Zorim zoou e mudou a letra do meu hd para SDE

1. Zorim zoou e mudou a letra do meu hd para SDE

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/12/2011 - 15:50h

Fui atualizar uma das distribuições que existem por aí que usam praticamente todo o sistema do Ubuntu e muda só os menus e alguma coisinha a mais e me dei mal. O sistema detectou que o tal zorim usava Ubuntu 10.10 e pediu para atualizar para 11.04. Eu aceitei e mandei fazer o upgrade. Depois de uma manhã inteira baixando os pacotes, na hora de atualizar deu erro. Aí lascou o meu HD. Alguns setores ficaram como somente leitura (pelo menos foi isso que entendi) e não inicializa nenhum dos outros sistemas operacionais que eu havia instalado previamente. Resultado: entrei agora para particionar e vi que as letras mudaram. Em vez de /dev/sda como estava antes, agora mudou para /dev/sde.



Vejam como ficou:
http://img42.imageshack.us/img42/1955/meuhd.png


Vou tentar formatar de novo para ver se resolvo isso.


  


2. Re: Zorim zoou e mudou a letra do meu hd para SDE

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 17/12/2011 - 16:16h

sua partições estão pequenas e maior parte do HDD, não está alocada.

para virar sde, o Gparted localizou outros dispositivos de armazenamento, outros HDDs, ou pendrives etc...

ex um HDD é sda, dois HDDs, sda e sdb etc...

como eu falei em outros posts ontem vc está errando alguma coisa no particionamento!

não salve a tabela da alocação (a tabela de partição), NÂO ALOQUE boot no Gparted, em nenhuma partição, não mude flags e não faça pontos de montagem no Gparted, deixe o instalador de cada distro faze-lo.

faça só partições formatadas, primárias ou extended (dentro, as logicas) Feito, FECHE O GPARTED DIRETO.

coloque os CDs live das distros, uma por uma e deixe os instaladores das distros fazer o resto, inclusive ativar a partição bootável, fazer flags, fazer rotulos etc.....

faça os pontos de montagem SEMPRE como /, Raiz e como /home. Esqueça fazer partição de /boot separada, ela só funcionará bem se vc tiver um só linux.

se vc DELETAR a partição Raiz do Zorin, pode ser que perca o grub, pq os UUIDs vão mudar. apenas a FORMATE (NÂO A REMOVA) não deixe mudar o sdXnum (sda2, adb4 etc).


outra coisa, suas mudanças das letras, me sugerem que algun de seus linux, estão "dobrando", "interferindo"... ex. um sistema acha /dev/sda6 como a /home e outro linux, tb. se usar UMA SÒ /home, precisa usar nomes de usuario diferentes...

os sistemas não podem confundir... supondo seu nome de user é "daniel". NÂO PODE HAVER um só /home/daniel para todos os seus linux, precisa haverm nos sistemas, um /home/daniel para o prieimro linux, um /home/daniel2 pro segundo linux etc...

ou seja, usando uma só /home para todos, ao instalar, faça os nomes de login: daniel para ubuntu, daniel2 para zorin, daniel3 para mandriva etc....

se vc fez uma /boot, pode ser que seus sistemas a confundam, ex, fez para o Ubuntu a /boot, quando vai instalar o Zorin, o instalador varre as partições, encontra uma /boot separada (era o do Ubuntu) e a usa, já danou...


e anote onde está instalando cada um! precisa sbaer que o ubuntu raiz, / e na sda1, Zorin / é na sda2 etc..., pq senão qualquer problema no boot e não lembrará se colocou o mandriva na sda5 ou na sda7 ...
se instalar outro linux em cima, na mesma partição, foi-se.

tb se lembre que s evc tem mais de um HDD, somente o Master é bootável. Ex seu master é sda e o slave é sdb, mas os linux estão no sdb...

quando for gravar o GRUB, grave normal, na MBR e não na partição linux, assim, ele gravará default, na MBR, mas na MBR do primeiro dispositivo bootável, do disco sda Master e não do disco sdb.

se a primeira partição do sdb está marcada e ativa para boot, pq a ativou no Gparted, o sistema vai confundir com o boot principal.



3. Re: Zorim zoou e mudou a letra do meu hd para SDE

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/12/2011 - 20:06h

O Gparted e todos os gerenciadores de partição que tenho nos LiveCDs linux pararam de reconhecer o meu HD. Eu realmente havia criado uma partição /boot e acho que aí residiu o problema. O sistema ficou louco e deu crash· Sorte minha que eu ainda mantinha um disco de boot do Windows, apesar de não usar mais esse sistema operacional. Entrei com o DVD do Windows 7, fiz de conta que ia instalar o sistema e mandei apagar todas as partições. Demorou mais do que o habitual, mas o windows apagou prazeirosamente. Se é para apagar as partições do linux, é com ele mesmo! Mas depois que o sistema concluiu a formatação, passou a não enxergar mais o disco, a exemplo do que os linux. Aí eu pensei: ferrou! Mas aí eu não usei o GPARTED e sim o liveCD do LUBUNTU e dessa vez deu certo. O sistema instalou tranquilo.

Só tem uma coisa que eu não gostei nessa história. Quem programou o utilitário que faz a partição deveria ter uma lógica melhor. Já que mandei ele usar todo o disco e ele só precisava de três partições, deveria ter criado o raiz como partição primária, e o swap como primária. Aí, eu teria como redimensionar o disco e da parte resultante desse processo de divisão eu poderia colocar como extendida.

Mas veja só a sacanagem como ele fez:

/dev/sda1 - ext4 - 928.51 GB
/dev/sda2 - extended - 3.00 GB
/dev/sda5 - linux-swap - 3.00 GB

Agora, como é que eu vou resolver essa situação? Vou ter de usar um método meio radical. Dividir a partição um, desativar e apagar a partição swap, criar outra partição como extendida e, só então, criar uma quarta partição e finalmente o swap e reativá-la. Pois até nisso eu já vi que os utilitários de discos tipo GPARTED são meio sacana. Se eu criar uma partição extendida e em seguida a swap, ele transforma essa swapp na extendida com apenas 3 gb e me deixa todo o restante inutilizado, vez que já não tenho como criar partições lógicas, visto que um pedaço que pode ser utilizado só tem 3GB e o restante não pode ser criado.

Bom, pelo menos aconteceu isso comigo ontem. Fiquei com mais de 900 gb inutilizado, mas aí eu consegui dribrar o GPARTED apagando o swap, criando a extendida, mais uma lógica e finalmente a reposição do swap.
Provavelmente, vai dar para eu instalar, em processo automatizado, mais uma distribuição, pois ao dividir dev/sda1, o sistema deve gerar o /dev/sda3 como mais uma primária. Mas e depois, se eu quiser instalar uma terceira distro? Se ele for dividir um pedaço, para criar mais 250 gb, não vai poder colocar como primária, pois ultrapassará a quota de 04 (três primárias e uma extendida). O jeito seria criar uma lógica, mas como, se já alocou 3.gb fixos para a extendida? A menos que o particionador faça a seguinte operaçao: desativa e apaga o swap, apaga a extendida de 3 GB; recria a extendida com 250 gb; cria um partição lógica de 250 GB; recria o swap com 3g como lógica e por aí, tudo bem.



4. Re: Zorim zoou e mudou a letra do meu hd para SDE

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/12/2011 - 21:21h

o negóço é o seguinte!

ao instalar qualquer distro acho essencial checar o fstab alterando a identificação dos dispositivos pelas suas UUIDS, para mais veja isso:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Fixar-o-dev-de-dispositivo-usb
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Help-Montagem-dos-devices-com-erro.
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Discordia-dos-devices
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Montar-particao-em-tempo-de-inicializacao-(Ubuntu-10.x)


noutras vezes nem é problema do fstab e sim do Grub!

exemplo de entrada do meu Debian com kernel 3.1.5:

menuentry 'Debian GNU/Linux, with Linux 3.1.5-edps' --class debian --class gnu-linux --class gnu --class os {
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos1)'
search --no-floppy --fs-uuid --set c1eaff49-4bc5-4f14-9a83-c37af52505dc
echo 'Loading Linux 3.1.5-edps ...'
linux /boot/vmlinuz-3.1.5-edps root=UUID=c1eaff49-4bc5-4f14-9a83-c37af52505dc ro quiet vga=791 splash
echo 'Loading initial ramdisk ...'
initrd /boot/initrd.img-3.1.5-edps


se no meu caso a linha começada por linux estivesse assim:

linux /boot/vmlinuz-3.1.5-edps root=/dev/sda1 ro quiet vga=791 splash

* meu Debian não iniciaria! visto que o dispositivo onde o mesmo está instalado é o /dev/sdb1






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts