Mudar arquitetura

1. Mudar arquitetura

Diego
djdihengo

(usa KUbuntu)

Enviado em 01/06/2009 - 10:55h

Olá.
Eu tenho uma curiosidade. Uso uma distro 32bits que está perfeitamente configurada para minha máquina. Pretendo comprar um note que tenha processador 64bits e sei que o sistema 32bits pode rodar nele normalmente.
Se eu quiser usar mais de 4GB de memória preciso usar uma distro 64bits.
Qual a diferença em relação à distro, os arquivos, o kernel, executáveis...
Porque não tem versão 64bits do linux que uso, então para usar toda a memória, bastaria eu trocar o kernel por outro 64bits e mais as libs pra rodar aplicativos 32bits, ou não tem jeito de fazer "gambiarra", tem que buscar outra distribuição mesmo?

obs. Não tenho pressa nessa resposta, pois não tenho nem 1GB de memória ainda!


  


2. Re: Mudar arquitetura

Renato Leite
renato.leite

(usa Slackware)

Enviado em 01/06/2009 - 11:04h

hmm, a intel desenvolveu uma "ferramenta", em que processadores 32bits suportam mais de 4gb de ram, no linux basta trocar no kernel, que geralmente vem 4gb de ram suportados no maximo para 64gb... ou seja não precisa trocar de distro para "colocar mais memoria ram no seu pc".

Abraços...


3. técnica

Diego
djdihengo

(usa KUbuntu)

Enviado em 02/06/2009 - 21:37h

Sei, ouvi falar disso, um tal PAE, né? Mas ouvi falar também que isso consome muito da máquina e fica lenta pela troca de páginas de memória e talz... Sei até onde baixar isso no apt-get, mas quando eu trocar meu computador, se for 32bits e usar essa técnica, não vai ficar muito lento? Ou a perca de performance é insignificante?
Alguém que já usou o PAE pode me dizer se compensa?


4. Re: Mudar arquitetura

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/06/2009 - 21:51h

Por que não instala uma distro para 64? Não sei se tem uma versão do Debian 64, mas o Ubuntu tem, assumindo que você use uma sessas duas.


5. Re: Mudar arquitetura

Diego
djdihengo

(usa KUbuntu)

Enviado em 03/06/2009 - 08:21h

Então, eu tô baixando um Kubuntu 64bits, mas nem acho interessante essa versão. Tô usando o Biglinux, este não tem versão 64bit, mas é perfeito pro meu uso diário, já que sou o tipo usuário final que aprendeu tudo no windows. Vou tentar me acostumar no kubuntu mas o mais ideal seria o Big.
Também vou testar o PAE no big, se não der muita perca de performance aí blz!


6. Re: Mudar arquitetura

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2009 - 09:41h

Você realmente precisa de 4G de ram? Avalie essa questão, pq eu já usei versões de Windows e Linux 64 bits e desisti. Ainda tem muito aplicativo 32 bits que, para rodar em arquiteturas 64 bits, precisam de um conjunto de bibliotecas que acabam consumindo muito recurso da máquina. Você vai colocar mais memória, mas vai usar mais memória também.

Outra coisa: não basta o kernel ser 64 bits não. Todo o sistema tem que estar preparado com um conjunto de bibliotecas específicas para ele, assim como aplicativos adequados.

Essa foi a minha experiência, o que me fez voltar aos sistemas 32 bits. Talvez alguém tenha uma opinião adversa.

T+


7. Mudar arquitetura

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/06/2009 - 11:08h

Só testei o ubuntu 64, fucniona bem, parece mais leve, mas não medi desempenho.
Ponto que requer cuidados. Alguns plugins e drivers como o da minha impressora troglodita não existem em 64 bits. De resto é bem servido de programas, pelo menos o buntu, mas ãinda não é 100% de software disponível, ainda há coisas não disponíveis, algumas, e algumas não podem ser instaladas com o ./configure, make; make install.