Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

1. Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 23/04/2017 - 19:28h

Estou tentando resolver os problemas de instalar linux no micro da faculdade:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Sabayon-Linux/Problemas-dos-Linux-sendo-solucionados/

ocorre que sózinho, o HD comum danificou as partições, tanto do openSUSE como do Sabayon!

o que ocorre é o seguinte.... só com o SSD (windows), disco de boot, o micro funciona....

espetou o cabo sata do HDD convencional ( onde quero instalar Sabayon e openSUSE) a BIOS o reconhece como segundo disco...
mas às vezes, não reconhece!

Reconhecido porém... o boot do windows muda, fica muito lento.... 10 ou 15 minutos para dar boot no windows... e o LED dos HDs fica piscando...

se eu dou boot com Gparted, ele leva um tempão, uma meia hora para enxergar as partições do sdb (disco concvencional), além de que ao iniciar o gparted, o boot dá muitos erros de ATA, SATA etc.... entrada e saída, até no boot live...

desligo o cabo do HDD sdb, convencional... o boot do windows volta ao normal!

se eu desligo o cabo do SDD de windows, sda....

aí claro o, o sdb fica como único disco, sem boot, pois sem SO...
mas super lento! Só fica rápido acesso dele, se eu recrio a tabela de partição, apagando tudo!

é como se a minha BIOS aó funcionasse com o disco SSD;;;;

já tentei trocar as portas SATA (são seis no micro)... no momento o HD SDD com boot do windows está na SATA 1, o convencional sdb está na SATA 2. o DVD-ROM está na porta SATA6...

ainda tentei em tabela msdos e em tabela GPT (GPT até pior).....

resumo, só consigo usar o micro em windows e com o cabo SATA de dados do HD convencional, desconectado!

alguém conhece o problema?


  


2. Falta contacto? Curto?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 24/04/2017 - 19:23h

Ainda não sei o que é...
peguei o HDD convencional, o mesmo (que é o novo)....
desconectei os cabos, tirei os parafusos, tirei ele da baia....

coloquei na parte metalica de baixo da CPU, na caixa da CPU. no fundo...
reconectei os cabos e .... BINGO!
funciona e reconhece e consegui fazer nele (numa partição NTFS) o backup dos meus documentos do SSD....

com Gparted, fiz as partições e numa delas instalei openSUSE... e vai....
tudo com o HDD solto.... só os cabos ligados...

recoloquei na Baia, pus os parafusos e lá vai embora oi boot, o problema voltou!

tirei de novo da baia do gabinete, deixe no "chão" da CPU, solto... e funciona novamente!

resumo, ele, HDD, quer ficar solto!

meus palpites;;;; Calor, ou curto, ou aterramento....

o que vcs acham? O que faço, deixo solto mesmo, por enquanto e o gabinete aberto?


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


3. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2017 - 19:34h

Velho .. aterramento eu acho q não pq a carcaça do hd é isolada do resto, vc já trocou os cabos ????

OBS: se vc quer tirar a prova do aterramento faz um aterramento simples ai com um parafuso na parede e um fio nele e na carcaça do pc
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


4. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Marcelo Oliver
msoliver

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2017 - 20:01h

albfneto escreveu:

Ainda não sei o que é...
peguei o HDD convencional, o mesmo (que é o novo)....
desconectei os cabos, tirei os parafusos, tirei ele da baia....

coloquei na parte metalica de baixo da CPU, na caixa da CPU. no fundo...
reconectei os cabos e .... BINGO!
funciona e reconhece e consegui fazer nele (numa partição NTFS) o backup dos meus documentos do SSD....

com Gparted, fiz as partições e numa delas instalei openSUSE... e vai....
tudo com o HDD solto.... só os cabos ligados...

recoloquei na Baia, pus os parafusos e lá vai embora oi boot, o problema voltou!

tirei de novo da baia do gabinete, deixe no "chão" da CPU, solto... e funciona novamente!

resumo, ele, HDD, quer ficar solto!

meus palpites;;;; Calor, ou curto, ou aterramento....

o que vcs acham? O que faço, deixo solto mesmo, por enquanto e o gabinete aberto?


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Boa noite albfneto.
Se está usando tomada tripolar, verifique a polarização da mesma.
Terra, Neutro e Fase.
Pelos "sintomas", deve ter "coisa invertida" . . .

Att.:
Marcelo Oliver




5. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

M.
XProtoman

(usa Fedora)

Enviado em 24/04/2017 - 20:36h

albfneto escreveu:
...
espetou o cabo sata do HDD convencional ( onde quero instalar Sabayon e openSUSE) a BIOS o reconhece como segundo disco...
mas às vezes, não reconhece!
...


Só lendo essa parte já vejo como problema do HD, já tive vários HDs que tiveram problema de hora ser reconhecido e hora não, desde os tempos do IDE.

Qual é essa placa mãe? Fabricante e modelo exato?

____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)


6. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 24/04/2017 - 20:38h

sim, troquei hoje de manhã... depois destroquei, troquei de novo! rsrsrsr
agora tá encaixado na baia e funcionando, instalando sabayon.
mas não parafusei o HD, ainda.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


7. Re: Problema de hardware ou de BIOS?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 24/04/2017 - 20:43h

HDD novo, 1 mês
Western Digital Green Power, 1 terabyte...
AMD Phenon, com placa mãe ASUS M5A88M. 6 portas SATA, todas equivalentes.
o SSD tá na SATA 1, o HDD na SATA 2 e o drive DVD na SATA 6.
AHCI.
A BIOS, a alguns dias, fiz "flash" dela. era a de 2010, Peguei a mais nova BIOS do site da ASUS, 2013.
Mas com a BIOS mais nova, dava na mesma
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


8. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2017 - 20:46h

albfneto escreveu:

sim, troquei hoje de manhã... depois destroquei, troquei de novo! rsrsrsr
agora tá encaixado na baia e funcionando, instalando sabayon.
mas não parafusei o HD, ainda.
.


vou te dar uma idéia de umas q aconteceu comigo duas vezes, uma com 1 de 1TB e outra com um de 320GB ... um dele q não me lembro qual não funcionava se eu o parafusasse ( nunca entendi essa parada ), o outro só funcionava dependurado ... os dois não passou muito tempo foram pro buraco ... ambos placa lógica. mau contato, tensão, veieira ... sei lá, sei que morreram !!!
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


9. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 24/04/2017 - 21:00h

Notei uma coisa, no boot com CDs, Sabayon, Gparted, modo verbose, aparecem muitos erros deste tipo , mas todos no "sr0", DVD-ROM:

https://serverfault.com/questions/152855/sata-hdd-errors

ví na net que ocorrem com velhos HDs, mas os meus são novos. o meu HDD convencional antigo estava com muitos erros de entrada e saída, porisso a TI da faculdade trocou pelo SSD com windows. 7, mas pequeno, 120 Giga. tá quase cheio, sobrou uns 30 giga, mas funciona (com windows).

mas eu pus um HD convencional, para instalar Linux.

Opa! instalador Sabayon parou com erros parecidos! continua como se só com o SSD funcionasse!


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


10. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2017 - 21:08h

albfneto escreveu:
Notei uma coisa, no boot com CDs, Sabayon, Gparted, modo verbose, aparecem muitos erros deste tipo , mas todos no "sr0", DVD-ROM:


já fez o teste com o DVD-ROM desconetado ???
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"


11. Re: Problema de hardware ou de BIOS?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 25/04/2017 - 18:22h

sim... DVD desconectado, iguais os problemas de reconhecimento de disco. óbviamente, DVD não achado.

agora parece ter dado certo.... HDD bootável de Windows, SDD na porta SATA1... sda
HDD convencional com uma partição NTFS, (sdb1) tá na porta SATA3. o boot do windows enxerga e NTFS e tá rápido

em sdb2 fiz uma swap.

DVD-ROM tá na porta SATA6..

fix uma extended grande sdb3-4, e dentro dela,vou instalar os linux. estou no momento, instalando Sabayon... sdb5 é raiz e sdb6 é a /home.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


12. Re: Problema de hardware ou de BIOS? [RESOLVIDO]

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2017 - 18:30h

albfneto escreveu:

sim... DVD desconectado, iguais os problemas de reconhecimento de disco. óbviamente, DVD não achado.

agora parece ter dado certo.... HDD bootável de Windows, SDD na porta SATA1... sda
HDD convencional com uma partição NTFS, (sdb1) tá na porta SATA2. o boot do windows enxerga e NTFS e tá rápido ...


KKKKKKKKK não entendi PN o q vc fez para dar certo .. vc já não tinha trocado as portas ??? ficou parecendo que ao vc trocar "todas" as portas vc deu um RESET no "cache" da controladora.
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts