Debian, Slackware, CentOS [RESOLVIDO]

1. Debian, Slackware, CentOS [RESOLVIDO]

Junior Rocha
junior

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/08/2008 - 21:13h

Pessoal, esta é uma pergunta que irá fazer com que vocês expressem uma resposta menos técnica e mais de experiência própria de vocês. Eu uso, sempre usei e espero sempre usar Debian para servidores Proxy/Firewall que eu administro. Só que me surge a curiosidade de testar outras distribuições, tais como Slackware e CentOS.

Gostaria de saber de vocês (com comparitivos se possível) qual destas distribuições, de um ponto de vista crítico, vocês consideram "mais estável" e "melhor" para se usar como Proxy/Firewall.

Grato, um abraço!


  


2. Re: Debian, Slackware, CentOS [RESOLVIDO]

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2008 - 12:34h

Bem... Já trabalhei com RedHat - CentOS, Slack, e Debian; além de outras distros como SuSe; também com Solaris e um pouco de HP-UX; mas sinceramente sempre me dei melhor com o Debian.
Uma das coisas que sempre me chamou a atenção é o tamanho do sistema básico de cada distro. No debian a instalação mais limpa ocupa uns 300mb, no RedHat-Centos isso vai para mais ou menos 700mb; a quantidade inicial de Ram também muda, embora ridiculamente, no debian a máquina ligada a primeira vez usa em torno de 9mbs, no RedHat-CentOS usa 17mbs; nada absurdo.
Outra coisa que muda é que o padrão do RedHat-CentOS é o LVM, no debian não, vc precisa explicitamente que seja configurado o LVM, e mesmo tendo um custo no I/O ter LVM em um server vale muito a pena.
Bem, quanto a instalação de pacotes, o Debian tem o famoso apt-get que é muito bom, embora tenha alguns problemas. O RedHat usa o up2date (que é um lixo), pois baixa de um repositório privado, muito embora vc possa instalar o Yum. O CentOS usa o yum que é melhor que o up2date, mas muito pior que o apt-get.
Atualmente trabalho com RedHat e CentOS, embora use Debian no meu comp; a escolha de RedHat foi simplesmente pelo suporte (que nunca usamos), mas a empresa prefere ter outra empresa para ter sua garantia, e o CentOS foi pela padronização já que RedHat e CentOS são iguais.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts