
Jarm1s0n
(usa Linux Mint)
Enviado em 05/01/2016 - 19:49h
Boa noite galera,
Primeiramente, peço desculpas caso a categoria/subcategoria do tópico esteja no lugar errado. Sou iniciante, tanto no linux como neste fórum, e este é meu primeiro tópico. (:
Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Existe algum Firewall para o que bloqueie todo e qualquer tráfego de entrada e saída no Linux, e que permita o acesso a medida que for necessário?
Pergunto isso, pois, gostaria de ter algum firewall na minha máquina que ficasse rodando em segundo plano e me questionasse quando algum programa ou serviço tentasse enviar ou receber dados da Internet.
Por exemplo, venho do Windows 7 e nele, eu utilizava o firewall do Avast! Internet Security. Com esse programa ativo, quando um programa fosse acessar determinado recurso, ele me questionava se eu gostaria de permitir ou bloquear. Permitindo uma vez, automaticamente ele criava uma regra e tal programa tinha "passe livre" sempre que precisasse. A lógica era mesma caso eu bloqueasse o programa, ou seja, ele não acessava nada. E isso se mantinha assim, até que eu alterasse a regra manualmente.
No Android, tenho o mesmo tipo de Firewall sendo o AFW+.
Cheguei a testar o UFW da minha distro (uso o Linux Mint 17.3), mas ao ativá-lo, ele não bloqueia nada, a não ser que eu faça isso manual e explicitamente.
Espero que tenha ficado claro a minha dúvida, e lamento pelo texto. rs
Abraços.