ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

1. ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Henrique Monteiro
henrikke

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/12/2018 - 20:33h

Boa noite,

Estou desenvolvendo uma aplicação que utiliza o software do Asterisk (v.13) para seu proposito. E estou com um problema com ligações que não recebem áudio.
Explicando a situação um pouco melhor:

Vários usuários discam para um número de telefone e cai em um servidor com FreePBX e são redirecionados para outro servidor com asterisk v.13, quando um ramal atende a ligação ele não escuta nada, porém o usuário que ligou escuta quem está logado no ramal.

Obs:
- O servidor asterisk v.13 está rodando na AWS
- O servidor Freepbx está rodando em um servidor local (com IP Fixo)
- O servidor asterisk v.13 roda sobre NAT
- Quando invertida a ordem (Asterisk v.13 redireciona para Freepbx) o áudio funciona normalmente.
- As portas UDP 5060 e 10000-20000 de ambos os servidores estão liberadas
- Quando apenas um usuário está discando para o servidor o áudio fica normal, se possui mais de um a discar ele fica mudo (Que nem descrito previamente).
- Se um tronco é cadastrado no Asterisk v.13 não ocorre esse problema, apenas se vem de outro servidor.
- Distribuição Linux: Ubuntu 16.04
Sip.conf (nat):

nat=yes
externip = x.x.x.x
localnet=x.x.x.x/255.255.255.0



Alguém poderia me dar uma ajuda sobre qual pode ser o problema?


  


2. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Janduy Euclides da Silva
janduy

(usa CentOS)

Enviado em 26/12/2018 - 20:57h

Boa noite,

Isso tem cara de NAT 99% de chance, em ambos os servidores estão liberada as redes ou eles estão em um mesmo endereçamento de rede?

Uma outro pergunta: O tronco entre o freepbx e o asterisk 13 está usando SIP ou IAX?

Entre ramais Freepbx e asterisk 13 isso ocorre?

Tentou usar o SNGREP ou TCPDUMP para fazer o troubleshooting?

Atenciosamente,
Janduy Euclides


3. Re: Tópico: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Henrique Monteiro
henrikke

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/12/2018 - 21:44h

Boa noite,

- Sim, pode ser algo voltado a NAT, antes de colocar as configurações de nat no sip.conf tinha problemas com o áudio até entre chamadas do próprio servidor.
- O tronco entre servidores está usando o protocolo SIP.
- Os servidores não estão completamente expostos a rede a configuração das portas seria algo assim:
* Servidor asterisk v.13 com portas UDP 5060 e 10000-20000 liberadas para qualquer lugar
* Servidor Freepbx com portas UDP 5060 e 10000-20000 apenas para o servidor asterisk v.13
- Entre ramais não ocorre esse problema, já fiz o teste entre um ramal PJSIP ligando e um SIP atendendo e o áudio flui normal
- Não utilizei as ferramentas SNGREP ou TCPDUMP, na realidade não as conhecia mas vou realizar o teste e caso tenha resultado vou postar aqui.

Obrigado.


4. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Janduy Euclides da Silva
janduy

(usa CentOS)

Enviado em 26/12/2018 - 22:43h

Faça um teste, rapido, só por desencargo, desative o firewall do servidor asterisk(v13) e mande chamadas para validar. depois repita isso no freepbx e por fim nos dois sem firewall ativo.

Atenciosamente,
Janduy Euclides


5. 5. RE: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Henrique Monteiro
henrikke

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/12/2018 - 09:32h

Já cheguei a desabilitar o firewall do servidor asterisk v.13 para teste uma vez e permaneceu com o problema. O servidor com Freepbx já está em produção e não tenho a permissão de alterar o firewall dele então estou sem essa opção.

Obs:

Realizei testes com o SNGREP e obtive os seguintes resultados:
- A pessoa que liga, recebe sinais de RTP (A pessoa escuta o ramal)
http://prntscr.com/m043et
- O ramal que atende não recebe RTP (O ramal não escuta mas transmite áudio )
http://prntscr.com/m044n3

Acha válido tentar trocar o tronco de comunicações de servidores de SIP para IAX ? pois até onde eu sei o IAX é melhor para comunicações entre servidores e utiliza apenas uma porta.


6. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Janduy Euclides da Silva
janduy

(usa CentOS)

Enviado em 27/12/2018 - 10:05h

Já que não tem permissões sobre o FreePBX, é valido um tronco secundario usando IAX para validar.

Atenciosamente,
Janduy Euclides


7. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Estefanio Brunhara
stefaniobrunhara

(usa CentOS)

Enviado em 27/12/2018 - 11:58h

Verifique se o firewall esta liberado as porta de 10000 a 20000 UDP


8. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Patrick Borges
patrick-hd

(usa Slackware)

Enviado em 27/12/2018 - 16:46h



Esta parecendo ser realmente um problema de nat, e deveria resolver apenas alterando seu sip.conf substituindo a opção " nat=yes" por " nat=force_rport,comedia", se o problema persistir então pode ser o firewall barrando as portas do protocolo sip ou iax2 .

Se precisar trocar uma ideia meu email é [email protected]

Abraço.


9. 9. RE: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Henrique Monteiro
henrikke

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/12/2018 - 20:18h

A solução foi fazer a troca do tronco para o IAX e o áudio funcionou perfeitamente.
Ainda acredito que era algo no Firewall do Freepbx mas como não tenho acesso não saberei a verdade. Porém vejo que realmente para comunicação entre servidores é melhor usar o tronco IAX.

Obs:
- Tentei trocar o nat por force_rport,comedia mas também não deu resultado

Obrigado a todos que ajudaram


10. Re: ASTERISK - SEM ÁUDIO DURANTE LIGAÇÃO

Janduy Euclides da Silva
janduy

(usa CentOS)

Enviado em 28/12/2018 - 20:49h

Show de bola, IAX é sucesso e sim pode ter certeza que pode ser o FreePBX.

Mas enfim, que bom que resolveu.

O ideal assim que puder e conseguir validar com freepbx só pra não ficar a duvida.

Atenciosamente,
Janduy Euclides






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