. Resumindo será que o melhor é investir no velho C ou partir para o uso de C++ ou nem uma das duas????

Será que o C já é coisa do passado ou se não, será que C vai deixar de ser usado em curto praso de tempo???


obrigado pessoal


  


2. Re: Duvidas sobre o propósito de C++

Júlio Ferreira de Souza Neto
juliofsn

(usa Fedora)

Enviado em 11/09/2008 - 23:20h

Bom, aí vai uma opinião totalmente pessoal.

Acho que nenhuma linguagem é feita para apenas um uso, mas é claro que para certas funções as características de uma linguagem acabam fazendo ela mais adequada a certas situações.

No seu caso de cálculos matemáticos, a preferência por Haskel pelas pessoas da área deve vir do fato de que pela forma como foi feita, não é preciso se aprofundar em técnicas de programação para utilizá-la, já que a liguagem é muito parecida com a linguagem matemática. Também podem haver outras questões, mas daí já foge do pouco que conheço de Haskel.

Esse é o problema de C e C++, nesses casos para realizar essas mesmas funções você teria que aprender mais a fundo a linguagem que você escolher, isso pode não ser um problema se é exatamente aprendê-las que você quer. No caso de C++ ainda há o aprendizado da Orientação a Objetos, nem sempre necessária pra todos os casos (e na minha opinião, se for pra programar em C++ estruturado, melhor C mesmo), mas que ajuda bastante se o seu programa for mais complexo. E nesse caso você já conheceria uma linguagem bem mais utilizada em outras áreas, e não ficaria preso apenas à essa necessidade de agora.

Bom, minha opinião, espero ter ajudado.


3. Re: Duvidas sobre o propósito de C++

Pedro
javamizer

(usa Suse)

Enviado em 12/09/2008 - 00:10h

Acredito que se quer fazer tais cálculos na verdade o que está buscando é uma linguagem robusta e que tenha recursos para isso, mas que acima de tudo tenha alta performace e te economize recursos do sistema operacional...

Recentemente contribui com uma dica sobre isso, mas ainda está na fila de espera.

Mas enquanto não sai dê uma olhada aqui:
http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=40892&JavaVsC-com-Processadores-CoreX


4. Re: Duvidas sobre o propósito de C++

Fagner Amaral de Souza Candido
f_Candido

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/09/2008 - 10:11h

Olá,
Concordo com os colegas acima, cada linguagem tem o seu propósito. C/C++ são linguagem de propósitos gerais, logo você pode usar perfeitamente estas linguagens sem problemas. Mas temos também linguagens matemáticas, então cabe a você programador escolher qual a melhor para seu propósito. Varia muito, depende muito do caso de uso.

Abraços


5. Re: Duvidas sobre o propósito de C++

Maycon Belfort Silva
mayconbelfort

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/12/2008 - 16:50h

Ola tambem concordo com os colegas, cada linguagem tem sua finalidade melhor em algumas áres, porem se voce quer ter uma alta eficiência, procure um pouco sobre a linguagem Lua, estudei um pouco sobre ela, e sei que é muito eficiente, é até usada em jogos. Bem está ae minha opinião e uma sugestão!!!!

flw, espero ter ajudado!


6. Re: Duvidas sobre o propósito de C++

Ronaldo Faria Lima
ron_lima

(usa Slackware)

Enviado em 08/01/2009 - 14:07h

C++ objetiva ser uma evolução da linguagem C, suportando programação orientada ao objeto bem como programação genérica. trata-se de uma linguagem de uso geral. Assim como a linguagem C, C++ tem uma ampla biblioteca de suporte à operações de ponto flutuante, que devem atendê-lo no que diz respeito aos cálculos matemáticos.

No entanto, vale lembrar que estamos falando de aritmética de ponto flutuante e fica à cargo do seu programa controlar os erros de arredondamento ocasionados pelas operações que seu programa possa vir a executar.

Caso você precise executar aritmética de ponto fixo, será necessário você implementar uma biblioteca para as suas necessidades.

Para o seu problema em particular, C++ lhe permite modelar a sua solução através de classes, o que pode levar a um design bem elegante. O tamanho das suas matrizes dependerão das limitações do seu processo, não sendo uma limitação da linguagem de programação em si.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts