Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

1. Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

Adriano S. Machado
linuxasousa

(usa Debian)

Enviado em 26/12/2016 - 18:25h

Td bem Galera?

Sei que estamos em festas, mas os problemas não param, vem vamos ao que está ocorrendo.

Os aparelhos IP´s tipo GrandStream funcionam normalmente, mas o ZoIPer do aparelho celular, ao tentar ligar para qualquer ramal, aparece a mensagem: Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

Não estou encontrando grandes referencias para entender o problemas, se conseguirem me ajudar agradeço.

Obrigado.

Adriano.


  


2. Re: Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

Benedito
bmarquesm

(usa Fedora)

Enviado em 01/01/2017 - 10:47h

Bom dia. Conforme a mensagem indica, verifique o codec que está configurado no zoiper em Configurações > Preferencias > Codec. Como codec selecionado, deixe apenas o a-law e o ILBC. Provavelmente o seu asterisk não aceita o codec que vem como padrão no softphone, e com esta configuração ja deve resolver.


3. Re: Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

Adriano S. Machado
linuxasousa

(usa Debian)

Enviado em 03/01/2017 - 15:14h

Marques,

Fiz as configurações no Zoiper conforme orientou, mas continua com o mesmo problema.

Notei que quando estou na mesma rede que o Asterisk, o ramal funciona normalmente, o problema é quando estou em rede diferente.

No firewall foi realizado o NAT das portas 5060 e 10.000 ~ 20.000 tanto em tcp quanto udp.

Teria mais alguma dica?

Obrigado,


4. Re: Unknown RTP codec 95 received from '(null)'

Benedito
bmarquesm

(usa Fedora)

Enviado em 03/01/2017 - 16:22h

Boa tarde.

Posta os resultados dos comandos abaixo:


1 - [root@centos:~]# rasterisk -x "sip show peer 1000" (caso o número do seu ramal seja outro diferente de 1000, colocar o número do seu ramal);


2 - [root@centos:~]# cat /etc/asterisk/rtp.conf | grep rtp

3 - Faça testes com outros softphones, como o x-lite ou linphone para ver se o mesmo problema persiste.




Perguntas:

- Qual o roteador/firewall que você utiliza na rede em que está o PBX? caso seja algum roteador como tp-link, verifique se a opção sip alg está habilitada. Se estiver, desabilite-a e faça o teste novamente.

- Você está utilizando uma solução como Elastix/Freepbx ou asterisk puro? Pergunto pois em algumas soluções deste tipo há um firewall embutido, podendo bloquear o tráfego de dados das portas de áudio.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts