AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

1. AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

Rick Sanchez
Zen-Aku

(usa Outra)

Enviado em 11/10/2021 - 14:09h

Boa tarde a todos.

Todo esse pesadelo se iniciou com um projeto pra faculdade que o professor pediu, e um dos requisitos é criação de um client com archlinux em dual boot com windows, o problema é que na minha máquina virtual do virtual box atualmente eu tenho dois arquivos VHD's , ou seja, dois HD's diferentes, um está com o archlinux instalado e o outro com o Windows, porém o GRUB é incapaz de reconhecer o Windows, eu fiz de tudo e nada muda aquilo, instalei o GRUB-CUSTOMIZER mas não encontrei nenhum tutorial realmente bom na internet que ensine os comandos necessários, vale lembrar que o professor nem abortou esse assunto então estou totalmente perdido e sem esperanças de fazer isso funcionar. Eu não sou familiarizado com Linux, muito menos com archlinux, então provavelmente estou deixando algo passar, mas já perdi muito tempo tentando e não sei mais o que fazer, se alguém souber do que se trata por favor me ajude.

PS: instalei o NTFS-3G para que o arch reconheça as partições do Windows mas mesmo assim ele só encontra uma única partição (que é a principal do sistema C:), o restante ele ignora completamente a existência.

PS2: gravei um vídeo mostrando exatamente o que eu preciso e qual a minha situação atualmente, vocês podem assistir este vídeo aqui: https://fatecspgov-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/rafael_silva596_fatec_sp_gov_br/EWbbge2iC7BOiQns...

[ATUALIZAÇÃO]

Aparentemente eu consegui fazer o archlinux reconhecer o Winodows apenas instalando ele no mesmo HD que o Archlinux e também editando o arquivo: /etc/default/grub
como o meu não tinha a linha GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false eu tive que adiciona-la e aí eu apenas rodei o comando grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e ele detectou com sucesso o Windows, quando pensei que já tinha me livrado dessa dor de cabeça agora o archlinux resolve não bootar mais! Se alguém souber de algo por favor me diga pois não consigo entender como pode ser tão complicado apenas fazer algo que no Windows é feito em poucos passos.


  


2. Re: AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 11/10/2021 - 18:20h



v aí se ajuda


------------------------------------------------------| Linux User #621728 |------------------------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------------------| Linux User #621728 |------------------------------------------------------




3. Re: AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

Rick Sanchez
Zen-Aku

(usa Outra)

Enviado em 11/10/2021 - 18:22h


Eu farei um breve vídeo explicando exatamente a minha situação pra vocês!


4. Re: AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

Rick Sanchez
Zen-Aku

(usa Outra)

Enviado em 12/10/2021 - 10:30h


Galera atualizei meu tópico com um vídeo para ajudar na compreensão do assunto! Obrigado desde já!


5. Re: AJUDA COM DUAL BOOT COM ARCHLINUX

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 13/10/2021 - 22:18h


teu problema parece ser simples de se resolver, mas também parece ser algo com muitas etapas para se chegar até a solução, de uma lida e veja se tem algo que possa somar https://wiki.archlinux.org/title/VirtualBox
primeiramente você precisa definir se quer usar dois discos virtuais, ou apenas um com partições, já que são coisas bastante distintas, e não sei se o virtualbox reconheceria dois discos virtuais como sda e sdb, mas vale o teste.

se optar por instalar o windows no mesmo disco, primeiro instale este sistema, lembrando em manter a opção uefi para ambos, não tem muito segredos, mas já deixe a partição do arch já separada, por exemplo, sda1 para efi windows, sda2 para o sistema do tio bill, e sda3 para o arch. a partição fat32 para efi do windows pode ser usada pelo arch, mas é preciso que apenas a monte na instalação do arch e não formate já que te faria perder os arquivos do windows. se optar criar uma partição independente para o arch terá que ter a sda3 para o efi do arch e sda4 para o sistema.
como você já conseguiu instalar o arch em uefi, deve ter feito tudo corretamente, então a próxima coisa a se fazer é colocar no /etc/default/grub a opção "GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false", e também instalar os pacotes dosfstools e os-prober. depois rode o comando grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e reinicie para ver se esta tudo ok e o sistema sobe. neste ponto se o sistema reconhecer o windows o grub já ira deixar a entrada, sem necessidade de criar manualmente.

se optar por instalar o windows em um disco virtual independente, o processo é o mesmo, mas neste caso te sugiro criar partições fat32 independentes para o efi, e seguir com a opção "GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false" e o comando grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg .

dentro do arch, para saber se a partição windows esta sendo reconhecida, use o comando fdisk -l e será possível saber se é reconhecido o disco ou partição windows.

por ser virtualbox, podem existir diferenças com instalações em reais, evite usar o grub customizer, provavelmente no teu ultimo teste o que causou o erro foi ele.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts