Preciso Limpar meu Arch!

1. Preciso Limpar meu Arch!

Sandro Souza
novatterra

(usa Arch Linux)

Enviado em 30/09/2019 - 15:22h

Oi pessoal, saldações! geralmente eu demoro pra reinstalar minha distro e como nao fico mexendo tanto nisso, esqueço metade doo procedimento, meu arch com cinnamon ta levando um seculo pra instalar e ta cheio de c oisa q nao uso, (eu fui instalando pra ver o que era legal) agora preciso limpar, pensei em formatar tudo e reinstalar mas alguem aqui me falou q essa parada de reinstalar tudo é coisa de distro binaria, entao sim, como desintalo os outros WM e deixo so meu cinnamon? (tentei dar um pacman -Rscn plasma mas ele pediu pra desistalar tanta coisa q fiquei ate com medo, me ajudem pofv? obrigado


  


2. Re: Preciso Limpar meu Arch!

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 30/09/2019 - 15:28h

novatterra escreveu:

mas alguem aqui me falou q essa parada de reinstalar tudo é coisa de distro binaria


E arch é o que?
Ficar reinstalando por besteira é coisa de gente sem o que fazer, isso sim.

E o -Rmnsc vai pegar as dependências de dependências também então se tu mandar remover o plasma vai remover até o VLC pq ele depende de QT, bom tomar cuidado e usar só o -R.


3. Re: Preciso Limpar meu Arch!

Sandro Souza
novatterra

(usa Arch Linux)

Enviado em 30/09/2019 - 16:33h

ta levando um seculo pra instalar


eu quis dizer q ee ta levando um seculo pra INICIAR, falei errado, foi mau, mas enfim, eu entendi q qdo me falaram sobre aquilo ser coisa de distro binaria, referiam-se a distros prontas como ubuntu, mint ou outras do tipo, e não a distros como o arch e o gentoo q vc faz metade do procedimento sozinho (me fugiu agora a palavra correta pra esse tipo de distro)

==================================================
Inteligência é a habilidade de evitar fazer o trabalho, e mesmo assim conseguir ter o trabalho realizado. (Linus Torvalds)


4. Re: Preciso Limpar meu Arch!

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 30/09/2019 - 23:43h

ter vários pacotes e mais de uma interface instalada não deveriam deixar teu sistema lento. agora iniciar vários processos pode. antes de começar a desinstalar o que acha inútil, vale dar uma olhada o que é carregado no boot e pode estar impactando
systemd-analyze blame 


existe a opção de se remover tudo, exceto conjunto de pacotes base. isso ira remover a interface gráfica, grub e até o base-devel, deixando o sistema de modo parecido ao recém instalado. se estiver fora do x e possua os pacotes no cache, já é possivel recomeçar a instalação do que quer, se não terá de montar o sistema com chroot (como no processo de instalação)
pacman -Rs $(comm -23 <(pacman -Qeq|sort) <((for i in $(pacman -Qqg base); do pactree -ul $i; done)|sort -u|cut -d ' ' -f 1))  

porem alguns arquivos de configuração modificados irão ficar, é possível vê-los com
pacman -Qii | grep ^MODIFIED | cut -f2
pacman -Qii | awk '/^MODIFIED/ {print $2}'


durante a instalação de qualquer pacote, são registradas marcações e as principais são: nativo e externos, explicito e dependência. dando uma olhada no pacman -Q, é possível ver todas essas opções. um exemplo para listar pacotes nativos e externos, explícitos e dependências.
pacman -Qnq
pacman -Qmq
pacman -Qe
pacman -Qd

este método pode ser melhor, já que não exige a parada total do sistema e pode ser feito de forma gradual até você estar satisfeito.

caso sobrem pacotes, pode pedir a retirada de todos os que não tenham a marcação explicito, e não tenham outras dependências
pacman -Rsn $(pacman -Qdtq) 

analise a lista e veja se realmente podem ser deletados.

e não menos importante, quando for remover algum pacote com o pacman -R se atente aos parâmetros:
- pacman -Rs remove o pacote e as dependências não exigidas por outros pacotes;
- pacman Rsc remove o pacote, as dependências e qualquer outro que dependa do pacote alvo.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts