Central de Aplicativos + Distros baseadas no Arch = (Dúvida?)

1. Central de Aplicativos + Distros baseadas no Arch = (Dúvida?)

Paulo
Pigarro

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/08/2017 - 17:36h

Estava vendo uns vídeos do [s]canequeiro[/s] sobre o Manjaro e essa parte do vídeo me chamou a atenção > https://youtu.be/A9SFa8gy678?t=884

Vocês acham que ele tem razão nesse quesito? Falta uma Central de Aplicativos (no caso do Manjaro sendo um Arch user-friendly e out-of-the-box) baseada na AUR? Algo mais "bonitinho", que atraia a atenção dos usuários de Windows com maior afinco pro mundo Linux? Mesmo que exista o pamac ou terminal, haver uma central de aplicativos como opção alternativa ao gerenciamento de pacotes seria uma boa? Ou fere os conceitos e filosofias das distros baseadas no Arch?

Não me levem a mal. É apenas uma indagação.


  


2. Re: Central de Aplicativos + Distros baseadas no Arch = (Dúvida?)

skjdeecedcnfncvnrfcnrncjvnjrnfvjcnjrjvcjrvcj
Londreslondres

(usa Void Linux)

Enviado em 23/08/2017 - 17:55h

Vocês acham que ele tem razão nesse quesito?

Sim.

Falta uma Central de Aplicativos (no caso do Manjaro sendo um Arch user-friendly e out-of-the-box) baseada na AUR? Algo mais "bonitinho", que atraia a atenção dos usuários de Windows com maior afinco pro mundo Linux?

O Manjaro é uma distro que foca no usuário leigo, portanto ela deveria vir com uma central de aplicativos mais bonitinha que faça o usuário se sentir confortável.

Mesmo que exista o pamac ou terminal, haver uma central de aplicativos como opção alternativa ao gerenciamento de pacotes seria uma boa?

Sim, pois o usuário leigo não tem a obrigação de saber usar o terminal.

Ou fere os conceitos e filosofias das distros baseadas no Arch?

Esses conceitos podem ferir o Arch, porém o Manjaro não. O intuito do Manjaro é ser fácil de usar.


3. Re: Central de Aplicativos + Distros baseadas no Arch = (Dúvida?)

Daniel Aedi
Daniel Aedi

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/08/2017 - 18:02h

Por mais que o Manjaro se baseie no Arch, em suma, a filosofia do Manjaro é totalmente diferente do Arch. Não teria porque não fazerem uma central de apps. Como você disse, seria um adendo, um plus, um adicional ao Manjaro sendo ele uma distribuição user friendly.
Sem contar que essa central, provavelmente poderia ser instalada no Arch ou mesmo no Antergos ferindo ou não a filosofia da distro, já que o usuário final que "comanda" a distro e não a distro que comanda o usuário. Se você quer que a distro ou, o SO te comande, fique no Windows e deixe que o sistema operacional faça tudo por você, inclusive fazer atualizações e modificações sem sua autorização e/ou consentimento. :)


4. Re: Central de Aplicativos + Distros baseadas no Arch = (Dúvida?)

LinuxWalker
Delusion

(usa Fedora)

Enviado em 23/08/2017 - 19:23h

Quando alguém diz "falta isso", "falta aquilo", está sempre comparando com outra distro ou SO que tem o que ele acha que falta.
Então, por que não usa logo o SO que tem a funcionalidade que ele acha importante e para de chorar?

Pode ser que um dia essas lojinhas funcionem como esperado numa distro Rolling Release (RR), mas acredito que vai demorar... talvez elas dêem mais trabalho que a própria distro em si. Em se tratando de Arch, piorou a esperança de quem se importa com lujinha, porque a filosofia do Arch é ser "fácil" de manter (desenvolvedores rules:P), o próprio sistema de empacotamento deles já é uma ilustração disso, onde os users têm a ilusão de ter poucos pacotes instalados, mas a verdade é que as dependências não são separadas como em debian, fedora, etc.
Então, acho que se alguma distro conseguir fazer funcionar uma lujinha no Arch, ela será uma dessas que se mantém a partir de doações...
Mesmo nas Fixed Release(FR), a tendência é delegar tudo à interface gráfica, (central do gnome, central do kde, etc).







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts