Desenvolvimento de jogos

1. Desenvolvimento de jogos

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removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/01/2006 - 10:54h

Para quem se interessa pelo assunto, aqui vai alguns links para sites nacionais :

www.pdj.com.br
www.gamedev.com.br
www.unidev.com.br

Aproveitando o tópico, eu tenho um Framework para SDL e C++ em desenvolvimento, o nome dele é Thing, o projeto esta alocado no site http://www.gamedev.com.br, se alguêm se interessar em coloborar (aprender e ensinar) entre em contato (durfos@gmail.com).


  


2. Re: Desenvolvimento de jogos

Diego da Silva de Medeiros
diegotosco

(usa Slackware)

Enviado em 06/01/2006 - 19:08h

Muito obrigado, estava mesmo atrás de sites como esses.

Mas eu tenho uma pergunta, estou programando em C faz uns 8 meses e acredito que já tenho bagagem e idéias suficientes para encarar um jogo de RPG simples, em modo texto baseado em Ncurses. Numa primeira olhada nesses sites que você passou eu notei muitos tutoriais e projetos em C++. Eu queria saber, vale a pena arriscar e tentar fazer um jogo em C? ou é melhor usar as férias para começar a aprender C++?

Muito obrigado desde já.


3. Ponderação

Magno K. Nardin
M4gNv5

(usa Suse)

Enviado em 06/01/2006 - 19:31h

Embora não tenha sido dirigida à mim, gostaria de dar meus dois cents :)

Aprenda C++. Os jogos comerciais hoje são desenvolvidos em C++. A grande dificuldade para os desenvolvedores Linux é justamente não ter ferramentas IDE específicas, mas com a liberação da biblioteca OpenGL e a evolução de ferramentas como o Blender, logo teremos um conjunto eficiente, capaz de produzir bons softwares para o Linux nessa linha também.

Acredito que os pioneiros - essa geração que está se dedicando a isso agora ou começou esses anos - terão um "background" que será valorizado pelo mercado em um futuro bem próximo.

Boa sorte.


4. Re: Desenvolvimento de jogos

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/01/2006 - 02:25h

Cara você pode fazer jogos tanto em C quanto C++, o maior diferencial é fazer em C++, mas porque em C++, porque você consegue modular melhor o código, abstrair e ter maior organização. Realmente é verdade as grandes empresas de desenvolvimento de jogos preferem C++.

Quanto ao jogo modo texto, se você acredita que já tem bagagem em C e NCurses, cara vá em frente, experimente faça tudo que você tem em mente, mas lembre-se no começo é difícil.

Quanto a PONDERAÇÃO, existem excelentes IDEs disponíveis para Linux, vou citar duas delas aqui, sendo elas:

Anjuta: anjuta.sourceforge.net/
KDevelop: www.kdevelop.org/

Numca usei Anjuta e nem tentei instalar, simplesmente porque já sou adepto do KDevelop.

As libs prediletas do desenvolvedores de jogos OpenSource são SDL e OpenGL, que pode ser tanto usadas juntas como separadas.

SDL: www.libsdl.org
OpenGL: www.opengl.org

Para modelagem 3D o Blender tá muito bom, e com ferramentas excelentes.

Blender: blender.org/

Para as imagens em geral nada melhor do que o bom e velho GIMP, que vem na maioria das distros.

A quem quer se aventurar neste mundo, uma boa sorte e uma boa viagem.




5. Cenas

Ricardo Rodrigues Lucca
jllucca

(usa Gentoo)

Enviado em 10/01/2006 - 07:57h

Tem tambem uma biblioteca de cenas que achei ela maravilhosa por já ter a manipulação de vetores incluida(multiplicação, soma, produto vetorial, etc). Ela tem muitas coisas. O site é www.openscenegraph.org.

[]'s
PS: biblioteca em C++.






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