O FreeFileSync "destruiu" meu backup!

1. O FreeFileSync "destruiu" meu backup!

Rômulo Peixoto Remédios
rommulo9

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/11/2020 - 12:49h

Olá pessoal.

Tenho 2 HDs externos de 1 TB cada, sendo o primeiro um Samsung M3 destinado a backup de arquivos pessoais (GPT, ETX4) e o segundo um TOSHIBA External USB 3.0 (GPT, NTFS), destinado a armazenar meus downloads de aplicativos e conteúdos multimídia.

Um belo dia eu decidi eliminar do primeiro HD (arquivos pessoais) tudo o que estivesse repetido no segundo HD, para sobrar mais espaço.

Então usei o FreeFileSync v.11.0 para comparar arquivos em ambos os HD's.

Abri então a visualização dos arquivos idênticos em ambos os lados, e mandei deletar todos no lado esquerdo (HD Samsung com meus arquivos pessoais). Num dado momento, a lixeira lotou e optei pela exclusão imediata dos excedentes. Seguindo-se à listagem de arquivos idênticos, estava a de incontáveis diretórios, então marquei também eles para deleção.

Veio então a bomba: quase toda a árvore de diretórios foi excluída, incluindo incontáveis arquivos que existiam somente no primeiro HD, ou que eram mais atualizados que no segundo HD... perdi quase 100% de meus arquivos pessoais!

Galera, se eu estivesse usando o TotalCommander no Windows, mandando excluir arquivos idênticos em um dos lados, isso jamais teria acontecido. O FreeFileSync tem funcionalidades boas, mas nesse caso me causou uma perda imperdoável !

Estou com as duas mãos na cabeça, pra não deixar cairem meus cabelos... quase 300 gigas de arquivos perdidos! Essa função do FreeFileSync de excluir arquivos idênticos em um dos lados, eu recomendo somente pros meus piores inimigos :P

Já usei o GetDataBack e Restorer Ultimate 10 da bitmart, mas eles não conseguiram recuperar praticamente nada, apresentando numerosos arquivos zerados. Faltou eu tentar pelo Restorer Ultimate "Pro", que se diz capaz de encontrar inodes perdidos em partições EXT4.

Pois bem, galera, se é verdade que existem ferramentas de computação forense, usadas pela perícia policial para analisar discos rígidos em busca de provas criminais, então tenho a esperança de encontrar alguma ferramenta poderosa, que realmente recupere meus arquivos pessoais nesse HDD Samsung M3 de 1 TB, formatao em GPT, EXT4.

Ah... tentei também via testdisk e R-Linux.

Fico então no aguardo da preciosa ajuda de vocês, na esperança de algum "milagre" :)

Enquanto isso, mantenho esse HD parado, sem alterar absolutamente nada nele.



  


3. Re: O FreeFileSync "destruiu" meu backup!

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/11/2020 - 20:42h

-meu filho detonou minha partição bkp inadvertidamente
-foi difícil recuperar alguns arquivos c/ testdisk






4. Re: O FreeFileSync "destruiu" meu backup!

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/11/2020 - 21:02h

clodoaldops escreveu:

-meu filho detonou minha partição bkp inadvertidamente
-foi difícil recuperar alguns arquivos c/ testdisk





Eu achei testdisk totalmente hostil. É um programa que não dá para usar sem ler algum tutorial antes.