ATAs conectam e desconectam no servidor voip

1. ATAs conectam e desconectam no servidor voip

Rodrigo Mateus Finger
romafin

(usa Outra)

Enviado em 15/11/2014 - 19:19h

Saudação a todos!

cenário: um servidor voip rodando elastix 2.4 e asterisk 11.13 os dois atualizados- a internet desse servidor chega via rádio 3Mb com antena airgrid m5 hp. Tenho nesse server vários usuários conectados com diferentes tipos de conexão - radio, adsl, etc.

O que esta acontecendo é que esses usuários estão se desconectando(uns mais e outros menos) e depois de um tempo voltam a conectar(as vezes ficam dias sem cair, as vezes várias vezes ao dia, não tem uma sequencia lógica dessas conexões de desconexões).

Estou utilizando atas Grandstream HandyTone 701 e telefones ip atcom.

Tentativas de solucionar o problema:
troquei o equipamento, redirecionei as portas da antena(5060 externa para 5060 interna udp e tcp, 10000-20000 tcp e udp, liberei tudo no firewall do elastix e no iptables). Creio que o problema seja no servidor e não nos clientes mas não sei o que pode ser.

Grato a toda ajuda!



  


2. Re: ATAs conectam e desconectam no servidor voip

Benedito
bmarquesm

(usa Fedora)

Enviado em 03/01/2015 - 09:31h

Bom dia. Olha, neste caso creio que o problema não esteja no firewall, ou no próprio servidor de telefonia, mas sim nos links de internet ( seja do lado do PBX ou do lado dos clientes). Em minha experiência nunca vi autenticação de ramal externa funcionar bem com links ADSL e principalmente a rádio, pois em função do meio em que as informações são trafegadas (cabo telefônico e o ar) sempre haverá um grau de latência e/ou perda de pacotes que não são aceitáveis em Voip para se ter uma boa qualidade na comunicação com os ramais.

Com base no que foi dito, a solução seria a troca do link de internet ou caso seu firewall tenha outro link de internet diferente do rádio (um bom e velho ethernet, por exemplo), você ainda poderia colocar o seu asterisk para sair para a internet por este link e autenticar os ramais externos e ver a diferença.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts