KDE Neon

1. KDE Neon

Wesley Sidney
w35l3y

(usa Fedora)

Enviado em 14/08/2019 - 08:53h

Durante a minha saga para compilar o kde 5 no Centos 7, acabei descobrindo o KDE Neon, é uma distribuição desenvolvida e mantida pela comunidade KDE oficial, são os mesmos desenvolvedores do kde, eles pegaram como base o ubuntu e colocaram um kde compilado com todas as atualizações, está bastante estavel e nem preciso dizer que é a coisa mais linda que eu ja vi para operar um hardware, decidi criar este topico porque, apesar de ser uma distro desenvolvida por uma comunidade importante, não vi nada sobre ela em nenhum site brasileiro, e o vivaolinux é a maior comunidade linux do brasil, por isso venho aqui pedir que testem o KDE neon e participem, com o abandono do KDE pela red hat precisamos nos mobilizar de alguma forma para manter vivo o projeto kde q, na minha opinião é o desktop mais bonito que existe, e mais configuravel.


  


2. Re: KDE Neon

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/08/2019 - 08:56h

Nunca gostei KDE 5 mas usei quando testei Mageia, Suse, OpenMandriva, Rosa



3. Re: KDE Neon

Bruno Sousa
N1vBruno

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 14/08/2019 - 12:00h

w35l3y escreveu:

[...] com o abandono do KDE pela red hat precisamos nos mobilizar de alguma forma para manter vivo o projeto kde...

Acho que o KDE está bem longe de morrer rs
Ele é o desktop padrão do openSUSE e do Kubuntu (e, claro, também do KDE Neon), além de ter várias empresas grandes que o apoiam.

Mas como assim "abandono da red hat"? O Fedora tem um spin com o KDE e, pelo que vi, o KDE está nos repositórios do CentOS e basta um comando para instalá-lo.

Edit: Vi aqui que é o KDE4, mas o CentOS é focado mais no mercado empresarial, talvez eles tragam na próxima versão (?). Mas como o Fedora tem um spin com o KDE5, não acho que eles o abandonaram, só não é o principal objetivo deles disponibilizar o KDE5 para o CentOS.


4. Re: KDE Neon

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2019 - 12:54h

É interessante a proposta do KDE neon: ser um "ambiente de desktop" rolling-release (sempre atual) sobre uma base LTS do Ubuntu.

O problema é que essa combinação cria uma espécie de Frankstein... KDE plasma ultra-recente tendo que ser adaptado a um sistema "fixo", com libs e modules ficando ultrapassados com o tempo. Os caras tem que fazer malabarismos para não quebrar o sistema. E apesar de ter uma estabilidade aceitável, ainda tem seus riscos. Senti isso na pele durante o período que usei essa distro, as vezes algo para de funcionar com uma simples atualização rotineira. Usei o KDE neon por um bom tempo até que um certo dia o GRUB quebrou e nem com reza braba consegui fazê-lo voltar a funcionar. Acho que eles deveria usar uma base também rolling-release, talvez os problemas fossem menores, sei lá!!!



5. Re: KDE Neon

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/08/2019 - 16:15h

a maior distro que tem o kde como padrão é o opensuse, que esta para o suse de forma semelhante ao que o fedora esta para o red hat. mesmo sendo o gnome o desktop padrão de várias distros populares, kde é bastante popular, talvez menos no meio empresarial, mas ainda sim tem seu espaço. um exemplo da popularidade do kde, é que este é o desktop mais usado no arch https://pkgstats.archlinux.de/fun . ao longo do tempo já ocorreram casos de distribuições abandonarem algum ambiente e adotando outro (slackware e gnome é um bom exemplo).
sobre o kde neon, é uma proposta interessante, mas sinceramente não vejo como revolucionário, agradando mais a entusiastas dos novos lançamentos que já são usuários do ubuntu, já que o kubuntu com lançamentos semestrais consegue as vezes ser até mais estável e não muito defasado (6 meses após o lançamento não é um período longo que torne algo já ultrapassado).
distros em que o sistema inteiro é rolling release parecem funcionar melhor com este tipo de proposta do neon.


6. Re: KDE Neon

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 14/08/2019 - 20:00h

Uso KDE a muito tempo.
Não consegui em adaptar aos outros ambientes gráficos.
Tem gente que acha o KDE horrível, eu acho XFCE, Cinnamon, Mate & cia medonhos, mas é gosto.
O KDE me permite uma liberdade gigantesca de configurações que os outros ambientes não me permitem.
Claro, tenho uma queda por OpenBox e Fluxbox, por permitirem alterações de tudo que é lado, mas ainda uso o KDE, e sempre vou usar, justamente pelas configurações que consigo nele.

T+

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang: "Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";


7. Re: KDE Neon

Cézar Augusto
Cizordj

(usa Debian)

Enviado em 14/08/2019 - 21:36h

O KDE não vai morrer, a m$ precisa copiar a interface de alguém

E outra, não consigo ser fã do KDE só porque não consigo customizar a interface igual àqueles artistas
<---------------------------------------------------------------->
O seu tempo é o único bem que você não recupera






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts