Instalar linux num hd externo

1. Instalar linux num hd externo

Saulo N. B. S. Teles
steles

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/02/2010 - 16:53h

Olá pessoal.
Atualmente uso o Kubuntu 9.10 em dual boot com o Windows Xp SP2 em um HD de 500 GB.
Anteriormente tinha um HD de 40 GB que foi substituído pelo de 500.
Agora adquiri uma case para usar o HD de 40 GB para servir de backup de arquivos, mas pretendo instalar uma nova distribuição linux nesse HD que usa uma porta USB.
Porém, ao tentar instalar o Fedora 10 nesse HD foi solicitada a indicação de qual HD conteria o novo boot.
Então fiquei preocupado, pois se eu instalar o novo boot no HD de 500 GB ele vai sobrescrever o grub com o Kubuntu e eu não quero isso. Quero apenas que o HD de 40 GB contenha o Fedora. Para evitar danos ao grub original saí do programa de instalação do Fedora.
Alguém sabe como posso apenas instalar o Fedora no HD externo, sem alterar o grub que tem o Kubuntu e o Windows?
steles



  


2. Re: Instalar linux num hd externo

Rodrigo Gonçalves
rodrigo.gsantana

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2010 - 17:05h

Steles, como esse "terceiro HD" usa uma porta USB. Sugiro que conecte ele em seu Pc normal. E dentro do próprio Windows aí você pega a Iso da distribuição que você quer instalar e use o programa "Bootable USB 0.9." ou outro semelhante para transferir a iso para´este HD.

Ou seja, você vai instalar a distro neste HD separadamente, sem correr o risco de comprometer o outro Grub.

Ai sim, depois de instalado no HD externo, você configura seu grub p/ adciona-ló na lista de boot.


Eu já fiz isso e consegui :D

Abraços!


3. também

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2010 - 17:19h

também já fiz desse jeito.


4. Re: Instalar linux num hd externo

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 26/02/2010 - 17:32h

Já instalei mais de uma distro, da maneira como o companheiro Steles está pensando, direto em um HD externo, sem alterar a instalação pre-existente no PC.

Para fazer isto que você deseja, ao chegar na etapa final da instalação, onde o instalador pergunta onde você deseja instalar o gerenciador de inicialização (boot), opte pela partição do HD externo onde você está instalando o raiz (/) da sua nova distro.

Desta forma você terá acesso não só a esta nova distro instalada como também a todas as outras instaladas no Hd interno do seu PC, basta que você quando conectar o HD externo no boot, indicar para inicializar por ele.

Se você não mandar inicializar pelo HD externo, o boot vai rodar na maneira normal, pelo hd interno do seu pc e você terá acesso normal aos arquivos que estão no HD externo, bastando para isto montar o mesmo caso a sua distro já não faça isto de forma automática.

Caso você conecte o HD externo depois de já estar com o seu Linux rodando, também vai funcionar normalmente.

O segredo portanto será apenas mandar instalar o gerenciador na partição raiz em que você está instalando a nova distro no HD externo. Isto aparece normalmente nas opções avançadas na etapa de configuração do gerenciador de boot (hoje em dia normalmente o Grub).


5. Instalar linux num hd externo

Saulo N. B. S. Teles
steles

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/02/2010 - 14:01h

Resposta ao Rodrigo: baixei o programa 'A Bootable USB 0.9.0.3' e o instalei, porém ao acessá-lo apareceu a mensagem de erro: 'Unable to open file'. Não sei por qual razão!
Resposta ao Meinhardt: não tendo dado certo as instruções do Rodrigo, optei por suas orientações, instalando o Fedora 10 no Hd externo e colocando o boot também nessa partição. Porém ao reiniciar a máquina não consigo de forma nenhuma entrar nessa partição para completar a instalação (criar uma conta no home, etc.), pois não há indicação dela em nenhum lugar.
Ao abrir o Kubuntu, verifico com o Dolphin que existe essa partição, a qual está com o nome '%boot', porém não dá para fazer nada.
Como faço para entrar nessa partição para completar a instalação do Fedora?



6. Re: Instalar linux num hd externo

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/02/2010 - 18:37h

Para poder acessar novamente aquela partição onde você fez a instalação no HD externo você vai precisar fazer a mesma coisa que se fosse botear pelo HD externo. Ao ligar o computador vai precisar definir o HD externo como primeiro drive para leitura. Em alguns computadores, basta pressionar F12 no inicio do boot e já abre uma janela para escolha do local de boot, CD-Rom, HD, HD-externo, pen-drive, etc.

Só se você fizer o boot iniciando pelo HD externo é que você ao re-iniciar vai de volta para a distro recén instalada para completar a configuração. Acredito que seja apenas este o problema.


7. Instalar linux num hd externo

Saulo N. B. S. Teles
steles

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2010 - 11:56h

Olá Meinhardt.
Entrei no Setup da Bios e na seção 'Boot' > Removable Device > encontrei entre outras a opção 'USB FDD'.
Será que essa opção se refere ao disco removível externo, onde se encontra a distribuição Fedora?


8. Re: Instalar linux num hd externo

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/03/2010 - 14:06h

A nomenclatura pode variar dependendo da Bios, porém devem aparecer quase sempre alguns dos itens clássicos como HDD (HD fixo principal), FDD (drive de diskette - Flexible Disk Drive), CD-ROM, outros itens conectados via USB (entre estes, deve estar o seu HD externo). Talvez seja algo como USB-key que seria um pendrive e que talvez também sirva para o HD externo. Será necessário experimentar, lembrando de deixar o seu HD externo acoplado ao PC ao dar o boot em vez de conecta-lo depois.

A alternativa que você menciona, teoricamente poderia ser um drive de diskette acoplado por conector USB, pois FDD significava nos tempos do diskette, Flexible Disk Drive. Pode ser que sirva para outros dispositivos USB, porém acredito que exista algum especifico talvez não para HD externo porém no minimo para pendrive que seria o mais lógico.

Existe ainda a possibilidade de que as alternativas USB-Key (pendrive), não esteja habilitado nas outras opções da Bios. Seria conveniente verificar e habilitar. Normalmente também deveria aparecer alguma alternativa de boot a partir da rede (LAN). Esta é outra alternativa que não deveria aparecer se não estiver habilitada em outra das telas de configuração da Bios.

Agora estou no meio da preparação de uma cotação. Se não fosse isto poderia usar o meu HD externo e bootear a partir dele para poder passar a informação correta, pelo menos referente a BIOS do meu NoBo.

Caso você não encontre o item a usar com base nas dicas acima, vou tentar mais tarde usar o meu HD externo para bootear e anotar a numenclatura usado no caso do meu.


9. Instalar linux num hd externo

Saulo N. B. S. Teles
steles

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2010 - 17:51h

Olá Meinhardt.
Realmente a opção USB FDD serve para disquetes, pois eu configurei com essa opção e o computador no momento do boot pede por um disquete de boot (que eu não tenho).
Vou tentar outras opções para ver se acho alguma que funcione com o hd externo.
Estou temeroso de que a bios de minha MoBo não tenha a opção de se dar o boot por meio desse device.


10. Re: Instalar linux num hd externo

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/03/2010 - 19:43h

A Bios usada neste NoBo (NoteBook) Acer Aspire é uma Phoenix do ano 2006 ou 2007 e portanto mais ou menos atual. Nas alternativas de configuração / setup da Bios, aparece aquela alternativa que permite alterar a sequencia de boot usando a tecla F-12 na partida, bastando para tal habilitar (enable) o item:

F12 Boot Menu - Enabled

Neste caso, estando com o HD externo acoplado a um dos conectores USB, ao usar a tecla F-12 no inicio do boot, ele apresenta 3 alternativas para minha escolha:

IDE 0
IDE CDROM
USB HDD

No menu de boot no Setup da Bios, onde são definidos os padrões de boot, incluindo a ordem de leitura na partida aparecem os seguintes itens:

IDE 0 (HD interno principal)
IDE CDROM (Drive de CD / DVD)
USB Key (Pendrive)
USB HDD (HD externo via USB)
USB CDROM (CDROM externo via USB)
Network Boot (Boot direto a partir de rede física)
USB Floppy (Boot com diskette)

A nomenclatura acima nem sempre é a mesma, variando de acordo com a marca da Bios, como no seu caso em que o boot por diskette aparece como USB FDD (Flexible Disk Drive via USB) em vez de USB Floppy como no caso deste meu NoBo.

A menos que a sua bios e a sua MoBo (MotherBoard) seja mais antiga, acredito que deveria incluir pelo menos pendrive ou alguma coisa como Massive Storage Device. A solução seria então fazer uma tentativa com este esperando que a BIOS reconheça o seu HD externo como se fosse um pendrive.


11. Instalar linux num hd externo

Saulo N. B. S. Teles
steles

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/03/2010 - 09:29h

Caro Meinhardt.
Informo abaixo as opções que aparecem como 'Removable Device' no setor de 'Boot' da Bios:
-Disabled, -Legacy Floppy, -LS 120, -Zip, -Atapi MO, -USB FDD e -USB Zip.
E infelizmente parece-me que não há opção para se dar boot por um hd externo, pois as opções 'Legacy Floppy' e 'USB FDD' pedem um disquete. As opções de Zip parece-me que não são adequadas para hd.
Em todo caso vou testar uma por uma, as ainda não testadas, e ver o resultado.
Agradeço pelas suas orientações, mas talvez o problema se encontre nas limitações da minha Mobo.
Fica ainda uma pergunta: essa possibilidade de tornar a tecla F12 'enabled' fica no setor de boot?


12. Re: Instalar linux num hd externo

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 02/03/2010 - 11:18h

Estimado Teles,

Citação:
---------------
Informo abaixo as opções que aparecem como 'Removable Device' no setor de 'Boot' da Bios:
-Disabled, -Legacy Floppy, -LS 120, -Zip, -Atapi MO, -USB FDD e -USB Zip.
E infelizmente parece-me que não há opção para se dar boot por um hd externo, pois as opções 'Legacy Floppy' e 'USB FDD' pedem um disquete. As opções de Zip parece-me que não são adequadas para hd.
Em todo caso vou testar uma por uma, as ainda não testadas, e ver o resultado.
Agradeço pelas suas orientações, mas talvez o problema se encontre nas limitações da minha Mobo.
Fica ainda uma pergunta: essa possibilidade de tornar a tecla F12 'enabled' fica no setor de boot?

---------------

Espero que pelo menos alguma das alternativas restantes funcione. O único jeito vai ser experimentar. Acredito que a que tem mais possibilidades é aquela do ATAPI MO, porém não lembro de haver lido nenhuma sigla que pudesse ter relação a MO. O ATAPI indica um dos tipos de acoplamento de devices ao barramento, sendo meio primo irmão de alguns tipos de HD (se você lembrar, ha algum tempo atrás no próprio Setup das Bios aparecia IDE-ATAPI para os HDs).

Com referencia a ativação da tecla F-12 para permitir a escolha do meio (drive) de boot já na primeira tela, no caso da minha BIOS, aparece a alternativa de habilitação / desabilitação no menu principal (Main) do Setup da Bios.




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts