Live usb Manjaro trava quando a memoria disponivel fica abaixo de 100 mb. Por que ? [RESOLVIDO]

1. Live usb Manjaro trava quando a memoria disponivel fica abaixo de 100 mb. Por que ? [RESOLVIDO]

Vitor oliver
vic131

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/08/2019 - 22:43h

Tenho rodado algumas distros em um pen drive de 8 gb, e acompanhado o resultado do comando
free -h 
apos cada aplicacao. A 'memoria disponivel' é usada pelas aplicações, como esperado, mas também é usada como armazenamento (hd) da distro ... Logo, se eu ocupar toda a distro com algum arquivo, o tamanho do arquivo é deduzido permanentemente da 'memoria disponivel'. Fazendo com que, em uma distro live proxima da capacidade maxima do pendrive, o sistema fique lento e até trave.
O manjaro ocupa 5 gb dos 8 gb do meu pen drive, deixando apenas 3 gb livres. Basta eu transferir um arquivo de 2 gb, abrir umas abas no firefox, e a'memoria disponivel' cai pra baixo de 100, onde sempre trava.
Ha alguma forma de fazer o linux tratar o consumo de memoria de modo diferente que resolveria esse problema ?



  


2. Re: Live usb Manjaro trava quando a memoria disponivel fica abaixo de 100 mb. Por que ? [RESOLVIDO]

Vitor oliver
vic131

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 17/09/2019 - 13:24h

Respondendo minha própria pergunta para caso alguém acabe aqui :
Qualquer sistema operacional Live estará naturalmente sendo executado somente pela a memória Ram, o espaço em disco é utilizado somente para leitura, não para escrita. Então ao salvar qualquer arquivo em um usb live, o arquivo esta na verdade sendo salvo na memória ram, e não no disco. Conforme mais arquivos, menos memória ram disponível. E quando há menos memória ram disponivel do que requerida, o sistema trava. Isso pode ser resolvido com usb live com persistencia, ou com a real instalação do sistema operacional no usb, que permite a escrita no disco, de modo a deixar a ram livre dessa função de armazenamento. Mas é preciso que a velocidade de escrita do pen drive e da porta usb sejam rapidas o suficiente, caso contrario o sistema ficara lento e ainda travará, mas dessa vez não por falta de ram, e sim pela lentidão da velocidade de escrita, o que já é um travamento bem mais amigável, pois temporário.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts