Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

1. Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 14:03h

Galera, esse deve ser o terceiro tópico que escrevo em dois dias aqui na comunidade, mas é que realmente me interesso pelo assunto e gostaria de fazer as coisas funcionarem por aqui.

Bom, o que estou montando é um servidor para 8 computadores que roda Debian Lenny e já tem instalados: DHCP3-SERVER, LTSP (Linux Terminal Server Project), SAMBA, APACHE2 e BIND9.

Todos os serviços estão configurados, com exceção do BIND9 (e talvez do Samba?), que realmente não entendo NADA. Não sei se deixar ele com a configuração default (named.conf) é ou não é bom, mas sei que os computadores não estão conseguindo se ver na rede Windows (nem o Linux ve os outros) e nem os comandos de nslookup estão retornando os hostnames.

Li uma série de artigos pela net, mas todos mostram configurações sem explicações eficientes. Já li até um tutorial sobre DNS completo! Entendi termos e estruturas de arquivos, mas estou com dificuldades em aplicar isso na minha rede.

Aliás, o que quero com a minha rede é, basicamente, fazer com que os PCs se comuniquem não só pelos IPs, mas também pelos hostnames das máquinas (e também ser visto na rede) e que consiga navegar tranquilamente nos sites da web.

Me desculpem a quantidade de informações!

Valeu!


  


2. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Fabio Soares Schmidt
fs.schmidt

(usa CentOS)

Enviado em 17/09/2010 - 14:13h

Amigo, estamos aqui para se ajudar mesmo !

Bom, eu acho esse artigo interesse para montar um servidor dns pequeno como o seu caso: http://www.madboa.com/geek/soho-bind/


3. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 14:33h

fs.schmidt,

Muito obrigado pelo link! Realmente explica muito bem.

Mas em relação à minha necessidade, somente a primeira etapa (de construção de um "caching name server") já é o bastante pra conseguir fazer com que cada PC forneça um hostname dentro da rede?

Hoje é assim: o roteador passa o domínio "local.lan" para o clientes (PCs), e estes entram com o hostname.
Com esse "caching name server", já vou fazer essa função de armazenar estes hostnames e, inclusive, fazer com que os PCs Windows e Linux consigam se "ver"?


4. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/09/2010 - 15:02h

Bela idéia felipe ===> "intranet"


5. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 15:23h

slackpunk,

Foi mal, mas não entendi o que vc quis dizer, hehe =P


6. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Fabio Soares Schmidt
fs.schmidt

(usa CentOS)

Enviado em 17/09/2010 - 17:52h

Amigo, pelo visto você não tem um dominio na sua rede, certo? Para as maquinas windows se "verem" na rede basta apenas coloca-las no mesmo grupo de trabalho, para que vejam o linux e o mesmo acesse as estações windows você precisa configurar o samba. Feito isso você consegue acessar as maquinas pelo nome na rede, já que o windows resolve por netbios.


7. Re: Iniciante - Configuração do BIND9 [RESOLVIDO]

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 18:11h

Bom, o que eu quero é que, internamente, as máquinas possam passar o hostname (nome de máquina) para o meu servidor, e serem reconhecidas em acessos diretos ao nome delas. Por exemplo:

Na minha rede existe a máquina com nome de "felipe" rodando Windows. Pra acessar ela, basta digitar (no Win) \\felipe. Os arquivos compartilhados ou impressoras serão apresentados. Além disso, ao pedir nslookup de "felipe", o retorno será "felipe.rede.interna" e o IP da máquina ("rede.interna" é o domínio usado aqui).

Pra conseguir fazer com que as coisas funcionem como dito acima, tenho que alterar alguma coisa no BIND9? Fazer uma zona específica para "rede.interna"? Acho que agora consegui chegar no ponto específico do meu problema...


8. RESOLVIDO

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 20/09/2010 - 10:07h

O que fiz foi seguir os seguintes artigos/tutoriais:

http://www.madboa.com/geek/soho-bind/ (passado pelo fs.schmidt)
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/DHCP-e-BIND9-Se-entendendo-via-Dynamic-DNS?pagina=1

Lendo os dois artigos/tutoriais, vc irá aprender a configurar uma zona local, do tipo "minha.casa", "rede.escritorio" ou qualquer outro domínio, e também fazer com que os servidores DHCP (DHCP3-SERVER) e DNS (BIND9) se comuniquem para que, a cada lease de IPs, o DNS seja atualizado com o hostname.

Por exemplo: configurei a zona local "rede.interna" em um servidor de nossa empresa. Cada computador que entra na rede, além de "ganhar" um IP, tem seu hostname "construído" e relacionado ao IP. Ou seja, se o PC "felipe" entra na rede, o DHCP dá o IP 192.168.2.x (ou outro range local) para ele e relaciona este mesmo IP ao hostname "felipe.rede.interna".

Em relação aos computadores se "verem" na rede, basta tornar o servidor linux em um server Netbios, habilitando a configuração dentro do /etc/samba/smb.conf, e também informando os PCs da rede (via DHCP) que existe um servidor Netbios na rede. Para isso, adicione dentro da sua subnet no dhcpd.conf: option netbios-name-servers IP_ESTÁTICO_DO_SEU_SERVER;

Muito obrigado a todos pela ajuda!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts