Asterisk x E1

1. Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/05/2011 - 08:17h

Olá,

Sou iniciante com Asterisk e gostaria de compartilhar algumas dúvidas aqui no fórum.
Tenho um projeto na minha região onde levo internet para zona rural interligando várias comunidades, tenho um escritório central na cidade e a partir dele distribuo internet para as comunidades. Gostaria de aproveitar essa rede que tenho em operação e levar telefonia as comunidades rurais. A idéia inicial seria montar um Asterisk e contratar um E1(operadora Oi), assim cada ponto de internet poderia ter um telefone onde iria receber e fazer ligações para qualquer lugar.
Não sei se minha linha de raciocínio está correta gostaria da ajuda de vocês para dar seguimento no meu projeto e quais equipamentos corretos a utilizar neste caso.

Obrigado,
Gustavo Santos


  


2. POSSIBILIDADE

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 04/05/2011 - 12:10h

Bom dia a todos. Novamente parabens ao Gustavo pela iniciativa. Então, para que voce possa levar esse link E1 aos seus clientes existem algumas observações importantes a serem seguidas:

* Qualidade do link wireless se o cliente contrata 500 kbps, o ideal é que voce entregue um link de 1 mega de rádio faça um QOS no IP dele, e divida sua rede de navegação da sua rede de VOIP.
Assim nao teremos problemas com ligações caindo, cortando ou chiando.

* Quantidade de linhas. Voce poderá ter quantos ramais (casas) quiser, porém a quantidade de números individuais será limitada ao tamanho do tronco E1. Ex.: se voce contratar um link com 30 canais, voce poderá ter no máximo 100 ramais disponíveis com ligação direta veja:

Exemplo do tronco E1

Número principal 1010-0000

então:

1010-0001
1010-0002
1010-0003
1010-....
1010-....
1010-0100

Porém em um link E1 com 30 canais apenas 30 pessoas poderão efetuar ligações simultaneamente.

Eu recomendo fazer uma URA (portal de atendimento) assim:

"... Voce ligaou para a comunidade do Rural XYZ digite por favor digite o ramal desejado..."

* Outro ponto fundamental e indispensável é a tarifação desses ramais, voce se tornará um provedor VoIP, logo precisará de um tarifador, hoje o mais utilizado é o A2billing, porém possui uma configuração bastante complicada.

Então é isso, como eu custumo dizer, com o Asterisk TUDO É POSSÍVEL.. mas nem todos podem. Uma empreitada dessas vai demandar altos custos com consultoria e equipamentos. Para mais iformações acesse www.novainfra.com.br. De qualquer forma ai estão os caminhos das pedras.














3. Re: Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2011 - 07:45h

Wakeup,

Muito obrigado pelo breve retorno, agora sim consegui clarear a idéia e ter uma visão melhor do projeto, mais pra que eu possa me tornar um provedor Voip como vc mensiona eu preciso ter licenciar alguma coisa junto a Anatel?

[]´s


4. .

Joao Israel Costa Viana
wakeup

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2011 - 09:22h

Ainda não. Em algum lugar do seu contrato com a Operadora do Link E1, deve haver uma cláusula dizendo que você não pode revender os minutos do link.

Porem o MUNDO todo faz isso, sabe como é aquela história de licença SCM, ninguém tem, e todos querem ser provedores de internet prostituindo o mercado, e como diz o ditado, pagando bem que mal tem.



5. Re: Asterisk x E1

Gustavo Santos
gvssantos

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/05/2011 - 10:59h

Obrigado pelas informações com este conteúdo com certeza estarei dando andamento no projeto.