Montar um servidor Asterix [RESOLVIDO]

1. Montar um servidor Asterix [RESOLVIDO]

Marcos Vinicius
marcosvinicius12

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/02/2015 - 09:29h

Olá pessoal

Sou novo com telefonia e na minha empresa preciso implantar um servidor VOIP, para atender a matriz e as filiais
Com o hardware da maquina (placa mãe, processador, memoria HD) já esta OK
Preciso saber quais são as placas que vou utilizar para que tudo funcione

Vamos contratar um plano de linhas digitais (E1)
e temos duas linhas analógicas

quais são as placas que preciso para que tudo funcione? tanto os ramais quanto as linhas de entrada
andei vendo sobre um sistema chamado Elastix, acho que vou usa-lo

Desde já agradeço


  


2. Re: Montar um servidor Asterix [RESOLVIDO]

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 08/02/2015 - 14:23h

Apensar do universo asterisk ser muito vasto, considero que de uma maneira pratica temos duas opções:

1 - Meucci (Nacional - com o pessoal da Digivoice)

2 - Elastix (Internacional - hardware diversos)

3 - Montar tudo na mão (fora de cogitação - para que reinventar a roda - sou absolutamente contra)

1 - Para a opção número (1) Prós x Contras:
Prós:
Suporte, fórum Brasileiro você liga fala direto com os caras, você deixa post no fórum eles respondem.
Tudo fácil, tudo descomplicado. Menus em português, códigos de facilidades em português, operadora do asterisk em português. Lindo.

Contras:
É proprietário, tive que instalar um hardware da Digium no Meucci, comprei a maior briga da história do fórum, se quiser acompanhar pesquise no google por PLACA DIGIUM TDM800, e lá estará o registro. Não obtive nem resposta, e nem ajuda da comunidade, foi na luta mesmo.
É caro. Não entendo porque ainda temos tanto imposto sobre produtos nacionais, e porque esses produtos chegam tão caros até o consumidor final. Compare: placa digivoice 4 fxo R$ 1.600,00 / placa digium 4 fxo R$ 600,00. Não tem driver instalado para outros hardwares.

2 - Para a opção número (2) Prós x Contras:

Prós:
O Elastix é poderoso, roda muito leve, está muito "debugado" existe muita informação na internet para a opção cummunity. Interface extremamente simples e amigável. Faz "tudo" que um PBX de "ponta" precisa fazer. Você tem total autonomia sobre o software e hardware. Hardware extremamente barato, suporte "qualquer" coisa que você espertar nele, e instala tudo automaticamente.

Contras:
Os menus da operadora que vai "falar/interagir" com o usuário estão em inglês, existem traduções na internet, são pagas e não funcionam muito bem. Já comprei e já testei falo por experiência. Você não pode ligar e falar com os caras, sempre estará sujeito as revendas, que importam e trazem de Paraguai, são muitas vezes "micreiros" que não sabem o que estão fazendo, e nem o que estão falando, os "black hats" do Asterisk, sempre cobrarão caro para dar o suporte mais especifico quando você são souber mais a quem recorrer. Para ambiente de produção, recomendo algum parceiro na sua cidade para recorrer quando a corda apertar.

Por fim, teste, teste sempre antes de fazer tudo funcionar, não recorra a Leucotron, é possível ter melhores resultados fazendo tudo em "casa" mesmo. Se precisar de "algo" mais, entre em contato: www.novainfra.com.br grande abraço sucesso na empreitada!










3. Re: Montar um servidor Asterix [RESOLVIDO]

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 08/02/2015 - 14:28h


Ultima consideração:

NÃO FAÇA UM SERVIDOR DE ASTERISK EM PC. USE SEMPRE, SEMPRE UMA PLATAFORMA SERVER (SE FOR O CASO COMPRE UM SERVER USADO - EXISTEM AOS MONTES NO MERCADO LIVRE. NÃO UTILEZE NOBREAK COMUM, E SEMPRE UM NOBREAK COM ONDA SENOIDAL.

Para sua estrutura:

Se for de Meucci:
Placa - VB 0408 - analógica
Placa - VB 6060 - E1

Se for de Elastix:
Placa - TDM 400P - analógica
Placa - TE122 - E1





4. Re: Montar um servidor Asterix [RESOLVIDO]

Marcos Vinicius
marcosvinicius12

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/03/2015 - 19:01h


Obrigado galera, mas vou fazer da seguinte forma, compre os modulos E1 da KHOMP, e vou usr o freepbx

Vlw mesmo pelas dicas


5. Para quê reinventar a roda?

Marco Antonio Araujo
hacktheplanet

(usa Outra)

Enviado em 28/02/2016 - 10:24h

Para quê reinventar a roda? Para não passar por todos esses problemas que você está passando. Com o asterisk puro, vc tem mais liberdade, instala na distro que você quiser, e a versão do asterisk que você quiser. Por exemplo, o Meucci é da digivoice, para quê diabos eles vão querer dar suporte as placas da digium? Se você está comprando um software proprietário, esse é o preço amigo, ficar refém do que eles determinarem. Eu não vejo problema nenhum isso, as placas da Digivoice são melhores mesmo, por isso são mais caras, para quê eles vão tornar o sistema compatível com placas da concorrência, é questão de lógica.

Com o Elastix a história o negócio é parecido. Vc tem que usar as placas que funcionam na distro, e não tem quase nenhuma liberdade para alterar muita coisa. Você pode até baixar os pacotes do elastix e instalar na mão, por sua conta e risco, mas não seria ideal. Se não funciona, não funciona, não tem muito o que fazer, o elastix é feito para usar do jeito que está e não pra ficar alterando muita coisa.

Já o asterisk puro, vc instala na distribuição que você quiser, e se não funcionar, sempre tem a opção de instalar em outra distro ou outras versão do asterisk, em compensação, vc vai perder aqueles relatórios bonitos, e as facilidades que o Elastix suporta muito bem.
É o preço que tem se pagar por usar o asterisk puro. Se quiser alguma coisa, vai ter que fazer na mão


Conclusão, não existe solução perfeita. Se não quer abrir mão do elastix, meucci ou o que for, use gateway E1, vai pagar mais caro, mas pelo menos é certeza de funcionar. Usar placas, sempre vai ter esse tipo de problema.