No Debian/Ubuntu temos o pacote DEB, no Fedora/openSUSE temos o RPM e no Arch/Manjaro? [RESOLVIDO]

1. No Debian/Ubuntu temos o pacote DEB, no Fedora/openSUSE temos o RPM e no Arch/Manjaro? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/04/2019 - 01:11h

Os sites sempre disponibilizam ou no formato DEB ou RPM. Eu nunca vi o formato do Arch e Manjaro sendo disponibilizados. Isso dificultaria a instalação de softwares no mesmo? Há menos variedade de pacotes?
Quando não está disponível em DEB ou RPM, está em Flatpak, Snap ou Appimage, quando não mais de um.

No Arch não tem como instalar um pacote a um clique baixando-o de site de terceiros como DEB e RPM, dando dois cliques e clicando em instalar?



  


2. MELHOR RESPOSTA

Xerxes Lins
xerxeslins

(usa Void Linux)

Enviado em 22/04/2019 - 12:12h



Os sites sempre disponibilizam ou no formato DEB ou RPM. Eu nunca vi o formato do Arch e Manjaro sendo disponibilizados. Isso dificultaria a instalação de softwares no mesmo? Há menos variedade de pacotes?


Pode dificultar UM POUCO, mas bem pouco mesmo. Por exemplo: no site da Oracle podemos baixar o JDK ou o JRE nativamente em RPM para instalar facilmente. No Arch é necessário habilitar o AUR primeiro, E os pacotes do AUR são mantidos por um usuário comum e não por uma equipe profissional. Vai ficar a cargo do usuário atualizar esse pacote do AUR. Você vai ter que confiar nesse usuário. Outro exemplo: vai no site do Google Chrome para baixar o navegador, por exemplo, e vai ver DEB e RPM apenas.


No Arch não tem como instalar um pacote a um clique baixando-o de site de terceiros como DEB e RPM, dando dois cliques e clicando em instalar?


Não.

Por essas e outras as distros RPM e DEB são mais usadas no meio profissional. A certificação "Linux Professional Institute" só cobra gerenciamento de pacotes RPM ou DEB. Não cobra Slackware, nem Arch nem outra forma. São os modelos padrões do mercado.






--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds


3. MELHOR RESPOSTA

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/04/2019 - 23:40h

Interessante sua dúvida.
Entretanto, no Arch e derivados, quase tudo que vc procurar e que não estiver nos repos oficiais da distro estará no AUR então essa questão do formato do pacote torna-se um tanto sem importância para os utilizadores dessa família de distros.

EDIT: por exemplo aqui na minha instalação eu uso o Google Chrome e o MEGAsync que não estão no repositório oficial do Arch, mas ambos estão no AUR, sendo dispensável baixar qualquer pacote para instalar manualmente.

4. MELHOR RESPOSTA

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/04/2019 - 00:59h

até pacotes deb não são universais dentre as derivadas do debian ou ou os rpm para red hat/opensuse.
deb/rpm é apenas um encapsulamento do conjunto de arquivos e instruções como versões, localização (diretório) de cada arquivo, conflitos e scripts de pré ou pós instalação. esse conjunto de instruções é o que faz o gerenciadores como apt, dnf e pacman saber onde e o que esta instalado, versão, dependências e etc,

o formato padrão de construção de qualquer pacote do arch é através de alguns scripts sendo o principal chamado de pkgbuild https://wiki.archlinux.org/index.php/PKGBUILD (parecido com o que é usado no gentoo), onde nestes scripts estão o passo a passo para compilação, ajustes se necessário e criação do pacote, tudo para uso de modo automatizado e simples para o usuário, porém esse é o método de construção, o de distribuição destes pacotes é através dos binários tar.xz. você poderia fazer o gerenciamento manualmente mas seria trabalhoso e muito cansativo, usar pacotes já prontos ou pelo menos o pkgbuild é mais simples.
em caso de pacotes disponibilizados apenas no formato deb, por exemplo, é possível usar o deb mas não de forma direta, é necessário antes atender as dependências (de forma equivalente já que não estamos no debian), fazer alguns ajustes e construir o pacote tar.xz. um exemplo é o google chrome https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/tree/PKGBUILD?h=google-chrome

apesar de tar.xz ser o formato padrão, o arch aceita outros métodos de compressão, o que importa são as instruções deste pacote (assim como os deb), e o pkgbuild é o conjunto de instruções para construção localmente, então mesmo que não exista distribuição de aplicativos tar.xz, não seria impossível conseguir e usar estes aplicativos através dos deb e rpm.

5. Re: No Debian/Ubuntu temos o pacote DEB, no Fedora/openSUSE temos o RPM e no Arch/Manjaro? [RESOLVIDO]

Stanislaus K
StanislausK

(usa Debian)

Enviado em 22/04/2019 - 09:20h

Ola,

recomendo a leitura de:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman_(Portugu%C3%AAs)

No Arch Linux, se voce acessar o diretorio /var/cache/pacman/pkg verá que a extensão oficial é o pkg.tar.xz.

E veja esse tópico, com o mesmo questionamento:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Arch-e-Manjaro-usam-deb-ou-rpm






6. Re: No Debian/Ubuntu temos o pacote DEB, no Fedora/openSUSE temos o RPM e no Arch/Manjaro? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 22/04/2019 - 23:13h

Eu acho que hoje o ideal é usar uma distro baseada em deb ou em rpm. Os outros formatos de pacotes são mais difíceis de encontrar ou mesmo de "confiar".

Se os novos pacotes auto-instaláveis, do tipo flatpak, realmente "pegarem", aí qualquer distro ficará tão fácil de usar e manter quanto as deb e rpm, e softwares comerciais começarão a ser disponibilizados para Linux.

Quem viver, verá.


__________________________________
Linux Registered User nº 439378
Ubuntu Forum Member Since Nov/07/2006
VOL Member SInce Jul/01/2008







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts